A psicologia no uso de um website

Os seres humanos são movidos pela emoção, até mesmo para tomar decisões racionais. Donald Norman, um dos primeiros defensores do design centrado no usuário, diz que a emoção é necessária para a vivência e afeta diretamente as ações humanas. Seu estudo demonstrou que elementos atraentes fazem as pessoas compreenderem melhor o ambiente, facilitando a execução de tarefas […]

Marketing Digital

Atualizado em 25/08/2014

Os seres humanos são movidos pela emoção, até mesmo para tomar decisões racionais. Donald Norman, um dos primeiros defensores do design centrado no usuário, diz que a emoção é necessária para a vivência e afeta diretamente as ações humanas. Seu estudo demonstrou que elementos atraentes fazem as pessoas compreenderem melhor o ambiente, facilitando a execução de tarefas e a resolução de problemas. Dessa maneira, pessoas motivadas têm mais facilidade de encontrar soluções e são mais tolerantes nos momentos de dificuldade.

Como o cérebro processa uma experiência

3 níveis de processamento cerebral

Diante de certas situações, o corpo dos animais responde visceralmente e reagem através de algum comportamento. Com o cérebro mais desenvolvido, o ser humano possui uma estrutura que o permite ir além, pois tem a capacidade de refletir sobre essa experiência, preparando seu sistema visceral melhor para um próximo evento semelhante. Esse comportamento humano, tal qual sua motivação através da estética pode ser melhor compreendido ao analisar os 3 níveis de processamento cerebral segundo Donald Norman:

Nível visceral

É a reação mais rápida do organismo, diante de alguma situação, o corpo faz o julgamento se o fato é seguro ou perigoso e envia sinais para o sistema motor reagir da maneira mais apropriada.

Nível comportamental

O corpo executa as tarefas que já aprendeu, de maneira inconsciente, como por exemplo, caminhar, andar de bicicleta e dirigir.

Nível reflexivo

O ser humano reflete sobre as ações executadas, gerando um aprendizado que auxiliará o seu nível visceral na próxima experiência. Os três níveis se comunicam e um modifica o outro, na pesquisa guiada por Norman foi percebido que de fato as emoções mudam a maneira com a qual o ser humano resolve problemas, o sistema emocional modifica o sistema cognitivo.

A emoção está presente em qualquer experiência

A emoção tem um papel importante no aprendizado, curiosidade e pensamento criativo. Segundo Norman, o sistema límbico e o sistema motor são projetados para o melhor desempenho do ser humano, o sistema cognitivo interpreta o mundo enquanto o sistema afetivo julga o que é bom e ruim, seguro ou perigoso, dessa maneira os dois sistemas juntos auxiliam da sobrevivência do ser humano. O sistema afetivo também controla os músculos e o corpo, através de neuro transmissores modificam as funções cerebrais para que o corpo fique pronto para reagir e também dá sinais para os seres humanos próximos, dessa maneira a postura e expressão facial dão pistas as pessoas próximas de nossa condição emocional.

Se queremos obter uma boa conversão devemos proporcionar uma boa experiência para os usuários

Como o sistema humano é tanto cognitivo como afetivo, o estado afetivo interfere diretamente na maneira como as pessoas pensam.

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Quando se está em um estado afetivo negativo os neuro transmissores focam no processamento do cérebro, os músculos ficam tensos e o sistema comportamental e reflexivo se concentram em resolver o problema. Por outro lado, quando se está em um estado emotivo positivo, os neuro transmissores deixam os músculos relaxados e permite que sejam visualizadas mais oportunidades. Dessa maneira, Norman defende que pessoas mais relaxadas, felizes e satisfeitas são mais criativas e mais propensas a lidar melhor com os problemas.

Para ter uma boa conversão no site, é preciso influenciar um estado de relaxamento e felicidade para o usuário, dessa maneira ele navegará pelo seu site com uma atitude positiva, que facilitará todo o processo de relacionamento do seu cliente com seu site.

Comece agora: desenvolva seu projeto centrado no usuário

Esqueça o gosto pessoal e projete para a pessoa que irá utilizar o site. O web designer fez o site verde porque é sua cor favorita e desenhou aquele botão azul porque seu cliente pediu.

Pára tudo! Não podemos desenvolver projetos dessa maneira, os sites precisam ser projetados com base nas necessidades das pessoas que irão utilizar seu site: que pessoas o acessarão mais (mulheres, idosos, crianças, homens de negócios), que informações ela precisa acessar com mais rapidez, da onde ela costuma acessar (durante o trabalho, no shopping, na rua), que dispositivos ela utiliza (computador, celular).

Com base em todas essas informações e muitas outras vamos desenvolver a interface e tecnologia mais adequada. Dessa maneira a pessoa que utilizar o site se sentirá confortável, ficará mais tempo no seu site e se identificará com sua marca, além de atingir os objetivos que você definiu, que pode ser, comprar o seu produto, por exemplo.

Em resumo, ofereça um website com uma experiência confortável para seus usuários e sua conversão estará garantida, pois ele estará relaxado, feliz e mais disposto a ouvir sobre sua marca e seus produtos!

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2 comentários

  1. Dinara Lima

    Que bom que você gostou, José! Para se aprofundar mais sobre os 3 níveis de processamento do cérebro recomendo o livro “Design Emocional: Por que Adoramos (ou Detestamos) os Objetos do Dia-a-dia”, de Donald Norman.

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