4 fatores que vão ajudar você a escolher entre WordPress ou Wix

Com dúvida sobre qual plataforma desenvolver seu site? Não se preocupe mais. Fizemos para você um comparativo entre WordPress e Wix.

WordPress

Atualizado em 30/08/2016

WordPress ou Wix? Se você quer levar seu negócio para o mundo virtual, sua primeira decisão é escolher em qual plataforma o seu site deve ser construído.

A pergunta – qual a melhor opção? – é totalmente compreensível já que, no mercado, existe um mar de alternativas.

Nós vamos te ajudar a esclarecer toda esta dúvida. Preparado?

Se você não tem lá muita experiência com criação e desenvolvimento de sites, talvez a principal dificuldade é saber por onde começar.

Quais são os fatores que precisam ser avaliados para tomar a melhor decisão para sua empresa? Como você vai encontrar a plataforma-pote-de-ouro-no-fim-do-arco-íris que oferece os melhores recursos para seu site?

Neste artigo você vai descobrir os 4 fatores que vão ajudar você a escolher entre duas plataformas extremamente populares: WordPress ou Wix.

Juntos vamos falar sobre as duas plataforma pensando:

  • Preço;
  • Facilidade de uso;
  • Recursos;
  • Suporte e comunidade.

Este comparativo vai definitivamente te ajudar a tomar a melhor decisão. Então, vamos começar!

1. Preço

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Talvez o fator principal (e que tenha mais influência) em sua decisão é o investimento que você precisa fazer na criação de seu site.

E quando falamos de plataforma, este também é um ponto a ser analisado.

Afinal, não é ideal ter a melhor plataforma com as melhores funcionalidades a um preço acessível?

Vamos conhecer o que o WordPress e Wix oferecem em relação aos valores.

WordPress

WordPress ou Wix - Qual a melhor plataforma para seu site

O WordPress é a plataforma para gerenciamento de conteúdo mais popular do momento. Um dos motivos da sua popularidade tem a ver com o fato que o WordPress.Org é totalmente aberto e também, gratuito.

A estrutura para construir o site do seu negócio está ali, a distância de um clique e um download.

Porém, com isto, é necessário ter um pequeno investimento com custos de hospedagem e registro de domínio.

Basicamente para você trabalhar com WordPress em seu site, seus custos garantidos terão relação a hospedagem e ao domínio.

Leia nosso artigo: Quanto custa para criar um site em WordPress?

Wix

WordPress ou Wix - Qual a melhor plataforma para seu site

Wix também tem se tornado bastante popular. Em relação ao seu valor, possui 2 tipos de planos:

  • Gratuito;
  • Planos pagos.

Em relação ao plano gratuito, a plataforma é limitada, já que diminui recursos e espaço de armazenamento. Sem contar que no plano grátis, não é permitido usar domínio próprio.

Para obter o melhor aproveitamento da ferramenta é necessário investir nos planos pagos que a ferramenta oferece.

Para conhecer mais, confira os valores que o Wix disponibiliza ao usuário.

2. Facilidade de uso

Experiência do usuário. Usabilidade. Facilidade. Se você deseja construir um site, uma das características que você deve saber sobre a plataforma é o grau de dificuldade que ela possui.

Exige demais do usuário? Qual é a curva de aprendizado? É necessário a contratação de um expert para utilizá-la?

Veja abaixo o que você pode achar dentro do WordPress e Wix:

WordPress

Uma das características mais atrativas do WordPress é a forma como ele é intuitivo ao usuário. Não existe muita dificuldade para se encontrar dentro da plataforma.

O contraste que podemos ressaltar entre WordPress e Wix, neste caso, é o fato que o WordPress por padrão não tem uma página de arrasta e solta, que permite a visualização da disposição de seu site como um todo.

O que isso quer dizer?

O WordPress oferece editor visual e um customizador de tema que são fáceis de utilizar. Porém, para controlar a aparência do site é necessário que o usuário navegue por diversas seções, como: menu, customizador, editor, páginas, mídia.

Como já falado, o WordPress foi criado de uma maneira que o usuário possa aprender rapidamente a utilizar.

Então, para quem é iniciante e não tem experiência alguma com desenvolvimento, leva alguns minutos para aprender tudo que há na plataforma.

Wix

O que mais chama atenção no Wix são as ferramentas para o usuário construir seu site, pois são extremamente fáceis de usar.

Como citamos acima, o Wix oferece a interface de arrasta e solta, possibilitando que o usuário visualize e selecione cada elemento do site. Dessa forma podendo editar e ver o site como um todo.

Deste modo, os itens podem ser dispostos aonde o usuário desejar, assim como o conteúdo e as mídias.

E não há necessidade de lidar com código.

Para o usuário iniciante, o Wix é um bom começo, já que é fácil de usar.

3. Recursos

Outro aspecto a ser analisado são os recursos que a plataforma oferece.

Afinal, ninguém deseja montar um site em uma plataforma que tenha poucos recursos e funcionalidades, não é mesmo?

Por exemplo, os recursos básicos que todo o site institucional deve ter e a plataforma deve oferecer, são:

  • Níveis de usuário;
  • Blog;
  • Compartilhamento com redes sociais;
  • Suporte à multilínguas;
  • Formulários customizados.

Abaixo vamos ver quais são os recursos que cada plataforma oferece:

WordPress

Em termos de recursos, o WordPress tem muito a oferecer. Provavelmente, se você desejar um recurso específico em seu site, você achará alguma funcionalidade ou plugin que te permitirá fazer o que precisar.

Sabe por que?

Porque o WordPress, além de oferecer diversos temas flexíveis, também possui um repositório com mais de 40 mil plugins. Desta forma, seu site pode ser customizado da maneira que desejar.

O WordPress permite que seu projeto seja escalonável. Ou seja, seu site pode crescer, aplicando mais recursos, funções e customizações que achar necessário.

Wix

De fato, o Wix é extremamente fácil de utilizar. Porém, em relação a recursos que oferece aos usuários é reduzido em suas variedades.

Em termos de expansão de funcionalidades é certamente limitado. Como já falado, o WordPress oferece mais de 40 mil plugins que podem estender e expandir as funções de seu site. Já o Wix tem mais 250 aplicativos que ajudam nestas extensões.

Outra limitação é referente as customizações. Por exemplo: você precisa escolher o tema exato com aquilo que necessita (mesmo que não possua muitos estilos de aplicação)porque não há flexibilidade para customizar.

Outro aspecto limitado é a configuração de SEO. É possível fazer a configuração de SEO na plataforma com limitações relacionadas a quantidade de palavras chaves e descrições. E hoje em dia ser encontrado no Google é fator essencial para a divulgação de seu site.

4. Comunidade/Suporte

Outro fator que é de extrema importância analisar ao escolher a plataforma certa para seu site é: comunidade.

As pessoas que são envolvidas na plataforma e que trabalham nela e para ela são fundamentais.

Se existe algum tipo de problema ou falha, são eles que vão te ajudar.

Como são as comunidades e suporte do WordPress e Wix?

WordPress

A comunidade do WordPress é sempre presente e ativa.

Se o usuário encontrar alguma dificuldade ou situação inesperada, com certeza encontrá resposta nos fóruns, grupos de rede sociais e também, no suporte do WordPress.

É pelo empenho da comunidade WordPress que melhorias sempre estão sendo pensadas para aprimorar tanto a plataforma, como a experiência do usuário.

Por isso o WordPress sempre está passando por atualizações. A plataforma é feito pela comunidade, para comunidade.

Wix

O Wix oferece uma série de tutoriais feitos pela comunidade e materiais de ajuda para o usuário.

O suporte, assim como o WordPress, está sempre disponível e atualizações da plataforma são feitas automaticamente pela empresa. Então, o usuário não precisa se preocupar em fazer a própria atualização. O próprio time da Wix faz isso por você.

Então, qual é a melhor plataforma: WordPress ou Wix?

Nós podemos ver que as duas plataformas são extremamente populares.

Em relação ao preço: Tanto o WordPress como o Wix possuem valores acessíveis ao usuário. Porém, os valores de investimento para ter o WordPress.Org são de hospedagem e domínio. Uma vez com isso, o usuário tem a sua disposição uma plataforma que é flexível e escalonável, que pode ser expandida com plugins gratuitos ou pagos. Já o Wix, em seu plano gratuito, limita bastante o usuário, além das inúmeras propagandas as quais o usuário não tem controle algum sobre.

Melhor opção: Analisando os valores dos investimentos e os recursos que serão disponibilizados, vamos ter que coroar o WordPress como melhor opção.

Em relação a facilidade de uso: O WordPress e o Wix são plataformas que priorizam a usabilidade. Apesar do WordPress ser intuitivo, especificamente para o usuário iniciante, o Wix acaba sendo o mais fácil de utilizar. Ele possui a interface de arrasta e solta que permite a criação do site no frontend permitindo que o usuário tenha uma noção mais real de como o site ficará.

Melhor opção: Mesmo que o WordPress seja extremamente fácil de usar, o usuário iniciante terá mais facilidade de uso com a interface prática do Wix.

Em relação aos recursos: Aqui já vamos falar direto qual é a melhor opçãoWordPress.

Com inúmeros recursos, plugins e temas que possibilitam a expansão das funcionalidades e a customização, o WordPress se destaca pois permite que seu site seja escalonável. Ou seja, o projeto consegue crescer de acordo com a necessidade (blog, site institucional, loja virtual, e-learning, marketplace). Já no Wix é possível fazer a configuração apenas de site institucional, blog e loja.

Em relação a comunidade e suporte: Tanto o WordPress como Wix possuem comunidades e uma equipe de suporte que estão disponíveis ao usuário e que oferecem material e apoio garantido.

Melhor opção: Empate. (Sim, acontece).

WORDPRESS WIX MELHOR OPÇÃO
Preço Investimento com hospedagem e domínio. Plano gratuito e Planos pagos. WordPress
Facilidade de uso WordPress é intuitivo e prático. Wix é extremamente fácil por causa da interface arrasta e solta. Wix
Recursos WordPress é flexível, escalonável e possui mais de 40 mil plugins. Wix possui recursos limitados. WordPress
Suporte/Comunidade Comunidade participativa, suporte disponível a todo o momento. Comunidade participativa, suporte disponível a todo o momento. WordPress/Wix

 

O Wix é uma plataforma que atende o primeiro site de uma empresa, que não tenha muito investimento.

Mas para quem deseja ter mais liberdade de desenvolvimento, e almeja crescimento do site, WordPress certamente é o mais recomendado.

Esperamos que estes 4 fatores tenham te ajudado a perceber qual a melhor opção para a criação de seu site!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta