Por que você precisa escolher um canal de marketing para e-commerce?

Nosso artigo vai te convencer a escolher um canal de marketing para impulsionar seu comércio eletrônico. Vem ver:

Marketing Digital

Atualizado em 06/09/2017

No mundo virtual a concorrência entre e-commerce é um pouco diferente se comparado a lojas físicas. Você não está competindo apenas com lojas da sua cidade ou região mas também com comércio eletrônicos de sua região, do seu país e até do mundo, dependendo do tipo de segmento que você está inserido.

Então, se você lançar uma loja virtual e negligenciar sua estratégia de marketing você está perdendo clientes para lojas já estabelecidas.

Leia abaixo porque você precisa escolher um canal de marketing para e-commerce.

Um plano de marketing para construir confiança

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É de extrema importância ter um plano de marketing. Isto não quer dizer, necessariamente, que você precisa de outdoors nas vias mais movimentadas de sua cidade ou gastar milhares de reais em Google AdWords (veja mais adiante).

O marketing é uma estratégia para comunicar-se com seus clientes e clientes em potencial.

Metade de sua estratégia de marketing online deve ser investida em criar confiança entre você e seu cliente em potencial. Se ele não confiar em você, eles vão procurar outro lugar no universo da internet. A outra metade deve ser investida em mostrar seu produto para seus usuários.

Como você pode construir confiança e dar visibilidade a sua marca:

  • Escrevendo conteúdo em seu blog
  • Criando vídeos para mostrar como seu cliente pode utilizar o produto ou em como pode aplicar seu serviço
  • Publicar imagens de alta qualidade para expor seus produtos em redes sociais

1. Que tipo de canal você pode usar

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Existem muitos canais para marketing disponíveis:

  • De conteúdo: blog, vlog, estratégias de SEO
  • Anúncios: Google, Facebook, Twitter, Pinterest
  • Redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram
  • Eventos locais
  • Parceiros afiliados e uso de influenciadores digitais

Cada canal é único. Por exemplo: as estratégias de SEO geram tráfego a um médio-longo prazo. Já a utilização das mídias sociais geram engajamento.

O seu trabalho como dono de e-commerce é avaliar todos os canais existentes e escolher quais são os melhores e que se encaixam com o perfil de sua loja e público.

2. Se foque no canal

Parece que surge um novo canal de marketing todos os dias, não é mesmo? No começo era o Facebook, depois veio Twitter, Pinterest e assim por diante. Saiba que você não precisa estar em todas as redes e canais. 

O fato é que se você escolher todas, talvez não consiga utilizá-las e aproveitá-las em totalidade. O segredo é escolher de 1 a 3 canais e focar-se nos escolhidos.

Os resultados variam entre canais mas você pode normalmente começar a analisar resultados em alguns meses. Caso não observe nenhum tipo de crescimento, é hora de partir para outro canal e estratégia.

Existem milhões de ângulos para observar e novas estratégias para experimentar. A recomendação é:

  • Uma estratégia a longo prazo
  • Outra estratégia a curto prazo
  • E uma estratégia paga

Uma das melhores coisas sobre o WooCommerce é que já vem dentro de um dos gerenciadores de conteúdo mais potentes que existem! Então utilize o marketing de conteúdo para sua estratégia a longo prazo. Entenda que pode demorar alguns meses para atrair um tráfego significativo (seu conteúdo deve ser constante e responder dúvidas que seus usuários possuem para trazer tráfego orgânico).

A curto prazo veja uma das muitas mídias sociais que estão disponíveis. Como o Facebook, Instagram. Todas as redes são úteis em seu próprio mérito e estilo. Assim que você tiver um pouco de dinheiro para investir, tente um canal pago e consiga um alcance rápido.

3. Entenda o sucesso do uso de canal de marketing

Sucesso pode não significar que você ganhe todos os seus visitantes de uma vez só. A princípio significa que você consiga uma venda por meio de um novo canal de marketing. Mais tarde pode significar o domínio de um canal e gerar mais vendas por este canal.

Assim que você encontrar um canal que funciona para sua loja virtual, não deixe de experimentar.

Se você conseguiu sucesso, comece a olhar com que frequência acontece: um post por semana? Cinco posts por semana? Tente diferentes tipos de conteúdo – posts de convidados, atualização, vídeo. Existem muitas possibilidades!

Não esqueça de documentar todo o processo.

O comércio eletrônico é maravilhoso porque é escalonável e para crescer não existem tantos investimentos quanto em uma lojas física. Invista seu tempo no marketing e veja crescer diante de seus olhos.

Em seu e-commerce com WooCommerce

Um dos melhores aspectos de ter uma loja virtual com WooCommerce é que você tem acesso a milhares de plugins gratuitos e que podem te ajudar a trabalhar com sua estratégia de marketing.

Que tal o Yoast SEO? É potente e gratuito e vai aumentar a efetividade de seu SEO. Também existe o JetPack e o Mail Chimp que são plugins que vão te ajudar em diversas áreas de sua loja. Você tem a possibilidade de escolher entre milhares!

Texto traduzido e modificado: Why you need to pick a marketing channel

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