Sempre foi um grande desafio encontrar dados sobre o mercado WordPress no Brasil. Não é possível visualizar nem a quantidade total de instalações ativas do software no WordPress.org, muito menos separadas por idioma. Só conseguimos visualizar por lá o contador da quantidade de downloads da última versão. Assim, conseguimos saber somente pelo site BuiltWith que temos cerca de 890.000 instalações do WordPress na versão brasileira. Se somado com os cerca de 8 mil sites de brasileiros dentro do WordPress.com estamos falando de praticamente 900.000 sites na versão pt_BR. Representamos 2,35% dos quase 38 milhões de sites WordPress ao redor do mundo.
Em quais versões do WP os sites que rodam a versão pt_BR da tradução estão?
Nos aprofundando nos 900k sites brasileiros podemos fazer uma análise por instalação e ver que temos uma diversidade grande de versões rodando nesse momento, em alguns casos representando riscos e instabilidades, além de tendências. Na tabela abaixo podemos perceber uma grande tendência de sites que aguardam o lançamento da versão seguinte para se atualizar, talvez por isso o alto número de instalações ainda na versão 5.9.
O WordPress é um dos motivos da popularização da internet no Brasil, sem dúvida. Não sabemos exatamente quando ele começou a ser usado por aqui, mas podemos supor que chegou por um conjunto de esforços de pioneiros, empreendedores, comunicadores, desenvolvedores e estudantes que já estavam imersos na ideia dos CMS, os tais Gerenciadores de Conteúdo. A descoberta do WordPress foi um ponto comum, ele entregava resultado de um jeito rápido e era fácil de personalizar.
Depois de conquistar muito espaço o software se isolou na liderança de mercado, sendo o CMS mais usado na internet com mais de 40% de seu market share. A cada 10 novos sites criados 6 escolhem WordPress para seu desenvolvimento segundo os números percentuais da W3Techs. Assim o WP não têm mais concorrentes diretos, mas isso não significa que ele não enfrente dificuldades globais e em mercados específicos.
Cenário do mercado brasileiro de Gerenciadores de Conteúdo (CMSs)
No Brasil temos um cenário especifico de desenvolvimento web e também de e-commerce, que falaremos a seguir. Se concentrando na disputa de espaço como construtor de sites é perceptível o grande crescimento do uso do Wix no Brasil para publicação de sites, além do já relevante uso do simplificado construtor de sites do Google.
Mesmo assim o WordPress ainda reina com 54% dos sites que usam CMS e se declaram no idioma Português do Brasil. Mas é importante visualizar também a tendência de busca do Wix em relação ao WP no país nos últimos 5 anos, podemos perceber claramente que as soluções andam lado a lado.
Panorama do WooCommerce no mercado brasileiro
Dentro do cenário do e-commerce brasileiro o WordPress e seu plugin para lojas online tem sim concorrentes específicos e de peso. Analisando rapidamente o cenário internacional temos dentro dos 1 milhão de sites mais acessados um resultado com o WooCommerce na liderança, já mudando o enfoque para internet como um todo podemos visualizar que o Wix Store e o Shopify estão na frente da solução WP:
Portanto é difícil imaginar um cenário diferente dentro do Brasil, mas na verdade ele é ainda um pouco pior. Hoje temos outros lideres disputando espaço nacional diretamente com o WooCommerce, a Loja Integrada e o Nuvem Shop estão a frente da solução WordPress atualmente, assim como o Wix Store e o Shopify, ficando o WooCommerce em 5º lugar:
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Tentando ir atrás de mais dados do mercado WooCommerce no Brasil, encontramos um número alto de instalações ativas pelo diretório oficial, “mais de 5 milhões”. Só que não temos como saber quantas são brasileiras e de fato quantas são lojas reais. Nos dados disponibilizados podemos ver um número de mais 6,5 milhões de instalações ao redor do mundo e um número total de 155.201 instalações em nosso idioma, mas isso também não significa que sejam sites onde clientes realizam compras de fato.
Cruzando esses dados com os do BuiltWith entendemos que existe um grande número de instalações ativas do WooCommerce que não são lojas. Analisando especificamente os dados de compras realizadas usando o WooCommerce temos números mais precisos do cenário internacional e consequentemente nacional:
Esse número de 51.917 lojas online rodando WooCommerce pode ser mais realista para o mercado WordPress brasileiro de hoje. Infelizmente não conseguimos saber qual é o percentual dessas lojas no faturamento do e-commerce no país, se alguém souber onde encontrar tal informação por favor coloque aqui nos comentários.
Agora analisando os dados que temos dentro do diretório oficial do WooCommerce, temos um dado interessante e talvez preocupante, mais de 53% das instalações estão desatualizadas ou usam uma versão especifica, somente 24% usam a última versão. Mesmo esses dados sendo globais, talvez essa seja uma grande oportunidade de diversos desenvolvedores brasileiros acharem seus clientes em lojas que estejam precisando de uma ajuda ou para ajustar, ou para fazer acontecer seus empreendimentos online.
Panorama do e-commerce no Brasil
O Brasil está em 1º lugar no crescimento mundial de comercio eletrônico segundo algumas pesquisas, nelas o país lidera com uma taxa anual de crescimento na casa dos 20% e com projeções otimistas também liderando até 2025. Lembrando que em 2021 o mercado do comércio eletrônico brasileiro atingiu R$ 182 bilhões em vendas com somente 49% do mercado potencial sendo atingido. Ou seja, mais de 50% da população brasileira ativa na internet ainda não realizou uma compra online, pelo menos até esses estudos acontecerem ao longo de 2021 e 2022.
Vamos deixar os dados sobre o uso de Temas WordPress no Brasil para um próximo artigo, mas já deixe nos comentários o que achou dos dados que mostramos. Gostaríamos de contar uma pouco da história de como a versão pt_BR surgiu e como foram as vindas de Matt Mullenweg para o Brasil em 2008 e 2009.
Senta que lá vem história do começo da história do WordPress no Brasil
A partir de 2007 houve uma adoção em massa do Software Livre dentro das instituições governamentais e acadêmicas, assim como seu fomento perante a sociedade brasileira, nessa leva também entrou o WordPress. Podemos supor que entre 2007 e 2008 nasceram os primeiros projetos WordPress no Brasil, mas se antes disso, alguém conhece um projeto ou site brasileiro em WordPress que foi feito nesta época, por favor coloca nos comentários desse artigo.
Em 2008, o WP já era bem conhecido por aqui, pelo menos no meio do desenvolvimento web, simplesmente porque o conhecimento na internet circulava. Ele ainda disputava espaço diretamente com o Joomla e o Drupal, era de fato uma “guerra” na época pelo topo dos Gerenciadores de Conteúdo livres. Nesse contexto, o criador do WordPress fez questão de vir pessoalmente em novembro de 2008 para participar da Latinoware no Brasil. Matt se demonstrou um cara humilde, bem humorado e que fazia questão de ir a diversos lugares do mundo para conhecer as pessoas e as comunidades, os usuários do WP, ouvir seus feedbacks e responder as perguntas da melhor forma.
Mas voltando alguns meses no tempo, em março de 2008 Cátia Kitahara conseguiu a equipe inicial e o pretexto para conseguir uma tradução oficial do WordPress para o português do Brasil, a tal pt_BR. Ela mesma relata isso em seu blog e nos conta que juntamente com Anderson Clayton e José Fontainhas (responsável na época pela comunidade portuguesa do WordPress que se prontificou a ajudar) conseguiram colocar a tradução oficial no ar em 22 abril de 2008. No dia do descobrimento do Brasil o site br.wordpress.org foi lançado! Tudo isso foi conquistado através de uma articulação inicial que se dava por um grupo de e-mails do Google chamado WP-tradutores, que está no ar até hoje como arquivo.
6 meses depois, é ela umas das pessoas que está recebendo Matt para ir ao evento em Foz do Iguaçu que ele relata em seu Blog Unlucky in Cards. Na ocasião Matt a questiona se já não havia chegado a hora de realizar um evento WordPres no Brasil? Assim nasceu o embrião do que seria no ano seguinte o primeiro WordCamp realizado no Brasil.
Os voluntários da então Comunidade Brasileira de WordPress com muito garra como descreve Cátia em seu blog, mas já com um patrocínio inicial de empresas de hospedagem brasileira realizaram o primeiro e único WordCamp Brasil que aconteceu em junho de 2009 dentro da sede da FUNARTE em São Paulo. O evento pode contar com a presença ilustre de Matt Mullenweg que estava de passagem para o evento CMS Brasil que aconteceu em 2009, novamente em disputa direta com Joomla e Drupal.
No ano seguinte a comunidade se organizou para realizar em Curitiba o primeiro WordCamp de uma cidade brasileira. A partir de 2011 a comunidade nacional só cresceu, surgiram os primeiros grupos de Meetups em várias cidades. Nos anos seguintes o mercado WordPress no Brasil foi se fortalecendo e foram surgindo WordCamps em algumas capitais, entre 2012 e 2014 aconteceram 8 WordCamps no Brasil, 1 em Curitiba, 3 em São Paulo, 1 em Porto Alegre, 1 em Belo Horizonte, 1 no Rio de Janeiro e 1 em Salvador.
A história de 2014 para cá fica para um próximo artigo. Encerramos divulgando o WordCamp São Paulo 2022 que aconteceu no último dia 26 de Novembro, você pode conferir todas as palestras no site do evento.
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olá! gostaria de deixar aqui meu agradecimento para essa empresa sensacional que é wordpress, muito fácil e pratico de ser usado e mudou a minha vida, comecei a trabalhar com o wordpress e simplesmente resolveu meus problemas, porque tem tudo que um site ou blog precisa.