Você já conferiu se o seu certificado SSL está funcionando como deveria?
Talvez você já tenha se deparado com aquele aviso chato dizendo que “este site não é seguro”. Esse alerta aparece quando o site não tem um certificado SSL ativo, o que coloca os dados dos visitantes (e a credibilidade da sua marca) em risco.
Vamos falar sobre segurança?
Esse é um daqueles assuntos que nunca saem de moda, principalmente quando o assunto é WordPress ou WooCommerce, onde qualquer falha pode significar perda de confiança e até de vendas. E vender menos, convenhamos, é perder dinheiro (e você não quer isso!)
Neste guia direto e atualizado, você vai descobrir:
- O que é o certificado SSL e o HTTPS;
- Por que eles são fundamentais para o seu site;
- Como verificar se o SSL está ativado e funcionando;
- E o que fazer se algo estiver fora do lugar.
1. O que é um certificado SSL no WordPress? E o que é HTTPS? Qual a diferença entre SSL e TSL?
Vamos começar pelo básico: o que é SSL?
SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que criptografa os dados trocados entre o navegador do usuário e o servidor do site.
Mas e TSL é a mesma coisa? Sim, o TSL é o sucessor do SSL , ou seja é ainda mais seguro. Seu certificado atual, com certeza, usa TSL para proteger seu site. Inclusive, seu servidor e sua hospedagem precisam TLS 1.2 ou superior, o que garante a criptografia mais atualizada e compatível com os principais navegadores.
Por ser mais popular, o SSL é como uma esponja de aço, não importa a marca utilizada, você sempre vai chamar de Bombril.
Agora, vamos entender, em termos simples, como funciona o certificado SSL?
SSL é como um cadeado digital. Sem SSL, é como enviar uma carta sem envelope, onde qualquer um pode ler.
Com o SSL instalado e funcionando, o navegador mostra um cadeado ao lado da URL e o endereço começa com https://. Esses dois pontos são essenciais para você entender se o seu WordPress possui ou não certificado e se ele está seguro!
2. HTTPS vs. HTTP: qual a diferença (e por que ela importa)
Vamos entender melhor as principais diferenças entre o HTTP e HTTPS. Pode ter certeza que a diferença vai muito além de uma simples letra “s” adicionada ao final da palavra.
Como é um site com HTTP?
- Sem criptografia;
- Dados expostos durante a navegação;
- Navegadores como o Google mostram avisos de “site não seguro”, o que inibe os clientes de continuarem navegando em seu WordPress.
Como é um site com HTTPS:
- Conexão criptografada;
- Navegação segura;
- Maior confiança e melhor ranqueamento no Google.
Ou seja, o certificado SSL não só protege dados, mas ajuda sua marca a conquistar credibilidade, melhorar SEO e aumentar conversões, especialmente em sites que possuem áreas de login, formulários com foco em conversão ou ainda lojas virtuais que possuem carrinho de compras e lidam com dados sensíveis, como CPF, cartão de crédito, chave PIX e outros.
3. Como saber se o certificado SSL está funcionando no seu site WordPress
Como já falamos anteriormente, visualmente é super fácil de conferir se o seu site está com o certificado SSL ativado. Há duas formas de saber se ele realmente está funcionando, são elas:
- O site carrega com https:// na URL, como você pode conferir aqui no Blog da Yogh.
- Um cadeado aparece ao lado do endereço no navegador reforçando que a navegação ocorre de maneira segura.
Conheça 2 ferramentas gratuitas para checar se o certificado SSL está funcionando:
Além das formas visuais, você ainda tem 2 ferramentas gratuitas e online para confirmar se o certificado SSL do site da sua empresa está ativo e funcionando. Com o site SSL Checker ou Why no Padlock, você consegue ver rapidamente se o certificado está válido, instalado corretamente e se não há conteúdo misto (HTTP + HTTPS).
Passo a passo de como utilizar as ferramentas:
- Acesse uma das ferramentas acima;
- Insira a URL do seu site;
- Verifique se o certificado está válido, se está instalado corretamente e se não há conteúdo misto (HTTP + HTTPS).
Erros comuns que você pode encontrar:
- Certificado expirado;
- Domínio incorreto no certificado;
- Conteúdo misto (imagens, scripts ou links ainda carregando via HTTP).
O conteúdo misto é uma falha comum: mesmo com SSL instalado, o navegador pode marcar o site como “não totalmente seguro” se algum recurso for carregado via HTTP. Para resolver essa situação, é preciso fazer uma varredura para identificar quais recursos não estão sendo carregados da forma correta e ajustá-los.
4. Como conseguir um certificado SSL para seu site
Hoje em dia, não há desculpa para não ter SSL. A maioria das hospedagens oferece certificados gratuitos como o Let’s Encrypt que oferece certificação automatizada e amplamente confiável.
Aqui na Yogh, por exemplo, oferecemos certificado SSL gratuito com renovação automática em todos os planos de hospedagem Yogh Cloud Host.
Leia mais: Saiba como escolher uma hospedagem de alta performance para WordPress.
5. SSL, SEO e confiança: impacto direto no sucesso do seu site
Você já se perguntou como o Certificado SSL impacta diretamente no seu negócio digital? Ele é muito mais do que apenas segurança técnica. Ele tem influência direta em:
- Confiança do usuário: vamos combinar que ninguém gosta de navegar em um site que está escrito: site não seguro, não é mesmo?
- Conversões: a vontade de deixar seus dados em páginas inseguras, seja durante um checkout ou ao preencher formulários ou assinaturas também vai embora. Portanto, um site não seguro é tudo que você precisa se deseja diminuir suas conversões.
- Ranqueamento no Google: o HTTPS é um requisito de segurança fundamental para ter seu site exibido nos primeiros resultados do Google desde 2014.
Um site sem SSL é como uma loja com a porta aberta e as luzes apagadas. Não transmite confiança e o visitante vai embora.
Segurança é fundamental em todos os ambientes
Ao andar na rua, tudo o que você quer é poder andar se sentindo segura, não é? Ao mesmo tempo que você espera que sua casa e seu carro se mantenha longe de perigos, como o enquanto passeia ou trabalha tranquilamente.
Com o seu site WordPress é a mesma coisa, você e seus clientes merecem navegar com segurança e tranquilidade. O certificado SSL é essencial para transmitir essa sensação de confiança. Mas só ele não é suficiente para garantir que tudo esteja realmente protegido.
Em nosso canal do YouTube, você encontra diversas dicas e tutoriais para um site mais seguro e performático. Nesse vídeo, em especial, você vai aprender como mostrar para o mundo que o seu site ou loja virtual em WordPress é confiável!
SSL é o novo mínimo para uma web mais segura
Se em anos anteriores, a adoção do SSL ainda era uma tendência, agora ele já é obrigatório para qualquer site profissional.
Se você quer proteger seus visitantes, manter um bom posicionamento no Google e transmitir autoridade, ter um certificado SSL não é mais opcional, é o mínimo.
E aí, bora conferir como está a situação do seu certificado? Até a próxima dica!