Vídeo no WordPress – Youtube ou Vimeo? Qual a melhor opção para seu site?

Você precisa saber qual a melhor plataforma para criação e edição de vídeos? Vem conferir nosso artigo de comparação entre Youtube e Vimeo.

WordPress

Atualizado em 19/09/2017

Quando precisamos fazer o upload de vídeos online, Youtube e Vimeo são as plataformas mais populares no mercado. Por isso não é de se estranhar se aquela dúvida pintar em relação a melhor plataforma para fazer o upload de seus vídeos.

Ambas são ótimas plataformas com respectivas vantagens e desvantagens.

Neste artigo, vamos ver um pouco mais sobre estas plataformas nos seguintes tópicos:

  • Preço
  • Limites de upload
  • Tamanho de público e alcance
  • Controle de privacidade
  • Edição de vídeo
  • Opções de monetização

Temos certeza que depois desta leitura você vai conseguir escolher entre a solução mais adequada para seu projeto!

Vamos lá?

Por que escolher entre Youtube ou Vimeo?

youtube-logo

Se você quer começar um site, o WordPress é a melhor plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo e sempre recomendada por especialistas.

Apesar de você ter a opção de fazer o upload de vídeos diretamente na plataforma, isto não é recomendado pelo simples fato de que o WordPress não foi feito para ser um streaming de vídeo.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O upload de vídeo no WordPress, feito de forma direta, pode gerar muitos problemas. Vídeos são arquivos grandes e muitos dos provedores não estão otimizados para isto. O que pode fazer com que seu site pare de funcionar se tiver muitos acessos ao mesmo tempo. Sem contar que usuários tem tipos diferentes de conexão. Vídeos de alta qualidade podem demorar tempo demais para carregar nas conexões mais lentas.

Já as plataformas específicas de vídeo, como Youtube e Vimeo, são feitas para serem servidores de vídeo. Eles tem recursos e tecnologia para oferecer uma experiência de streaming muito melhor comparada com o upload direto no WordPress.

vimeo-logo

Além de uma otimização na experiência do usuário, o motivo mais importante é que você pode facilmente incorporar os vídeos postados nestas plataformas em seu site WordPress.

1. Preço

Ambas as plataformas – Youtube e Vimeo – são empresas. A opção de valores são baseadas em como eles ganham dinheiro por meio da plataforma.

dinheiro-moeda-real-valor

No Youtube

Youtube é gratuito e eles ganham dinheiro por meio de anúncios. Estes anúncios são mostrados dentro do player de vídeo na barra lateral e dentro do aplicativo do Youtube.

A plataforma também oferece inscrições pagas por meio do Youtube Red para usuários. Este serviço permite que o usuário livre-se de anúncios e também dá acesso a programação original do Netflix (o serviço ainda não está disponível para o Brasil).

Como criador de conteúdo você pode fazer o upload de quantos vídeos que desejar de forma gratuita. Inicialmente, a duração dos vídeos é limitada a 15 minutos. Mas, isto pode ser alterado quando sua conta atingir um específico número de inscritos.

No Vimeo

O modelo de negócio no Vimeo é bem diferente do que no Youtube. Eles ganham dinheiro ao vender serviços de hospedagem para editores.

Eles oferecem uma gama de planos começando com plano gratuito, o que é limitado para 500 MB de armazenamento por semana. Depois disso é possível entrar para o:

  • Vimeo Plus
  • Vimeo Pro
  • Vimeo Business

Cada um deles oferece recursos e limites de upload.

Planos gratuitos são bem limitados em termos de armazenamento e recursos.

2. Limitação de upload

upload-nuvem-azul-seta

Ambas as plataformas tem diferentes políticas em relação a quantidade de conteúdo que você pode fazer o upload.

No Youtube

Por padrão, você pode fazer o upload de vídeos ilimitados, mas cada vídeo deve ter duração até 15 minutos. Entretanto, depois de um tempo, você pode fazer upload de vídeos com 12 horas ou arquivos de até 128 gigas.

Isto é ótimo para os criadores de conteúdo.

No Vimeo

Vimeo tem diferentes limitações no upload para cada plano:

  • Gratuito – 500MB por semana até 25GB por ano
  • Plus –  5GB por semana até 250GB por ano
  • Pro – 20 GB por semana até 1 TB por ano
  • Negócios – Sem limitações semanais e até 5TB  de armazenamento total.

3. Tamanho de público e alcance

pessoas-homens-amarelo

Ambas as plataformas oferecem opções de compartilhamento e tem comunidades dedicadas e recursos sociais dentro de seus produtos.

No Youtube

Quando falamos de público, o Youtube tem a vantagem óbvia. A plataforma pertence ao Google e é notavelmente a mais visível entre os outros produtos do buscador. Quase todos os celulares Android vem com o aplicativo do Youtube já instalado.

O Youtube tem uma comunidade de mais de 1 bilhão de usuários, isto é 1/3 da internet. A plataforma também é o segundo mecanismo de busca do mundo.

No Vimeo

Vimeo tem uma comunidade menor que o Youtube, mas ainda é bastante. São 170 milhões de usuário e tem crescido de forma uniforme. Vimeo é a casa para criadores de conteúdos mais criativos do mundo.

Além dos canais, também tem um recurso de grupo onde usuário conseguem criar e participar de grupos específicos.

Ele também possui recursos de busca que permite os usuários buscarem por vídeos, pessoas, canais e grupos. A descoberta de conteúdo mostra vídeos relevantes na barra lateral.

4. Controle de privacidade

Nem todos os produtores de conteúdo querem que o conteúdo seja visto por todos.

No Youtube

Youtube oferece três tipos de configurações por vídeos:

  • Público – Estes vídeos são acessíveis a todos. Eles podem ser buscados, listados e mostrados em toda a plataforma Youtube
  • Não listado – Estes vídeos podem ser acessados por qualquer pessoa que tenha a URL. Porém, não apareçam na busca por Youtube ou vídeos relacionados
  • Privado – Estes vídeos só são visíveis a você e usuários específicos da sua escolha

Além destas configurações, você pode também desabilitar comentários em seus vídeos. O Youtube permite você a desabilitar a incorporação de seus vídeos em qualquer sites, mas isto também bloqueia que você incorpore vídeos no seu próprio site em WordPress.

No Vimeo

Vimeo oferece mais opções de privacidade que o Youtube.

As configurações permitem que você faça:

  • Vídeos públicos
  • Privados
  • Não listados

Usuários de planos pagos também podem restringir a incorporação de vídeos para seus próprios sites. É possível desabilitar até mesmo que vídeos sejam vistos no Vimeo.com.

O usuário pode proteger seus vídeos com senha. É possível adicionar vídeos com posts protegidos por senha em seu site WordPress.

5. Edição de vídeo

computador-design-escritorio

Ambas as plataformas oferecem boas ferramentas para upload, edição e gerenciamento dos vídeos.

No Youtube

O Youtube oferece um editor que permite que você crie vídeos de seus outros vídeos já feitos, imagens e mais. Você também pode criar vídeos usando fotos do Google Photos.

A ferramenta web de edição de vídeo oferece um processo de criação simples e fácil.

Também permite que você adicione links, anotações, legendas e títulos para seus vídeos. Também oferece live streaming para links ao vivo de eventos, notícias ou até mesmo vlogs.

No Vimeo

Vimeo não oferece muitos recursos de edição de vídeo como o Youtube. Entretanto, oferece todas as edições básicas. 

Permite que você edite o título do vídeo, descrição, categorias, tags, licença e avaliação de público. Você também pode fazer o upload de legendas e títulos em seus vídeos. Vimeo não tem recursos de anotações então você não pode clicar em links dentro de seus vídeos.

A melhor parte é que você consegue substituir seu vídeo para uma versão mais nova sem ter que mudar as estatísticas ou url. Isto é algo que você não pode fazer no Youtube sem ter que fazer o upload de um vídeo novo com url nova.

Este recurso específico é bastante útil porque se você comete algum erro ou só precisa atualizar alguma informação dentro do vídeo,  você pode facilmente fazer isto mantendo a quantidade de visualizações e a mesma url.

6. Opção de monetização

dinheiro-moeda-planta-vaso

Ambas plataformas permitem que os usuários ganhem dinheiro online com seus vídeos.

No Youtube

Youtube permite que os criadores de conteúdo utilizem o Google Adsense para monetizar seus vídeos. Criadores ganham uma parte dos anúncios feitos em suas produções. Porém, é necessário que você acumule no mínimo 10 mil visualizações em seu canal antes que você comece a lucrar.

Youtube também permite que os criadores utilizem outras formas de monetização. Editores podem vender produtos em seu vídeo, adicionar avaliação paga, se integrar a programas afiliados, se tornar patrocinador, pedir doações e mais.

No Vimeo

Vimeo se orgulha de oferecer uma plataforma de vídeo sem anúncio. Eles não tem um programa de anúncio que você pode participar.

Porém, eles oferecem “Vimeo on Demand”. Uma plataforma que você pode vender vídeos diretamente para seu público. Você precisa estar no plano Vimeo Pro. Pense nisto como sua própria versão do Netflix.

Vimeo também permite que você mencione patrocinadores em seus vídeos, adicione links na descrição e peça doações aos espectadores.

Conclusão

Youtube e Vimeo são excelentes plataformas para seus vídeos no WordPress. Dependendo do que você está tentando alcançar com seus vídeos, uma plataforma pode ser melhor que a outra.

Nós esperamos que este artigo te ajude a entender melhor qual plataforma se adequa ao tipo de negócio e site que você possui. Para saber mais sobre vídeos no WordPress, veja aqui:

Como incorporar vídeos no WordPress

Maneiras para otimizar vídeos em seu site

Texto traduzido e modificado: Youtube vs Vimeo – Which one is better for WordPress Videos?

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Gerson Santos

    Gostei da descrição comparativa.Assim pude conhecer as vantagens e desvantagens de ambos.A única coisa que não tenho noção, é, sobre o que representa fisicamente um espaço ocupado por um video.

Deixe uma resposta