O que é Firewall de Aplicação (WAF) e como isso afeta o seu site

Sabemos que você está aqui para saber o que é Firewall de Aplicação, mas vamos voltar um pouco no tempo para entender melhor. Desde sempre, os firewalls para redes e computadores foram responsáveis por aumentar a segurança dos usuários. O que acontece é que, com a diversidade de modalidades de ataque, muitas ferramentas acabam tornando-se […]

Segurança WordPress

Atualizado em 13/06/2019

Segurança WordPress

Firewall de Aplicação

Sabemos que você está aqui para saber o que é Firewall de Aplicação, mas vamos voltar um pouco no tempo para entender melhor. Desde sempre, os firewalls para redes e computadores foram responsáveis por aumentar a segurança dos usuários. O que acontece é que, com a diversidade de modalidades de ataque, muitas ferramentas acabam tornando-se obsoletas, e deixam de oferecer a segurança necessária ao ambiente.

Então, surge a pergunta: Como evitar esses tipos de ataque desconhecidos e deixar os usuários totalmente seguros, sem que os seus negócios sejam prejudicados? E foi justamente esta urgência em proteger dados que impulsionou o desenvolvimento de novas soluções em segurança, como o Firewall de Aplicação, conhecida também como WAF (Web Application Firewall).

Se a sua empresa ou negócio precisa da internet para funcionar e, por algum motivo, você não sabe o que é Firewall de Aplicação, recomendamos a leitura deste artigo. Aqui, você não só vai descobrir o que é Firewall de Aplicação, mas também como tirar proveito desta tecnologia, e aumentar significativamente o nível de segurança do seu negócio. Além disso, vamos detalhar os principais benefícios e recursos do Firewall de Aplicação. Se interessou? Então siga a leitura.

Saiba o que é Firewall de Aplicação

O Firewall de Aplicação é um tipo de firewall desenvolvido para combater ameaças que estão além dos firewalls já existentes. Para isso, ele cria uma barreira entre o seu negócio na internet e todo o resto da rede. Desta maneira, ele bloqueia e protege a sua empresa de ações indevidas.

Firewall de Aplicação

A forma como o Firewall de Aplicação age garante que todos os tipos de negócio tenham as suas redes protegidas de maneira adequada, auxiliando as equipes de Tecnologia da Informação no combate às principais ameaças.

Em resumo, o Firewall de Aplicação é um software que trabalha entre o servidor HTTP/S e cliente, verificando as entradas do cliente e saídas do servidor WEB. O WAF segue sempre regras de segurança e, por isso, é possível registrar e bloquear ataques. É possível usufruir de várias funcionalidades em Firewall de Aplicação, como as blacklists – onde temos uma lista de IPs a serem bloqueados, funções de controle de banda e até bloqueio de ataques DoS.

Como funciona o Firewall de Aplicação

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Firewall de Aplicação

Agora que você já sabe o que é Firewall de Aplicação, precisa saber como funciona.  Bem, o Firewall de Aplicação exerce o papel de impedir qualquer exposição de dados que não seja autorizada em um site ou aplicativo que esteja conectado à internet. Como sabemos, um ataque bem planejado é capaz de destruir uma empresa, principalmente se o seu negócio for um e-commerce. As informações do seu site podem ser usadas da maneira maliciosa.

Leia também: Proteção WordPress – Mais segurança para seu site e loja virtual

O Firewall de Aplicação trabalha monitorando, filtrando e bloqueando de forma automática o tráfego de dados com potenciais de ataque, e é o departamento de tecnologia da informação que decide quem terá o acesso impedido ou não. Além disso, a Segurança da Aplicação é totalmente escalável, permitindo que seja definido um conjunto de regras para evitar ou bloquear os tipos de ataques mais comuns.

Conheça os tipos de Firewall de Aplicação

Firewall de Aplicação de Rede

Este tipo baseado em hardware e pode ser instalado localmente, o que garante que a sua execução aconteça de forma mais veloz. O seu gerenciamento é ofertado como um serviço, o que pode tornar sua usabilidade um pouco mais simples e, por ter um conjunto central de assinaturas e opções de configurações, uma quantidade maior de aplicativos podem ser protegidos sem muito esforço.

O lado nem tão bom do Firewall de Aplicação de Rede, são os altos custos com o hardware necessário e implementação tecnológica.

Firewall de Aplicação de Host

Incluir opções de personalização a um custo baixo é a grande vantagem deste modelo de WAF. Porém, a tarefa de gerenciar o Firewall de Aplicação de Host pode ser um pouco complicada, já que eles precisam de bibliotecas locais, ambientes compatíveis e são totalmente dependentes de recursos de servidores locais para executarem o trabalho de maneira eficiente.

Firewall de Aplicação na Nuvem

Agora, vamos falar sobre os WAFs que são hospedados na nuvem. WAFs são geralmente administrados pelo provedor do serviço, que oferece uma interface de configurações próprias e adequadas às necessidades do usuário. São fáceis de implantar e possuem vários modelos de assinatura, o que torna esta opção a mais econômica de todas.

Benefícios do Firewall de Aplicação

Firewall de Aplicação

Confira a proteção contra as 10 ameaças mais críticas identificadas pela OWASP (Projeto Aberto de Segurança em Aplicações Web:

  1. Injection;
  2. Broken Authentication and Session Management;
  3. Cross-Site Scripting (XSS);
  4. Broken Access Control;
  5. Security Misconfiguration;
  6. Sensitive Data Exposure
  7. Insufficient Attack Protection;
  8. Cross-Site Request Forgery (CSRF);
  9. Using Components with Known Vulnerabilities;
  10. Underprotected APIs.

Economia de infraestrutura e tráfego

Os ataques consomem muita banda, infraestrutura e recursos operacionais. Como o Firewall de Aplicação bloqueia estes acessos, a empresa acaba economizando todos esses gastos indevidos. Além de estar seguro, você garante economia e mais tranquilidade no seu negócio. Caso você queira se aprofundar ainda mais em questões de segurança, temos uma série de artigos em nosso blog sobre o assunto, basta clicar aqui para ter acesso.

Agora conseguimos entender que a utilização do Firewall de Aplicação é muito importante para as empresas. Basta definir qual a melhor opção para a sua organização e garantir um ambiente muito mais seguro.

Qual será a opção escolhida por você? Conte nos comentários e não esqueça de compartilhar com os seus amigos, afinal, queremos uma internet mais segura para todos. Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta