4 maneiras de evitar roubo de imagem no WordPress

Roubaram a imagem do seu site? Que situação. Se você é dono de blog ou site que possui imagens autorais (que não são de um banco de imagens livre ou licenciadas) você precisa saber como evitar que seu conteúdo criativo seja roubado ou usado sem a devida autorização. Sobre roubo de imagem e direitos autorais […]

Tutoriais

Atualizado em 09/12/2022

Roubaram a imagem do seu site? Que situação. Se você é dono de blog ou site que possui imagens autorais (que não são de um banco de imagens livre ou licenciadas) você precisa saber como evitar que seu conteúdo criativo seja roubado ou usado sem a devida autorização.

Sobre roubo de imagem e direitos autorais

As leis de direito autoral são universais e aplicáveis ao mundo inteiro. O criador original do conteúdo, automaticamente, se torna proprietário de seu trabalho criativo. Mesmo se não existe menção no próprio site, a pessoa que visualiza o conteúdo deve ter em mente que tudo ali está protegido por direitos autoriais. Este conteúdo inclui imagens, textos, vídeos ou qualquer outra forma de conteúdo que esteja na web.

O problema é que imagem e texto são mais fáceis de ser copiados. Muitas pessoas pensam que ninguém vai perceber a cópia para o site.

Não é apenas ilegal, mas também antiético roubar o conteúdo de outra pessoa.

Existem muitos lugares que você pode encontrar imagens que são royalty free e de domínio público. Enquanto é muito lisonjeiro ver outras pessoas utilizarem seu trabalho em seus próprios projetos, às vezes pode ser muito frustrante flagrar um desrespeito aos seus direitos como proprietário criativo do conteúdo em questão.

Não há um modo completo de impedir que pessoas roubem suas imagens, mas há algumas maneiras para desencorajar e prevenir roubo de imagem no WordPress. 

Aqui estão os 4 maneiras mais comuns de proteger suas imagens no WordPress:

1. Desabilitar clique com botão direito

Roubar imagens do seu site pode ser fácil porque um usuário pode simplesmente clicar com o botão direito em sua imagem e selecionar “salvar imagem como” para começar o download. Você pode desabilitar o clique com botão direito em seu site e tornar mais difícil para um usuário comum roubar sua imagem.

Plugin Envira Gallery

Envira Gallery é um plugin que além de possibilitar a criação de galerias de imagens, também disponibiliza diversos recursos, inclusive proteção de imagem. Assim ficará mais fácil evitar o roubo de imagem. Ao instalar o plugin, basta acessar Configurações e clicar na aba de add-ons. Localize o add-on de Proteção, instale e ative. Enquanto estiver criando sua galeria de imagem, basta configurar a opção de permitir proteção de imagem.  

Maneiras de evitar roubo de imagem - Envira Gallery

2.Use marca d’água em suas imagens de WordPress

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Para muitos sites de banco de imagens a marca d’água está funcionando. A única desvantagem é que suas imagens ou fotografias não fiquem com a melhor aparência. Entretanto você pode adicionar marca d’água com bom gosto. O objetivo é manter o apelo estético de suas imagens enquanto desencoraja o possível roubo delas.

Plugin de marca d’água

Novamente, o plugin Envira pode ser a melhor solução para você. Entre seus add-ons está o de marca d’água.

Maneiras de evitar roubo de imagem no WordPress - Marca d'água

Para este recurso você precisará de uma licença específica do plugin. 

Da mesma maneira como você encontra o add-on de Proteção explicado acima, você também encontrará o add-on de marca d’água. Ao instalar e ativar o add-on você perceberá que ao criar ou estiver editando uma galeria existente, a aba marca d’água estará nas configurações.

Ao acessar é só fazer a aplicação e sua imagem terá a marca d’água selecionada por você.

3.Desabilite o hotlink em suas imagens WordPress

Outro modo comum para roubar imagens de site é carregá-las da fonte original. A imagem será carregada nos seus servidores e será visualizada em outro site sem sua permissãoAqui está como você pode desabilitar as imagens de hotlink no seu site WordPress.

Maneiras de evitar roubo de imagem - Desabilitar hotlinks do WordPress

Cole este código em seu arquivo h.taccess no diretório raiz de seu site WordPress. Este código bloqueia o hotlink enquanto ainda mostra imagens que podem ser visualizadas em resultados de busca e em seu site.

4.Adicione avisos de Direitos Autorais (Copyright) em seu site WordPress

Adicionar um aviso de direitos autorais em seu site pode também desencorajar as pessoas e evitar que o roubo de imagem ocorra. Você pode simplesmente adicionar o aviso de direitos autorais no rodapé do tema de seu site em texto ou em HTML. 

A desvantagem disto é que você terá que editar este código todo o ano. Uma abordagem melhor é adicionar um aviso dinâmico de direitos autoriais no WordPress.

Conclusão

Nós esperamos que este artigo tenha ajudado você a proteger suas imagens e prevenir o roubo de imagem no seu site WordPress.

E se você costuma utilizar imagens com frequência em seu site WordPress, nós temos um post que vai te ajudar a evitar que as imagens afetem a otimização de performance do seu site, então clique aqui e confira.

Texto traduzido e modificado: 4 ways to prevent image theft in WordPress

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta