7 plugins de tipografia WordPress para melhorar seu site

Veja aqui quais são os plugins de tipografia disponíveis e que vão mudar a experiência do usuário de seu site WordPress:

WordPress

Atualizado em 09/04/2024

Vamos falar de tipografia? Melhor ainda, vamos falar de plugins de tipografia para WordPress?

James Felici escreveu um livro sobre tipografia. Sabe o que ele disse?

“Tipografia é o uso de tipos para comunicar, celebrar, educar, elaborar, iluminar e disseminar. No caminho, as palavras e páginas se tornam arte”.

Se existir qualquer coisa entre seu visitante e o conteúdo de seu site – incluindo a tipografia – você terá um problema. Você não pode deixar que uma tipografia padrão ou desatualizada atrapalhe a experiência do usuário.

Quando você achar aquela fonte matadora que chamará atenção de seu visitante, você precisa dar um jeito de colocá-la em seu site WordPress.

Você pode tentar encontrar um tema para incorporar a fonte, mas isto leva bastante tempo.

Você pode adicionar uma fonte ao editar o código, mas para isso, é necessário um conhecimento mais profundo de código e muitas vezes, não é a melhor opção para a maioria das pessoas.

Vamos encarar.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Se você quer um jeito mais fácil de gerenciar fonte em seu site, então, um plugin é a melhor solução.

A seguir você terá uma lista de plugins de tipografia que permitem localizar, incorporar, redimensionar e otimizar as fontes para seu site WordPress:

1. Fonts Plugin

Fonts Plugin - plugin de tipografia

Você tem vontade utilizar as fontes do Google Fonts em seu site em WordPress? Com este plugin chamado Fonts, você pode! Ele possui uma versão gratuita que está disponível no repositório oficial do WordPress para você aproveitar as mais de 900 fontes disponíveis na biblioteca do Google. Atualmente, o plugin conta com mais de 100 mil instalações ativas e possui classificação de 5 estrelas.

Entre as principais principais funcionalidades deste plugin esta a possibilidade de testar as fontes e visualizar como elas ficarão no site em tempo real, assim fica muito mais fácil testar várias fontes, não é mesmo? Este plugin também é compatível com SSL e HTTPS e com os mais variados temas para WordPress.

Outra vantagem do Fonts Plugin, que é um dos 7 plugins de tipografia desta lista, é que ele permite que você faça upload de fontes personalizadas e permite que você defina o tamanho da fonte, cor e muito mais e também possui integração com Adobe Fonts.

Ficou interessado? Este plugin também possui uma versão PRO, que pode ser adquirida a partir de $29.

2. Use Any Font

Este plugin tem uma ótima avaliação e popularidade. É mais uma boa ferramenta para conseguir novas fontes em seu site WordPress.

Com o Use Any Font o usuário pode fazer o upload de novas fontes, organizar da maneira que achar necessário e automaticamente designar elas para elementos.

Como um bônus, o plugin fornece documentação assim como suporte para garantir o uso sem nenhuma complicação.

plugins de tipografia - use any font

3. FontPress – WordPress Font Manager

Este é o único plugin de tipografia premium que está nesta lista, mas ele realmente merece este lugar.

FontPress tem o objetivo de ajudar usuários a adicionar e misturar fontes de uma variada lista (incluir Google, Adobe Edge, Cufons, Adobe Typekit, CSS).

Além disto, dá um melhor controle sobre as regras de tipografia, exibições de conteúdo responsivo e visualizações de todas as fontes em um lugar só.

plugins de tipografia - font press

4. Easy Google Fonts

Apesar deste plugin não ter utilidade para aqueles que querem usar fontes que não são do Google, para aqueles que querem atingir o máximo do Google, é.

Um dos destaques do Easy Google Fonts é a sua integração com a ferramenta de customização de tema para que usuários possam testar novas fontes em tempo real em seu site designar configurações (como cor, tamanho e elemento). Tudo isto antes da publicação.

plugins de tipografia - easy google fonts

5. TinyMCE Advanced

O que este plugin faz é essencialmente dar mais controle da barra de ferramenta do seu editor visual.

Apesar dele não ser necessariamente um plugin de tipografia, é um plugin necessário se você quer adicionar suas fontes atualizadas dentro do editor visual.

O TinyMCE Advanced será útil se seus clientes não tem familiaridade com código ou a interface do WordPress, mas que ainda querem mudança de fontes enquanto criam conteúdo para seu site.

plugins de tipografia - tiny mce advanced

6. wp-Typography

Traz estilização para os caracteres dentro do conteúdo de seu site.

Por exemplo:

Digamos que você copia um texto de um documento em Word e cola dentro do editor. Mesmo que o estilo correto de pontuação não tenha sido usado as configurações que você faz dentro do plugin vão automaticamente substituir ele, garantindo que sua tipografia se apresente sempre profissionalmente e consistentemente dentro do seu site.

plugins de tipografia - wp-typography

7. Custom Fonts

Custom Fonts - Plugins de tipografia

Cada marca possui suas características, que pode envolver cor, fontes exclusivas e elementos personalizados. É isso que muitas vezes, diferencia uma marca de outra. Afinal, é impossível esquecer das fontes usadas por marcas como Coca-Cola e Walt Disney, não é mesmo?

É por isso que o sétimo plugin deste post que reúne 7 plugins de tipografia para o seu WordPress, é o Custom Fonts. Com ele, você consegue utilizar suas fontes personalizadas em seu website sem complicações. No entanto, este plugin é compatível apenas com os seguintes temas: Astra, Beaver e também com o famoso plugin construtor de páginas, Elementor Page Builder.

Fontes Nativas para o seu WordPress

O recém lançado WordPress 6.5 trouxe novidades para quem quer ter ainda mais possibilidades quando o assunto é instalação de fontes.

Uma das grandes e mais esperadas novidades do WordPress Regina que é a possibilidade de adicionar e gerenciar fontes nativamente.

E para te ajudar a entender tudo isso, a Dinara vai te mostrar em detalhes como funciona o gerenciamento que é feito utilizando temas de bloco e de que forma, ele pode ou não impactar na performance do seu site em WordPress.

Aprenda a instalar plugins em seu site em WordPress

Os plugins de tipografia são excelentes aliados para melhorar a acessibilidade do seu site e torná-lo ainda mais atrativo para seus usuários e clientes, mas você já sabe como instalar um plugin em seu WP? Se a resposta é não, fique tranquilo, pois com esse passo a passo em vídeo você aprenderá como fazer isso de um jeito fácil e rápido.

Conclusão

Tipografia é algo engraçado.

É tão pequena em estatura comparada aos outros elementos do site, mas tem um papel imensamente importante na experiência do usuário.

No minuto que você localizar novas fontes para usar, certifique-se que você tem o plugin certo do WordPress para configuração.

Com o plugin de tipografia correto é garantido que você vai poupar tempo na publicação de fontes e te dar melhor controle sobre o modo como a fonte é apresentada.

E se você quer saber mais sobre fontes e como escolher a ideal para o seu projeto virtual? Confira o post: Como escolher boas fontes para WordPress. Assim, ficará mais fácil acertar na escolha da fonte e plugin de tipografia para o seu site!

Além das dicas, neste post, você vai encontrar um vídeo feito pela Designer da Yogh, Dinara Lima trazendo os melhores insights para você escolher uma boa fonte!

Este post te ajudou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Fonte original (texto traduzido e modificado): 9 fine WordPress Typography plugins for creating beautiful websites

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

5 comentários

  1. Sérgio Bertoldi

    Boa Noite! Tenho um blog que produzo no WordPress, usando o editor de texto TinyMCE Advanced. Eu gostaria de saber como posso adicionar novas fontes as que já vem no TinyMCE Advanced. Instalei um plugin chamado Google Fontes, mas elas não entram na lista de fontes do TinyMCE Advanced.

Deixe uma resposta