Vantagens e desvantagens do uso de pop-ups em seu site WordPress

O Google possui uma nova regra para uso de pop-ups. Confira quais são elas e o que isto significa para seu site WordPress:

WordPress

Atualizado em 08/11/2016

Utilizar ou não um pop-up? Esta pergunta é extremamente importante depois que o Google anunciou que ele penalizará sites que usarem certos tipos de anúncios em pop-up.

Mas antes o que é um pop-up?

O pop-up é uma janela que abre no navegador da internet quando se acessa uma página ou algum link de redirecionamento. É uma janela que contém informações de destaque do site ou, publicidades e anúncios.

No artigo de hoje nós vamos ver os detalhes da nova penalidade do Google em relação a pop-ups, quais são as vantagens e desvantagens do uso de pop-ups em seu site WordPress e o que você pode fazer.

Vamos lá?

Detalhes da nova penalidade do Google para Pop-Ups

O anúncio oficial do Google afirma que ele começará a penalizar sites que tenham pop-ups – o que eles chamam de intersticial intrusivo – que fazem o conteúdo principal menos acessível.

Exemplos de pop-ups que tornam o conteúdo principal menos acessível

O que “menos acessível” significa exatamente? Pode parecer um tanto quanto vago, mas o Google deu alguns exemplos:

  • Pop-ups que cobrem o conteúdo principal, seja imediatamente ou enquanto alguém está visualizando a página
  • Um pop-up inteiro que impede o usuário de visualizar o conteúdo principal fazendo com que ele precise fechar o pop-up para ter acesso ao conteúdo.
  • Usar qualquer layout onde a parte acima da dobra da página aparenta ser um intersticial, mas o conteúdo, de fato, está alinhado abaixo.

Veja alguns exemplos de pop-ups intrusivos que fazem o conteúdo menos acessível: 

pop-ups incorretos
Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Pop-ups indesejados (Imagem retirada: https://webmasters.googleblog.com/2016/08/helping-users-easily-access-content-on.html)

Exemplos de pop-ups aceitáveis

Que tipo de intersticial não terá penalidade?

  • Qualquer pop-up que está lá por obrigação legal – por exemplo a notificação de uso de cookie ou uma tentativa de verificar a idade do usuário
  • Caixa de login onde o conteúdo não é publicamente indexável – por exemplo o conteúdo atrás de uma página de pagamento, conteúdo privado como e-mail, etc.
  • Banners que somente ocupam uma quantidade razoável de tela e que pode ser fechado facilmente.

Veja abaixo exemplos de pop-ups que são aceitos:

pop-ups aceitos

Pop-ups aceitos (Imagem retirada: https://webmasters.googleblog.com/2016/08/helping-users-easily-access-content-on.html)

Motivos da mudança

O Google foi bem direto do porquê da mudança – que começará em 10 de janeiro de 2017 – para melhorar e facilitar o acesso de usuários aos conteúdos em dispositivos móveis.

Na verdade, o Google tem sido bem claro em seu interesse em melhorar a experiência do usuário em todos os lados, mas especialmente, para usuários em dispositivos móveis.

Agora que as buscas em mobile superaram as de desktop, o Google está focado em garantir uma experiência positiva para usuários de mobile.

Desvantagem do uso de pop-up em seu site WordPress

pop-ups-desvantagem

Por que o Google entende que os pop-ups interferem no acesso ao conteúdo no mobile?

Colocando de maneira simples, a maioria dos usuários não gosta e acha os pop-ups extremamente irritantes. Sabemos disso porque este assunto já foi bastante estudado e pesquisado.

De acordo com PageFair, o uso de soluções para bloquear pop-ups cresceu 41% no mundo inteiro, entre 2014-2015, resultando em 198 milhões de usuários com bloqueio de anúncios ativados. Um terço dos usuários web dizem que acham a exibição de anúncios intolerável, de acordo com Adobe.

Claramente, podemos perceber, que anúncios em pop-up são um problema.

Além disto, existe o fato que a maioria dos usuários da web não visualizam pop-us reais já que a maioria dos navegadores tem um modo embutido para bloqueio.

Se tudo isto ainda não te convence que as pessoas, em sua maioria, odeiam pop-ups e outras formas de anúncios intrusivos e irritantes, considere isto: O próprio criador dos pop-ups se desculpou por ter criado.

Vantagem do uso de pop-up em seu site WordPress

pop-ups-vantagem

A resposta inevitável para qualquer pessoa que usa as estatísticas citadas acima contra o uso de pop-ups é simples: “Mas eles funcionam”.

E isto é de fato verdade. Estatísticas e estudos de casos demonstravam que apesar de tudo, pop-ups funcionam – ao menos em relação a melhora de taxas de conversão.

Estudos de casos suportam a eficácia dos pop-ups. O WP Beginner (site reconhecido mundialmente sobre WordPress) aumentou o número de inscrição de 70-80 para 400 por dia, simplesmente ao mostrar um pop-up em páginas de post a usuários que demonstraram intenção de sair (por exemplo: usuários que começaram a sair a página ou site ao mover o mouse para a botão de voltar).

Outro exemplo é  a taxa de inscrição de e-mail de Dan Zarrella (premiado cientista de mídias sociais e marketing) dobrou com pop-ups, enquanto a taxa ficou, estatisticamente, parada, quando ele temporariamente, desabilitou o uso do pop-up.

O que você deve fazer antes que a penalidade para pop-us se torne efetiva?

Alguns sites já estão tomando atitudes bem pontuais, deixando apenas os pop-ups exigidos por lei. Talvez esta seja a ação mais segura.

No mínimo você dever avaliar como está a sua renda relacionada a anúncios em pop-up. Enquanto dia 10 de janeiro não chega, você pode usar este tempo para avaliar suas opções e verificar qual é o melhor caminho para seu site WordPress.

Adicionalmente, você também pode analisar se as páginas de seu site WordPress estão de acordo com outros fatores relacionados a melhor experiência de usuário no mobile, veja:

  • Se é possível ler o texto sem dar zoom;
  • Se seu site não está usando Flash;
  • Se os links no conteúdo não estão muito próximos uns dos outros (dessa forma o usário consegue clicar e visualizar com facilidade);
  • Se os botões da página são grandes o suficientes para serem lidos.

Você já ouviu falar do AMP? Mais um fator que o Google valoriza para a experiência do usuário em mobile. Confira aqui!

Se você decidir em manter pop-ups em seu site, tenha certeza que eles não obstruem conteúdo e que eles não saltam imediatamente quando a página é carregada.

Sessenta segundos é um bom tempo!

Finalmente, torne fácil para seus usuários fecharem os pop-ups. Inclua um botão de fechar ou o ícone X e garanta que ele esteja no lugar onde o usuário logicamente pensa encontrar.

Conclusão

Então: você deve desativar todos os pop-ups de seu site?

Nós sugerimos que você use este tempo (antes que a penalidade do Google se torne ativa) para testar as mudanças do uso de pop-up com seus próprios usuários. Enquanto você testa, preste atenção nas métricas. Monitore estes resultados e veja qual será a melhor solução para seu site.

Vale lembrar que se você cria ótimos conteúdos e está confiante que seu site tem um ótimo posicionamento em outros critérios que o Google leva em consideração, um pop-up pode não afetar tanto o seu site.

Donos de sites devem colocar na balança e tomar a decisão que melhor se adeque a seus resultados.

Texto traduzido e modificado: The pros and cons of pop-ups

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta