SEO para WordPress – 5 dicas para escrever meta-descrição

A meta-descrição é uma parte muito importante para seu site e publicações. Veja 5 dicas para escrever as melhores meta-descrições para seu site WordPress:

SEO para WordPress

Atualizado em 11/05/2021

Vamos falar um pouco sobre SEO para WordPress?

Se você possui um site WordPress ou loja virtal WooCommerce provavelmente um dos seus objetivos é ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca – como Google e Yahoo – para que mais pessoas conheçam seu produto ou serviço, certo?

Para ser bem-sucedido você precisa, então, ter uma boa estratégia de SEO.

A otimização do seu site por ser feita de diversas maneiras: seja melhorando a performance de seu site para que ele fique mais rápido, aprimorando as imagens e produzindo um conteúdo cheio de informações e fácil leitura.

Mas, agora, se você está atento aos detalhes de como otimizar suas publicações, você já ouviu falar da meta-descrição, não é mesmo?

Hoje nós vamos te dar 5 dicas para melhorar a meta-descrição de suas postagens.

Vamos lá!

1. Crie sua própria meta-descrição

A primeira dica é uma essencial: crie sua própria meta-descrição.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O que queremos dizer com isso?

Se você não criar, os mecanismos de busca vão fazer isso por você. Isto nem sempre pode ser bom.

Os buscadores podem escolher a primeira frase do seu texto ou um trecho que pensam ser mais relevante. Ou até mesmo colocar um amontoado de palavras-chaves e tags.

Pense dessa forma: você trabalhou duro para desenvolver um bom conteúdo. Você conhece melhor do que ninguém quais são os pontos fortes e pontos chaves do seu texto. Ao criar uma meta-descrição você pode ser bem mais certeiro na otimização.

Por isso, não copie e cole alguma frase do seu conteúdo, mas pense com cuidado e atenção em como escrever uma meta-descrição única para seu artigo.

SEO para WordPress - criar a meta-descrição

2. Preste atenção nas palavras-chaves

Nós já falamos por aqui sobre como é essencial o uso correto de palavras-chaves no conteúdo desenvolvido em seu site WordPress.

Para a meta-descrição não é diferente. É importante determinar uma palavra-chave foco que se refere ao assunto específico de seu conteúdo.

A palavra-chave não só deve aparecer no decorrer do texto, mas também na meta-descrição. Assim, você facilita para os mecanismos de busca entenderem a relevância e tema de seu conteúdo.

SEO para WordPress - usar palavras-chaves

3. Seja direto e escreva para seu público

Sua meta-descrição deve ter no máximo 156 caracteres.

Sim! Você leu certo. São 156 caracteres apenas.

Como pode perceber, a limitação é uma maneira de fazer com que você seja mais objetivo e direto possível.

Sua meta-descrição deve ser clara e atrativa ao leitor. É através dela que seu público terá o primeiro contato com seu conteúdo e a partir dela decidir se seu link deve ser clicado ou não.

Pense que seu público precisa entender do que se trata seu conteúdo. Fale para ele. Escreva pensando no que ele está buscando e deseja encontrar.

SEO para WordPress - ser direto e claro

4. Faça testes

Testar sempre é válido, não é mesmo?

Se você aplicar todas as regras e práticas para criar um bom conteúdo e ainda assim, não ficar satisfeito, você pode testar descrições e buscar por tendências relacionadas as palavras-chaves que deseja se posicionar.

Dessa maneira você estará colocando a prova as dicas e descobrirá o que melhor se encaixa para sua empresa.

SEO para WordPress - faça testes

5. Utilize um plugin

Nossa última dica é utilizar um plugin para que você tenha mais controle sobre sua meta-descrição.

Que tal usar o Yoast SEO?

SEO para WordPress - Yoast

Ele é um plugin para SEO que te ajuda a ter uma visão mais clara se sua meta-descrição está sendo eficiente ou não. Mostra, enquanto escreve, dicas para aprimoramento e uma barra indicativa se a meta-descrição está dentro dos padrões necessários.

Veja abaixo um exemplo:

SEO para WordPress - meta-descrição yoast

Conclusão

A otimização do seu site e o desenvolvimento constante de um bom SEO requer atenção e investimento de seu tempo.

A meta-descrição é essencial porque é o que seu leitor lê ao pesquisar por seu site ou quando está buscando um produto ou serviço que você oferece.

Ter uma meta-descrição bem escrita fará toda a diferença para seu negócio. Siga estas dicas e você perceberá a diferença!

Esperamos que este artigo possa te ajudar a melhor posicionar seu site WordPress! Se você gostou, dê uma curtida e escreva um comentário!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

4 comentários

Deixe uma resposta