Flash: uma ferramenta em declínio?

Nos últimos anos, milhares de usuários e desenvolvedores vêm travando uma batalha contra a aplicação do Flash em websites. O Flash – ferramenta que permite criar e visualizar animações distintas em páginas para a internet – teve o seu apogeu na década de 2000, com seus recursos enfeitando tanto páginas amadoras quanto grandes portais. Mas […]

WordPress

Atualizado em 27/11/2012

Nos últimos anos, milhares de usuários e desenvolvedores vêm travando uma batalha contra a aplicação do Flash em websites. O Flash – ferramenta que permite criar e visualizar animações distintas em páginas para a internet – teve o seu apogeu na década de 2000, com seus recursos enfeitando tanto páginas amadoras quanto grandes portais. Mas hoje, com novas tecnologias emergindo constantemente, o Flash vem se mostrando, para muitos, como uma ferramenta não tão versátil quanto outras, oferecendo mais desvantagens que vantagens na internet atual.

Mas quais desvantagens seriam estas?

Antes de tudo, websites em Flash costumam possuir estruturas distintas, muitas vezes dificultando a navegação do usuário, sendo contra intuitivos. Claro, tudo depende da maneira como foi construído, mas por utilizar barras de rolagem, links e textos em geral próprios (que não em html), o site acaba por se transformar em um “bloco” cuja edição se torna muito mais complexa. Além disso, o conteúdo, dentro de uma animação, não é selecionável e copiável, uma desvantagem e frustração para o usuário. A opção de voltar também não funciona de acordo com o botão correspondente no browser, dificultando ainda mais a experiência.

Por demandar de mais recursos que um website construído em html, a visualização de Flash em celulares e smartphones é limitada, quando sequer existente. Aparelhos da Apple, como o iPhone e iPad, não possuem suporte ao programa.

Mas a razão que mais afeta o desempenho e utilização da plataforma é a barreira contra as ferramentas de otimização de busca – o SEO, ou Search Engine Optimization. Um site em Flash não consegue ser indexado e reconhecido por mecanismos como o Google, tornando-o praticamente invisível aos olhos destes e colaborando para que concorrentes sejam mais bem posicionados nas páginas de resultados. No fim das contas, efeitos e animações não contam para o ranking de seu website.

O que utilizar então?

O Flash ainda se mostra como uma boa ferramenta para vídeos, jogos interativos, banners e anúncios publicitários virtuais. Mas, como uma engine para construir o seu website, é altamente recomendado procurar outras opções. Hoje, alternativas competentes ao Flash são o HTML 5 e aplicações em JavaScript, que correm em direção oposta e possuem facilidades se comparados ao seu concorrente, possuindo recursos tão bons ou melhores, assim como as facilidades para SEO.

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