Sites responsivos são mais valorizados pelo Google

O mecanismo de busca da Google valoriza qualquer ação que melhora o engajamento dos usuários. E não poderia ser diferente agora, com o crescimento significativo de usuários navegando através de celulares e tablets engajar significa também ser multiplataforma. Para valorizar sites com boas experiências móveis para usuários,  o Google mudou  recentemente as regras de rankeamento para […]

Marketing Digital

Atualizado em 03/09/2013

Sites responsivos são mais valorizados pelo Google

O mecanismo de busca da Google valoriza qualquer ação que melhora o engajamento dos usuários. E não poderia ser diferente agora, com o crescimento significativo de usuários navegando através de celulares e tablets engajar significa também ser multiplataforma. Para valorizar sites com boas experiências móveis para usuários,  o Google mudou  recentemente as regras de rankeamento para dispositivos móveis, punindo algumas configurações falhas que acontecem com frequência em sites que possuem uma versão diferente para celulares. Confira abaixo alguns erros sujeitos a penalidade:

1: Redirecionamentos defeituosos

Alguns sites criam URLs diferentes para computadores e celulares, o que exige um redirecionamento quando um link proveniente de computador é aberto no celular. Um redirecionamento defeituoso acontece quando a página do computador redireciona o usuário do celular para uma página irrelevante. Um erro comum é enviar o usuário para a home, independente da página que ele estava no computador.
Esse defeito causa uma quebra na navegação do usuário, gerando grande frustração, por ele ter que procurar novamente pelo link que gostaria em uma conexão que geralmente é mais lenta.

Exemplo de redirecionamento defeituoso

Exemplo de redirecionamento defeituoso

2: Erros que somente acontecem no celular

Alguns sites não entregam todo o conteúdo que possuem no computador para a versão mobile, apresentando nesses casos uma página de erro 404 (página não encontrada) para os usuários.

E qual é a melhor solução?

Se você preferir manter um site mobile independente, é possível corrigir as configurações e evitar as penalidades, nesse link o Google apresenta os erros e possíveis soluções.

Mas a tendência atual e forte recomendação do Google é ter um site responsivo e criar uma experiência única para seu usuário, independente se ele esteja navegando pelo computador, tablet ou celular. Dessa maneira você evitará as penalidades do Google e melhorará o engajamento com seu usuário, gerando mais fãs e aumentando seu rankeamento nos mecanismos de busca da Google.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta