Templates x sites exclusivos: como a escolha afeta o meu resultado?

O que diferencia a sua empresa de outra aos olhos do consumidor? Vários fatores, mas um deles, essencial nos dias de hoje, é a identidade visual. É ela que dá uma roupagem específica a uma marca, produto ou serviço, e é o que faz com que associemos determinada qualidade a ela. E essas características se […]

WordPress

Atualizado em 29/08/2012

Templates ou sites exclusivos

O que diferencia a sua empresa de outra aos olhos do consumidor? Vários fatores, mas um deles, essencial nos dias de hoje, é a identidade visual. É ela que dá uma roupagem específica a uma marca, produto ou serviço, e é o que faz com que associemos determinada qualidade a ela. E essas características se expandem para o âmbito virtual também, através principalmente de websites, que acabam se tornando uma extensão da empresa no mundo online.

Por isso boa parte das empresas opta por criar um projeto inédito, específico para suas necessidades e objetivos. No entanto, muitas seguem um caminho distinto, contrário ao anterior, que é o dos templates.

Mas afinal, o que é um template?

Um template nada mais é do que um website pronto, padronizado e não exclusivo. Ele possui uma estrutura muitas vezes fixa, cujas opções de edição são limitadas, não permitindo personalizações maiores. Por conta disso, seu preço é menor, mas a empresa que o utilizar correrá o risco de possuir um território na web muito similar ao de outra pessoa – ou até de um concorrente, caso este resolva usar um também. No fim, o usuário pode acabar com aquela sensação de “já vi isso antes” ao entrar em seu site. Claro, templates são uma ótima opção para blogs e afins, que possuem objetivos distintos de uma página corporativa.

templates de sites corporativos

Exemplos de templates gratuítos

Quais os diferenciais de um site exclusivo?

Além das características já citadas, um site exclusivo é todo construído por uma equipe multidisciplinar de profissionais, passando por etapas como a estruturação de conteúdo – através da criação de wireframes -, criação de layout, programação e SEO (search engine optimization), que otimiza o seu site para que ele seja melhor posicionado nos mecanismos de busca.

Site exclusivo criado pela Yogh: Delicatesse Viktoria

Site exclusivo criado pela Yogh: Delicatesse Viktoria

Com um site exclusivo você possui um trabalho dedicado, estudado e personalizado. É um investimento maior, mas que traz mais resultados e reconhecimento. Outra opção para quem possui o orçamento limitado e prefere desenvolver algo mais simples – fugindo dos templates – é o Inisite, serviço prestado pela Yogh que consiste em uma página única que apresenta sua empresa de forma profissional e objetiva. Confira!

Inisite criado pela Yogh: On Game Station

Inisite criado pela Yogh: On Game Station

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta