Utilizando recursos no seu site sem comprometer o seu objetivo

Navegando um pouco pela internet hoje, encontramos os mais variados recursos para prender a atenção dos usuários nos sites ou blogs. Recursos como músicas, páginas de abertura, pop-ups, animações em flash, imagens, entre outros, são sempre bem vindos se forem utilizados da maneira correta. Mas como saber se estes recursos estão sendo usados de maneira correta?

Marketing Digital

Atualizado em 15/03/2012

Ao criarmos um site ou blog, seja ele para divulgar uma marca, produto ou compartilhar informações, buscamos seguir algumas regrinhas para não comprometer a usabilidade e conversão. Como por exemplo, posicionar o conteúdo da forma correta, organizar os elementos das páginas para facilitar o acesso as informações e destacar os pontos mais relevantes, para que o objetivo ou conversão de seu site seja alcançado. Por isso, utilizamos hoje em sites e blogs, os mais variados recursos para ganhar a atenção do usuário e aumentar a conversão desejada. Mas será que estes recursos são sempre bem vindos, ou eles podem acabar afetando a conversão do seu site?

Adicionar música de fundo no site é bem visto pelos usuários?

As músicas em sites nem sempre são bem vistas pelos usuários, pois elas podem acabar deixando os usuários constrangidos em diversas situações. Claro que toda regra tem sua exceção, por exemplo, em sites de bandas musicais, artistas ou rádios online os usuários já estão esperando que uma música de fundo comece a tocar. Mas em sites comuns, as músicas de fundo poderão se tornar indesejadas, o que poderá atrapalhar a conversão do seu site. Mas porque essas músicas podem se tornar indesejadas? Abaixou vou listar alguns tópicos:

1 – Várias abas ou janelas podem dificultar o usuário a identificar de onde vem à música.

Usuários hoje trabalham com diversas abas ou janelas, o que dificulta o usuário descobrir de que site está vindo àquela música, caso ele não goste da mesma e queira desligar.

2 – Outro recurso de som aberto poderá tornar músicas de fundo indesejadas.

O usuário poderá já estar ouvindo uma música que ele gosta, ou conversando pelo Skype, msn, ou até mesmo vendo TV. O que tornará a música do seu site desagradável.

3 – Gostos musicais divergentes entre usuários

Nem todo mundo têm o mesmo gosto musical. Não vale a pena espantar o usuário por um simples capricho de deixar uma música de fundo tocando.

4 – Sites com música quando são acessados de computadores públicos poderão deixar os usuários constrangidos

Muitos usuário utilizam computadores públicos e nem sempre estão esperando que uma música comece a tocar quando acessam um site. Por isso, caso o usuário esteja em local público, poderá ficar constrangido com a música do seu site.

Animações em flash deixam meu site mais atrativo?

O Flash é um programa para animação desenvolvido pela Adobe. Com ele é possível desenvolver anúncios interativos, jogos e muito mais, fazendo com que seu site se torne mais chamativo para os usuários. No entanto, nem sempre o uso do flash é indicado, principalmente se ele for utilizado de forma exagerada.

1 – Usabilidade do flash

Os sites que utilizam animações em flash poderão ficar mais pesados que outros sites que utilizam gifs ou apenas imagens estáticas. Além disso, para visualizar as animações é necessário que o flash esteja instalado.

2 – Sites que utilizam flash não são bem indexados pelos buscadores

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Buscadores como o Google por exemplo não indexão bem sites desenvolvidos em flash, o que dificulta o SEO. Isso ocorre porque o flash ofusca o conteúdo e também as urls, fatores que são extremamente utilizados pelo Google para poder indexar seu site nas buscas. Na Figura 2 vemos como o Google enxerga um site com flash 9rooms e na Figura 3, vemos como o Google enxerga um site sem flash CADguru. Para fazermos essa verificação utilizamos a ferramenta  SEO-browser.

Como os usuários olham o site 99 roomsFigura 1 – Como nós vemos o site 99rooms

Como o google vê um site em flashFigura 2 - Como o Google vê o site 99rooms

Figura 3 - Como nós vemos o site CADguru

Como os usuários olham o site em WordPress CADguruFigura 4 – Como o Google vê o site CADguru

 

3 – Sites em flash podem ofuscar o conteúdo

Animações poderão ofuscar completamente o conteúdo do seu site, pois elas prendem a atenção do usuário, que acaba olhando mais a animação do que o conteúdo em si.

Páginas de abertura em sites

As páginas de abertura aparecem em alguns sites antes da página inicial. Geralmente elas não possuem conteúdo e são usadas para atrair a atenção dos usuários, no entanto, em muitos dos casos elas causam efeitos contrários.

1 – Páginas de abertura dificultam o SEO

A utilização das páginas de entrada podem dificultar a indexação do site, pois a página principal dele não possui conteúdo algum, o que faz com que os buscadores percam informações como referência inicial do site para indexação.

2 – Páginas de abertura são um link desnecessário

Muitas vezes usuários que visitam sites com estas páginas, tendem a sair da página e ir direto para o conteúdo, o que tornará o efeito neutro. Já outros poderão ficar sem interesse pelo site e sair dele rapidamente.

Utilizando imagens no site

As imagens são bastante utilizadas hoje para incrementar o conteúdo do site. Porém  cuidado ao usar: muitas imagens, imagens muito grande ou imagens que não têm a ver com o conteúdo, pois elas podem ofuscar as informações do seu site e não agregar tanto valor quanto o esperado.

1 – Imagens otimizadas para web

Verifique se as imagens estão otimizadas para web, ou seja, se elas possuem um tamanho ideal e um título que descreve o que a imagem está mostrando. Imagens não otimizadas poderão atrapalhar o carregamento do site em termos de velocidade.

2 – Anúncios em blogs

Utilização de muitos anuncios, principalmente em blogs, podem confundir os usuarios, conforme é mostrado na Figura 3, onde temos diversos anúncios no cabeçalho do site.

Exemplo de blog com muitos anúncios

Figura 3 - Exemplo de Blog com muitos anúncios

 

Utilizando pop-ups em seu site

Pop-up são janelas extras, que aparecem nos sites para divulgar uma programação diferente, ou um produto que está sendo lançado. Ao serem lançados nas telas dos usuários os pop-ups tendem a chamar a atenção. Mas cuidado, pois pop-up pulando na tela dos usuários a cada página que eles abrem pode ser inconveniente.

Conclusão

Navegando um pouco pela internet hoje, encontramos os mais variados recursos para prender a atenção dos usuários nos sites ou blogs. Recursos como músicas, páginas de abertura, pop-ups, animações em flash, imagens, entre outros, são sempre bem vindos se forem utilizados da maneira correta.

Quando criamos um site ou blog, temos como objetivo prender a atenção dos nossos usuários para que no final tenhamos algum tipo de conversão, seja ela venda de produto, divulgação, entre outras.  Devido a isso é sempre válido recorrer aos mais variados recursos em nosso site. No entanto, esse uso deverá ser feito de forma moderada e eficaz, pois, o uso exagerado ou indevido destes, poderá causar um efeito contrário e afetar a conversão do seu site.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

3 comentários

  1. Paulo Brito

    Fiz este site totalmente sem flash, somente html+javascript: http://www.gabriellabraga.com.br

    Há alguns pontos que a Juliana coloca como negativos, mas que foram necessários: som de fundo e página de abertura. Devido ao tipo de negócio, estas característica são esperadas pelo visitante.

    Abraços a todos.

    • Juliana Mokwa

      Olá Paulo, obrigada pelo seu comentário.
      Conforme comentei no texto, toda regra tem sua exceção. Visitei o site que você desenvolveu, e verifiquei que realmente tem uma página de entrada e a música. No entanto, o menu aparece disponível nessa página pagina de entrada e ao lado dele o controle para que o usuário possa pausar música, tudo muito visível aos olhos dos usuários. Ao meu ver o problema maior está nas páginas de entrada sem conteúdo algum, onde aparece apenas uma animação ou uma foto qualquer e um chamado “clique aqui para acessar a página principal”. São páginas que na maioria das vezes não convertem em nada.

Deixe uma resposta