WooCommerce completa 10 anos: confira 6 fatos marcantes

Em 2021, a loja virtual do WordPress, o WooCommerce completou 10 anos de história. Confira agora 6 fatos marcantes desta vitória, que é repleta de conquistas.

WooCommerce completa 10 anos

No dia 27 de novembro de 2010, a WooThemes dava os primeiros passos rumo à criação do WooCommerce, que hoje é a famosa loja virtual do WordPress. Na época, o objetivo da WooThemes era criar apenas um tema voltado para e-commerce para incluir em sua coleção. 

Após explorar uma série de possibilidades, é que a WooThemes sentiu que era chegado o momento de contratar novos desenvolvedores que trabalhassem com foco na criação de um plugin. 

Quase um ano depois, em 27 de setembro de 2011, uma equipe da WooThemes composta por 4 desenvolvedores lançou a primeira versão do WooCommerce, que foi muito bem aceita pela comunidade WordPress. E desde então são anos de trabalho árduo e muitas novidades para os usuários da loja virtual mais popular do mundo! 

E em 2021, o WooCommerce chegou a uma marca histórica! O plugin completou 10 anos de existência! Parabéns WooCommerce! Para relembrar a trajetória que é marcante, especialmente, para quem viu o plugin crescer e se desenvolver dentro da comunidade WordPress, neste post, você vai conferir alguns fatos que foram fundamentais para o crescimento da plataforma!

Vamos viajar pela história do WooCommerce? Aproveita, senta e pega um cafezinho ou chá antes de começar a leitura!

A primeira versão do WooCommerce

A versão 1.0 do WooCommerce foi lançada em setembro de 2011. Na época em que foi lançado, a loja virtual tinha apenas nove extensões e somente 06 temas disponíveis para uso.

Na foto abaixo, é possível ver como era o primeiro painel de produtos da loja virtual WooCommerce. Mudou muito, não é mesmo?

Para o COO do WooCommerce, Warren Holmes é surreal ver que um produto criado há 10 anos mudou e segue mudando vidas! “Dez anos?! Estamos nos divertindo! É surreal ver nosso produto literalmente mudando vidas; o ecossistema em torno da WooCommerce permitiu o início e o crescimento de centenas de milhares de empresas com milhões de clientes felizes. O desenvolvimento da nossa equipe também tem sido fenomenal; tem sido um privilégio ver os indivíduos crescerem não apenas suas carreiras, mas suas famílias também“, afirmou.

WooCommerce atinge a marca de 500 mil downloads

Apenas 1 ano e 04 meses após o lançamento do WooCommerce, a marca chegou a 500 mil downloads. Depois de mais 137 dias depois deste marco, a loja virtual chegou a 1 milhão de instalações ativas. Surpreendente, não é mesmo! O que na época, já provava a qualidade deste plugin.

Atualmente, o plugin está disponível para download no repositório oficial do WordPress e já conta com mais de 5 milhões de instalações ativas! Além disso, o plugin conta com avaliação de 4,5 de 5 estrelas!

WooCommerce realiza a primeira WooConf

Foi em 2014, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, que a primeira Conferência do WooCommerce foi realizada. Na época, o plugin estava em sua versão 2.2 e os responsáveis pelo projeto puderam trocar experiências com os participantes e relevar a todos os próximos passos rumo à evolução deste plugin.

Lançado o primeiro tema com foco em WooCommerce

Ainda em 2014 foi lançado o primeiro tema com foco na loja virtual conhecido como StoreFront no repositório oficial do WordPress. O tema ainda está disponível para download e também pode ser visualizado na loja de temas do WooCommerce. Hoje, ele é de propriedade da Automattic.

WooThemes é adquirido pela Automattic

Em 2015, a Automattic empresa por trás do WordPress adquiriu a WooThemes, que meses depois teve sua marca aposentada e passou a usar apenas a marca WooCommerce.

Desde então, a marca segue crescendo dentro da comunidade WordPress e também pelo mundo. Com o passar do tempo, a marca foi criando uma série de produtos que tem o objetivo de auxiliar no crescimento dos usuários, como WooCommerce Subscription, WooCommerce Payments e WooCommerce Shipping.

Já em 2019, o WooCommerce lançou um aplicativo móvel, considerado uma loja de bolso, para Android e IOS, que dá o poder de os usuários gerenciarem suas lojas enquanto estão em movimento.

WooCommerce é a loja virtual mais popular do mundo 

Ao longo destes 10 anos de história ficou comprovado que: o WooCommerce não para de crescer! Atualmente, o marketplace tem mais 730 extensões oficiais e temas disponíveis. Hoje, a equipe é composta por mais de 300 pessoas e o plugin já foi traduzido em mais de 60 idiomas. 

Além disso, o WooCommerce é a loja virtual mais popular do mundo, pois 29% das lojas virtuais disponíveis na web são feitas utilizando o plugin de loja virtual do WordPress. Este dado é levantado pela Builtwith, site responsável por acompanhar o crescimento de tecnologias que estão em uso na web.

Com este número expressivo, o WooCommerce se mantém líder há anos e deixa para trás empresas como Shopify e Magento. E a tendência é que o plugin não pare de crescer, afinal, a internet tem sido cada vez mais fundamental na vida das pessoas e comprar online traz praticidade e conforto para os clientes.

Vantagens de utilizar o WooCommerce como loja virtual

Ao longo deste post, você pôde conferir 6 fatos que marcaram os 10 anos de história deste plugin de loja virtual. Mas antes de finalizá-lo, é hora de conhecer as principais vantagens do WooCommerce para quem quer criar sua loja online:

Estas são algumas das vantagens deste plugin criado pela WooThemes. E aí, gostou de conhecer mais sobre a história do WooCommerce? Você já utiliza este plugin? Conta para a gente a sua experiência nos comentários!

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!


Com informações: Celebrating 10 years of WooCommerce.

Sair da versão mobile