WordPress: como começar seu site em 6 passos

“WordPress como começar?” Provavelmente se você chegou até esse texto deve estar planejando criar um site para sua empresa ou até mesmo para você mesmo. Se você ainda tem dúvidas se o WordPress é a plataforma certa para suas necessidades, a gente já lhe deixa calmo dizendo que sim, o WordPress é o melhor software […]

Tutoriais

Atualizado em 09/10/2019

WordPress como começar

WordPress como começar

“WordPress como começar?” Provavelmente se você chegou até esse texto deve estar planejando criar um site para sua empresa ou até mesmo para você mesmo. Se você ainda tem dúvidas se o WordPress é a plataforma certa para suas necessidades, a gente já lhe deixa calmo dizendo que sim, o WordPress é o melhor software para criar qualquer tipo de site!

Se você busca um tutorial simples e completo para resolver a questão: “WordPress como começar”, continue lendo, porque aqui iremos lhe ajudar nesse processo de criação até finalmente ter o seu site no ar. Se você ainda não sabe, o WordPress é hoje a plataforma de 30% de todos os sites na Internet. Isso deve-se a sua versatilidade e por ser open source, ou seja, uma ferramenta adaptável para diferentes fins, permitindo total modificação do site, customização de layouts, conteúdos e programações.

Hoje grandes marcas utilizam a plataforma e ganham muito dinheiro com a possibilidade de ter seus produtos vendidos através do WooCommerce, um plug-in do próprio WordPress que é, literalmente, a loja virtual para essas grandes marcas. Tudo isso faz com que o WordPress seja a melhor escolha para quem deseja entrar de cabeça no mundo virtual e ter o melhor site da sua empresa ou negócio.

Se você quer se aventurar e criar sozinho seu site, abaixo separamos 6 passos iniciais para começar já a ter seu site WordPress:

1 –  WordPress como começar: planeje bem e pense no que você espera

Antes mesmo de acessar o WordPress e seguir fazendo os próximos passos, você precisa ter em mente e bem amadurecido qual papel sua marca terá através do seu site. Invista tempo e pesquise bastante algumas referências no mercado de sites que você gosta e, mais do que isso, possuem algum tipo de ferramenta que você quer no seu.

Questione-se quem será o seu público-alvo e o tipo de diálogo que você quer abrir. Crie perguntas mentais de o que você precisa no menu do seu site. Por exemplo: o seu site terá um blog ou será apenas um e-commerce ou catálogo de produtos? Qual identidade visual você imagina para o seu site?

Isso tudo é muito importante ter em mente antes mesmo de começar a mexer nas ferramentas do WordPress. Por conta da infinidade de opções de temas e layouts, saber com clareza qual será seu foco tornará tudo mais prático e com maiores chances de sucesso no site final.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Leia também: Essenciais: Top 10 Melhores Plugins para WordPress

WordPress como começar

2 – WordPress como começar: registrar o Domínio

Antes de criar seu site WordPress, você precisa saber que sem um domínio não há como as pessoas acessarem seu site. Caso você não saiba o que significa nome de domínio, é, basicamente, como as pessoas vão ver o link do seu site. Por exemplo: “joiasdamaria.com” ou “joiasdamaria.com.br”.

Para registrar é fácil. Com uma pesquisa rápida no Google você encontra diferentes provedores que realizam registro de domínio de extensão. Existem inúmeras variações, mas as mais comuns e adequadas para sites de empresas são a “.com” e as “.com.br”.

3 – WordPress como começar: escolher uma Hospedagem

Muitos provedores de serviços oferecem tanto domínio, como todo o processo de hospedagem do site. Basicamente, o que você precisa entender é que o endereço do seu site é uma coisa e onde ele ficará hospedado é outra. Para que as pessoas consigam acessar o seu site e ver seus conteúdos é preciso que ele esteja em um servidor web. Ao acessar um site de hospedagem, você irá encontrar vários tipos e planos, como: Hospedagem Compartilhada, Hospedagem Cloud, Hospedagem VPS. Na maioria dos casos, a Compartilhada é suficiente. É importante você ficar atento que um bom servidor de hospedagem deve ser confiável para garantir a qualidade do acesso. Então leia bem sobre e escolha o que mais se encaixa com suas necessidades.

Após contratar o provedor de hospedagem do seu site, será necessário apontar o DNS, que provavelmente você receberá por e-mail logo que contratar o servidor do seu site.

Leia também: Guia de Sobrevivência: Checklist de performance para WordPress

WordPress como começar

4 – WordPress como começar: baixe o WordPress

Pronto. Se você seguiu todas as dicas anteriores, está na hora de pôr as mãos na massa e começar a vislumbrar seu futuro site. Inicialmente, você precisa fazer o download do arquivo de instalação . Após realizar o download, acesse o Painel de Controle da sua hospedagem e busque pelo Gerenciador de Arquivos. Cada servidor possui características próprias. Normalmente, neste espaço terá uma pasta para subir o arquivo zipado de instalação do WordPress.

Depois de realizado todo esse processo, você já conseguirá acessar o painel de instalação do seu site da seguinte maneira: “endereçodoseusite/wp-admin”. Como o seguinte exemplo: “joiasdamaria.com/wp-admin”.

5 – WordPress como começar: crie o banco de dados

Antes de prosseguir no processo de instalação do seu site, você terá que criar uma base de dados. Ela será responsável por armazenar todo o conteúdo futuro, como posts, páginas, imagens, vídeos. Este banco de dados é criado através do Painel de Controle da sua hospedagem.  

Leia também: O que é SEO e como isso pode alavancar o seu site

WordPress como começar

6 – WordPress como começar: personalize seu site

Após todo esse processo mais delicado e essencial para colocar o site da sua empresa ou marca no ar, chegou a hora de dar a cara que seu futuro endereço online terá. Ao fazer o seu primeiro login, você terá que iniciar o processo de criação de toda a parte visual. O próprio WordPress já possui milhares de temas. Os melhores muitas vezes são pagos, mas também existem opções gratuitas, que possuem certas restrições.

Após criar toda a identidade visual do seu site, você deve a partir de agora pensar em algumas configurações básicas, partindo da escolha de plug-ins essenciais, como formulário de contato, catálogo de produtos (WooCommerce), galerias, e criação das páginas que estarão disponíveis no seu site. Além disso, para ter melhor resultado do seu negócio é preciso otimizar seu site para o Google e configurar o Google Analytics para conseguir acompanhar os resultados.

Toda essa personalização final precisa ser feita com muita atenção, cuidado e conhecimento afinal ninguém quer colocar um site no ar sem ele estar redondo e com potencial essencial de sucesso. Erros podem ser cruciais para não obter o resultado esperado. Para conseguir um melhor planejamento e criação do seu site, uma excelente alternativa é contratar uma empresa que faça tudo por você, tendo profissionais especializados em WordPress. A Yogh tem inúmeros serviços oferecidos, desde a criação total, até mesmo procedimentos de manutenção e otimização de algum site já iniciado.

Entre em contato e tire todas suas dúvidas!  

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta