Spam WordPress nunca! Conheça a eficiência do Akismet

O plugin Akismet é um plugin WordPress que já vem instalado como forma padrão dentro do seu WordPress. Para saber mais sobre ele, confira nosso artigo do dia:

Plugins WordPress

Atualizado em 07/08/2017

Nosso artigo de hoje vai falar sobre spam! E como o plugin Akismet pode te ajudar na tarefa de se livrar das mensagens indesejadas e não solicitadas que tentam invadir a seção de comentários de seu site WordPress.

Akismet – O que é e para que serve?

O Akismet é um plugin anti-spam desenvolvido pela empresa Automattic. Foi criado para filtrar e ser a primeira linha de defesa do site contra todas as mensagens indesejadas da seção de comentários.

Basicamente ele utiliza filtros para verificar e identificar quais comentários são válidos daqueles que são apenas spam e que estão ali só para sujar sua área de interação com leitores por meio de links maliciosos ou propagandas enganosas.

O que é spam? E por que é ruim para seu site em WordPress?

Antes de falarmos sobre os recursos do plugin (que já vem instalado como padrão em qualquer site WordPress) , vamos revisar o que é spam e por que ele é tão prejudicial para seu WordPress.

Spam é qualquer mensagem eletrônica que chega ao usuário (seja por e-mail ou pelos comentários) sem que tenha sido solicitado.

Outra característica do spam é a quantidade em que ele aparece: muita. Não ter um meio para controlar os spams é ruim porque:

  • Acaba se misturando com comentários legítimos
  • Prejudica a imagem do seu site não só com seus leitores mas também com o próprio Google, podendo afetar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
  • Traz vulnerabilidade para todas as pessoas que fazem a leitura e participam da seção de comentários de seu WordPress.

Vantagens do Akismet

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Ele vai te ajudar a fazer esse gerenciamento de spams e permitir que você fique mais tranquilo em relação aos tipos de comentários que recebe. 

Vamos conferir 4 vantagens pontuais do plugin:

1. Verificação automática

O plugin verifica automaticamente todos os comentários e filtra todas as mensagens que mostram indicativos de serem spam.

2. Histórico

Cada comentário tem um histórico de status para você saber quais comentários foram capturados e apagados pelo plugin e quais foram classificados como spam por um moderador.

3. Detectação de links

Você consegue saber se um comentário é malicioso porque as urls são mostradas no corpo de texto do comentário caso existam links ocultos ou falsos.

4. Recurso de descarte

O recurso de descarte permite que você elimine todos os spams encontrados, dando mais espaço em disco e acelerando seu site WordPress.

Conclusão

O Akismet vai te ajudar a distinguir o que é spam e o que não é. Com isso, fique tranquilo e invista seu tempo dando atenção a outras partes do seu site. Preocupação com spam, nunca mais!

Se você gostou desse artigo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta