Saiba porque você deve usar WP_DEBUG_LOG em seu site em desenvolvimento

Você está desenvolvendo um site em WordPress e teve problemas? A função WP_DEBUG_LOG pode te ajudar a resolver este problema de forma fácil e rápida

WordPress

Atualizado em 25/06/2021

Saiba porque você deve usar WP_DEBUG_LOG em seu site em desenvolvimento

Você já sabe o que é um debug? Neste post, você vai entender o que é debug e porque você deve usar WP_DEBUG_LOG em seu site em desenvolvimento.

Em português, debug significa depuração. O processo de depuração tem como objetivo encontrar bugs em um site WordPress em desenvolvimento e, em seguida, eliminá-los. 

Assim, como o seu o seu celular pode travar ou sua televisão parar de funcionar, o seu site também pode passar por um problema inesperado às vezes, portanto se você é um desenvolvedor ou apenas um administrador de um site, conhecer a funcionalidade chamada WP_DEBUG_LOG pode te ajudar a encontrar bugs ocultos em seu site.

Como funciona o WP_DEBUG_LOG no WordPress?

Para ir mais fundo e conhecer esta funcionalidade, você precisará dar uma olhadinha no código do seu WordPress.

Para encontrar a funcionalidade WP_DEBUG_LOG, você precisará abrir o arquivo wp-config.php, pois por padrão as configurações de depuração não estarão ativadas, é preciso fazer isso manualmente. Além disso, ao utilizar esta funcionalidade, nenhuma informação relacionada a depuração do WordPress será exibida na página do seu site.

Como habilitar WP_DEBUG_LOG?

Para que a depuração em seu site WordPress possa funcionar, você deve adicionar estas linhas em seu arquivo wp-config.php:

Essas linhas devem ser adicionadas acima da linha /* That’s all, stop editing! Happy publishing. */no arquivo wp-config.php para funcionar corretamente.

Ao finalizar a ativação da funcionalidade WP_DEBUG_LOG, você poderá ver todos os erros encontrados em seu site no arquivo chamado debug.log que você pode encontrar em sua pasta wp-content.

Por que você deve usar WP_DEBUG_LOG em seu site?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Se você apenas ativou o WP_DEBUG, mas não desativou WP_DEBUG_DISPLAY e depois ativou WP_DEBUG_LOG, por padrão, o WordPress exibirá os erros encontrados na página do seu site.

Por isso, é tão importante que você habilite a funcionalidade de forma correta, assim a página do seu site em desenvolvimento não apresentará uma lista com uma série de erros.

Posso utilizar este recurso em um site ativo?

A resposta para esta pergunta é não. Em um artigo sobre depuração disponível no site oficial do WordPress, a equipe de suporte é clara ao dizer que estes recursos só devem ser utilizados em ambientes de testes ou instalações temporárias.

Se o seu site está apresentando problemas e você não tem ideia de como resolver tal situação, é importante que você deixe seu site nas mãos de especialistas. Ao tentar resolver a situação sozinho, você pode causar mais problemas.

Se você tem um site em WordPress e precisa de suporte, você pode contar com o Serviço de Suporte Mensal da Yogh. A Yogh possui mais de 10 anos de experiência em WordPress e conta com uma equipe de especialistas que pode te ajudar a manter seu site seguro e funcionando.

Usar ou não plugins para encontrar erros em seu site?

Há quem goste de utilizar plugins e quem prefira apenas utilizar a função WP_DEBUG_LOG para encontrar e eliminar os erros que aparecem em seu site em desenvolvimento.

Para quem prefere utilizar plugins, no documento sobre depuração, o WordPress recomenda dois plugins:

Query Monitor

Plugin Query Monitor

O Query Monitor está disponível para download no repositório oficial do WordPress e possui mais de 100 mil instalações ativas e avaliação de 5 estrelas.

Com ele, você poderá encontrar erros em seu site em desenvolvimento. Este plugin é capaz de executar consultas no banco de dados e verificar solicitações Ajax e REST API. Além disso, ele também também verificará seu ambiente de hospedagem.

Log Deprecated Notices

Plugin Log Deprecated Notices

O plugin Log Deprecated Notices também está disponível para download no repositório oficial do WordPress e possui mais de 1.000 instalações ativas.

Com ele, você poderá identificar se o seu site está utilizando recursos obsoletos, como temas e plugins, por exemplo. 

Se houver um plugin semelhante ao recurso que você estava utilizando, ele irá apresentá-lo como alternativa para você resolver seu problema da forma mais rápida possível.

O que pode ocasionar erros em um site em desenvolvimento?

Há uma série de coisas que podem causar erros ou problemas inesperados em seu site, especialmente se você utiliza uma série de plugins ou não realiza as atualizações necessárias. 

Um dos erros que você pode encontrar é a incompatibilidade de plugins. A incompatibilidade pode acontecer quando um plugin não é compatível com a versão utilizada em seu WordPress ou tema, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre este tema, leia este post: Incompatibilidade de plugins: um guia definitivo para prevenir, identificar e resolver.

Conclusão

Ao longo deste post, você pode entender o que é um debug e como a função WP_DEBUG_LOG pode te ajudar a encontrar erros em um site em desenvolvimento.

Você já tinha ouvido falar neste recurso? Já precisou utilizar alguma vez? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários!

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que mais pessoas possam utilizar este recurso.

Até a próxima!

Traduzido e adaptado: Why you should be using WP_DEBUG_LOG in your WordPress development e Debuggin in WordPress.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta