WordPress 14 anos – Conheça 7 marcos notáveis do CMS

O WordPress fez 14 anos. Sim! 14 anos desta plataforma que começou apenas com a função de melhorar a experiência dos blogueiros. Transformou-se no sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo.

27% dos sites de toda a internet são em WordPress.

No espírito de comemoração, separamos 7 marcos que exemplificam a caminhada de sucesso da plataforma e que também são motivos para você criar seu site institucional ou loja virtual com o WordPress.

Vamos conhecer 7 eventos que consolidaram o WordPress no mercado digital:

2003 – Lançamento do WordPress

Matt Mullenweg e Mike Little lançaram o WordPress para melhorar a vida dos blogueiros. Era simples assim. Ambos não tinham ideia do que viria depois.

Desde então, muitas empresas, redes de comunicação, indústrias e tantos outros segmentos, tem usado WordPress como plataforma.

Exemplos internacionalmente conhecidos são: New York Times, Disney e Sony.

Muito mais que um software para blog, desde seu lançamento, transformou-se uma plataforma que pode ser usado para todo o tipo de negócio.

Conheça mais sites que utilizam o WordPress como CMS:
6 instituições de ensino que usam WordPress

Empresas e indústrias que utilizam WordPress

8 referências de cultura pop que usam WordPress

2004 – Criação de sistema do plugin

plugins-wordpress-busca

No ano de 2004,  Ryan Boren, inventou o sistema que destacaria o WordPress no mundo e faria com que se tornasse um CMS que suporta todo o tipo de site: os plugins

Hoje existem mais de 50 mil plugins disponíveis no repositório do WordPress. Existe plugin para todo o tipo de função e recursos, permitindo a extensão do seu site WordPress.

2004 – Licença GNU

Entre os destaques mais significativos na história do WordPress está a licença GNU.

Como sabemos, o WordPress é open source – código aberto. E sempre continuará sendo por causa da licença GNU.

A licença GNU é uma licença de software gratuita que permite qualquer pessoa modificar, compartilhar e usar WordPress de graça, para sempre.

Por causa dessa licença, os usuários podem continuar a modificar e aprimorar a plataforma.

Uma das razões que o WordPress cresceu é por causa do fato que ele é um sistema aberto que permite que pessoas se voluntariem para trabalhar no melhoramento de funções nativas, segurança e tudo que tem a ver com o CMS.

Sem a presença da licença seria mais difícil detectar vulnerabilidades e bugs. A licença GNU protege e garante a participação da comunidade em tudo que tem a ver com WordPress. 

2006 – Primeiro WordCamp

san-francisco-wordcamp

Foi no ano de 2006 que aconteceu o primeiro WordCamp.

Este evento, que reúne pessoas que trabalham e são apaixonadas pelo WordPress, permite uma maneira para que a comunidade se conheça, compartilhe experiências, ideias e aprimorem cada vez mais a plataforma.

É um ótimo evento para aprendizado.

Em 2006, o  WordCamp aconteceu em San Francisco, com mais de 500 pessoas. Catorze anos depois, o WordCamp acontece em mais de 40 países e com meetups em 58.

O WordPress se tornou uma sensação global.

2012 – Temas adicionados ao painel

O WordPress é extremamente customizável.

Em 2012,  centenas de temas ficaram disponíveis para o usuário no painel de administrador. Facilitando a personalização e acesso a todas as opções.

2015 – Diretório de plugin ultrapassa 1 bilhão de downloads

download-arquivo

Já citamos aqui o quanto os plugins foram cruciais para espalhar a popularidade do WordPress.

São eles que ajudam a aumentar as funcionalidades e recursos de seu site em WordPress. Independente se for uma loja virtual, site institucional, e-learning, market place.

No ano de 2015 o WordPress ultrapassou 1 bilhão de downloads de plugins. 

2015 – WordPress distribui mais de 25% da internet

Mais um marco que define e consolida o WordPress no mercado aconteceu no ano de 2015!

Ele chegou ao impressionante espaço de 25% de sites da internet.

É isso mesmo! 25% dos sites são feitos com WordPress. Isto só mostra o quanto a popularidade, praticidade e intuitividade do WordPress conquistou os usuários e donos de sites.

Conclusão

Como você pode ver, nestes últimos 14 anos, o WordPress conquistou muita coisa e continua aprimorando seu sistema para que os usuários possam aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados!

Esta lista só comprova o sucesso do WordPress e a tendência de todos aqueles que utilizam a plataforma seguirem o mesmo caminho!

Lista baseada no artigo: 14 amazing WordPress milestones

COMENTE ESTE ARTIGO!