4 itens que você precisa saber sobre vendas internacionais no WooCommerce

Quer que sua loja virtual chegue a outros países? Você pode fazer isso com WooCommerce. Mas, antes, confira nossa lista do que você precisa verificar antes de oferecer vendas internacionais:

Hoje vamos falar daquele recurso maravilhoso do WooCommerce: vendas para todo o mundo. Literalmente.

O plugin te permite vender para qualquer canto deste planeta Terra. Isto não é demais? Este é um dos inúmeros motivos pelos quais o WooCommerce é tão popular entre usuários e donos de e-commerce.

Com o WooCommerce você pode vender para qualquer canto do mundo.

Quer aproveitar este recurso sem dor de cabeça? Então, este artigo é para você! Hoje nós vamos te mostrar quais são os aspectos que você precisa saber antes de oferecer vendas internacionais em sua loja WooCommerce.

Vendas internacionais WooCommerce – 4 coisas que você precisa prestar atenção

Separamos para você 4 aspectos extremamente importantes que você deve prestar atenção antes de anunciar suas vendas para fora do Brasil.

Entendendo bem estes quatro pontos, você poderá decidir se sua loja virtual estará apta para oferecer compras de produtos para fora do país ou não.

Vamos lá?

1. Site multilíngue

Do you have an english version of your website? Tiene una versión en español de su sitio? Talvez uma das mais importantes tarefas ao se pensar em vender produtos para outros países é sua loja virtual ter uma versão multilíngue.

Seu e-commerce disponibilizado em outros idiomas – como o inglês e o espanhol – é necessário se você deseja atingir países que falam estas línguas.

Afinal, como seus compradores internacionais vão entender o que você está vendendo ou as condições de pagamento de seus produtos ou todas as demais informações essenciais para que possam efetuar a compra se está em um idioma que não é familiar?

Por mais bonito que português possa soar, ele ainda não é um idioma universal. Para vendas internacionais é recomendado, no mínimo, ter a versão em inglês de sua loja virtual.

É claro que dependendo do público que você deseja atingir fora do seu país de origem, você pode criar versões com os idiomas específicos (francês, italiano, chinês e assim por diante).

Como já foi falado aqui o WooCommerce te permite vender para qualquer canto do planeta. Nada te impede de vender para China. Porém, é necessário que seu e-commerce tenha este suporte linguístico para os clientes de fora.

Uma das maneiras mais práticas de fazer isto é utilizando um plugin de tradução e de suporte multilínguas.

Para saber mais deste processo, confira nosso artigo

Se você deseja conectar sua loja com alguma parte deste mundo, com certeza, ter um site multilíngue já é o primeiro passo.

2. Formas de pagamento

Uma das partes mais importantes de seu e-commerce é a forma de pagamento. Disponibilizar meios legítimos e seguros para seu cliente efetuar a compra dos produtos é imprescindível.

Bons métodos de pagamento além de atrair clientes, geram confiabilidade. Sua loja virtual é tão boa quanto os meios oferecidos para que o consumidor efetue a compra.

Isto não será diferente para seu cliente internacional, não é mesmo?

Antes de pensar em oferecer os produtos de sua loja para lugares além de suas fronteiras, você deve ter uma gateway de pagamento que aceite a moeda do país que você deseja atingir.

Não adianta oferecer uma forma de pagamento que não estará disponibilizada para usuários de fora. Entre as mais populares estão PayPal e Stripe.

Então, antes de pensar em abrir seu e-commerce para fora, faça esta pergunta: possuo uma gateway de pagamento que atende as minhas necessidades para vender para fora do país?

Outro ponto que vale ressaltar já que estamos falando de formas de pagamento é a exibição da moeda em seu e-commerce.

É possível que a loja altere a exibição dos preços para a moeda correspondente ao país do usuário, levando em consideração o idioma que é selecionado, se o recurso estiver disponível.

Por exemplo:

A loja virtual tem por padrão uma moeda – digamos, o dólar. O usuário da Alemanha poderá visualizar o valor em euros do produto que deseja comprar. Tendo esta exibição de moeda, o processo de compra fica mais prático e dinâmico para o comprador.

3. Método de envio

O próximo aspecto a ser levado em consideração é o método de envio. O produto que você vende deverá chegar ao local que você disponibilizou suas vendas! Você deve considerar todo o processo de envio.

É verdade que o WooCommerce oferece muitas funcionalidades e recursos para deixar sua loja virtual prática e customizada. Mas é de extrema importância ter consciência que enviar produtos para fora do país (função permitida pelo WooCommerce) pode não ser tão simples assim.

Existem taxas de envio e legislações (mais sobre isso no próximo tópico) a serem consideradas. Faça sua pesquisa sobre os métodos de envio disponibilizados para vendas internacionais!

Não ter esta parte organizada pode ser um tiro no pé para sua loja virtual e seus novos horizontes comerciais. Talvez uma das principais dicas que possamos dar aqui é ter seu e-commerce bem organizado antes de oferecer vendas internacionais. Isto inclui ter um método de envio útil e prático.

Entre as opções no Brasil mais utilizadas estão os CorreiosFedex DHL.

4. Atenção a legislação

Este aspecto deve ter sua total atenção. Legislações, regras, enfim, todo o processo burocrático de venda e envio de produtos para fora do país deve ser levado em consideração.

Assim como ter total entendimento do processo de envio, você também deve ter conhecimento das leis que envolvem o envio de seus produtos para outros países. Assim você não corre o risco de cometer alguma ação contra a lei ou prejudicar o recebimento do produto para seu cliente.

Conclusão

Nós amamos os recursos e funcionalidades que o WooCommerce oferece. A equipe por trás do plugin sempre está trabalhando para promover melhorias e desenvolver novas funções para fazer com que sua loja virtual seja a mais completa que pode ser.

Sempre gostamos de enfatizar que antes de fazer qualquer mudança em sua loja virtual ou utilizar recursos específicos, que você veja todos os aspectos e impactos que tal função pode gerar para seu negócio.

Como você pode perceber neste artigo, existem pontos imprescindíveis para serem avaliados antes de você oferecer seus produtos para fora do país.

Disponibilizar seu site em inglês, verificar métodos de pagamento e envio, assim como as regras e processos burocráticos que envolvem a venda internacional, é o básico para começar a planejar suas vendas internacionais WooCommerce.

Nossa dica principal é dar atenção a estes quatro pontos citados neste artigo e verificar se seu negócio está preparado para ir além das fronteiras de seu país.

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