Quanto custa para manter um site WordPress?

Neste artigo você saberá quais são os custos para manter um site WordPress. Desde produção de conteúdo a otimização, leia aqui sobre os investimentos necessários:

WordPress

Atualizado em 27/10/2016

WordPress é uma plataforma de código aberto. Isto significa que é livre e praticamente gratuita. Falamos praticamente porque para criar um site WordPress você tem custos com a hospedagem e nome de domínio.

Já as sugestões listadas a seguir não são obrigatórias, mas extremamente recomendadas para um melhor aproveitamento da plataforma e dos recursos que ela oferece.

Quer saber quanto custa para criar um site WordPress? Veja aqui!

Com estes gastos você tem em suas mãos seu site WordPress – para criar e desenvolver seu projeto da maneira que desejar. Você pode adicionar plugins que estendem as funções do WordPress e assim, deixam seu site eficiente e prático para seu usuário.

Mas depois do site criado, quais são os gastos para manter um site WordPress?

Esta é uma boa pergunta! No artigo de hoje nós vamos ver 3 pontos de investimentos que você terá ao manter um site WordPress.

Manter um site WordPress – Backups e manutenção

manter um site WordPress - segurança

Talvez um dos principais investimentos que você terá ao longo do seu site WordPress é com backups e a manutenção geral do site.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Para a garantia de um serviço bem executado é sempre recomendado contratar um especialista WordPress. Com o especialista você tem certeza que o processo de backup (extremamente importante) ocorrerá da melhor forma, por exemplo. Caso alguma eventualidade aconteça, seu site terá uma cópia pronta. Um profissional WordPress executará a tarefa com eficiência. Outra alternativa é contratar uma solução de backup de sua própria hospedagem (custos variam bastante), ou ainda configurar plugins que façam esse processo de forma automática de tempos em tempos, conforme sua necessidade.

Outros custos em relação a manutenção e que trazem garantia e segurança se feito por um especialista, é atualização do WordPress, remoção de vírus ou malware e quando seu site WordPress fica fora do ar.

A atualização do WordPress é muito importante. A plataforma está constantemente sendo atualizada devido as mudanças feitas para melhorar a experiência do usuário. Por causa das novas funcionalidades e alterações de sistema, atualizar sem a ajuda de um profissional é arriscado.

Afinal, toda a atualização traz, em algum nível, incompatibilidades com temas e plugins de seu WordPress. Incompatibilidades que só um especialista WordPress conseguirá resolver.

Remoção de vírus e identificar porque seu site está fora do ar são tarefas que exigem conhecimento técnico.

A contratação de um especialista WordPress é um investimento necessário que dará a você a garantia que seu site estará bem cuidado e seguro! Você encontrará empresas e profissionais que oferecerão manutenções avulsas ou mensais.

Otimização e performance

manter um site WordPress - performance

Investir em tecnologias para otimizar seu site e melhorar sua performance sempre são uma boa pedida. É verdade que existem ferramentas gratuitas para medir a performance de seu site WordPress.

As soluções, caso seu site necessite de uma melhora de performance, são um investimento que vale a pena.

Você pode melhorar a performance de seu site com a contratação de um serviço de CDN e o uso de cache. A performance do WordPress tem muita a ver também com o tipo de hospedagem que você possui. Ir para um serviço de hospedagem mais completo, conforme seu site cresça, é um investimento que vale a pena.

Investimento na produção de conteúdo

manter um site WordPress - produção de conteúdo

Ao manter site WordPress você terá custos para produzir conteúdo. Seja se você decidir contratar alguém para gerar conteúdo ou se você decidir produzir seu próprio conteúdo, seus investimentos estarão relacionados a serviços que vão te ajudar a impulsionar e aprimorar seu conteúdo.

Neste último caso, especificamente, seu investimento pode se dar na compra de plugins premium que estendem as funções do WordPress.

Plugins para melhorar SEO, para criar formulários, para gerenciar comentários, enfim. É uma lista infinita de possibilidades.

Dependendo do tipo de conteúdo que você produz, definitivamente existirá um plugin que impulsionará o conteúdo produzido.

Investimentos em seu site WordPress valem a pena

manter um site WordPress - investimento que vale a pena

Você pode perceber que os investimentos que você terá com seu site WordPress são para melhorar ainda mais a qualidade de seu site.

Ao investir em seu site WordPress você com certeza melhorará a imagem da sua marca, ganhará credibilidade e apresentará um ótimo site para seu público.

O que queremos dizer com isso é que investir em seu site WordPress vale a pena. A plataforma já oferece ótimos recursos e infinitas possibilidades para que seu projeto seja do jeito que desejar atendendo suas necessidades específicas.

Vale ressaltar que por ser código aberto, você tem a liberdade de fazer todas essas manutenções, atualizações e instalações de plugins por si só. Mas, se você não possui um olhar técnico, a recomendação sempre será contratar um especialista WordPress para que seu site não tenha nenhum problema e assim também, evitar futuras dores de cabeça.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a esclarecer a famosa dúvida: quanto custa manter um site WordPress? Tem mais alguma área que você entenda que é necessário investimento ao ter um site WordPress? Deixe um comentário!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta