Por que escolher o WordPress?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (Content Management Systems – CMS) para web, que esta sendo utilizado cada vez mais, não só por blogueiros, mas também por empresas especializadas em desenvolvimento de sites: institucionais, portais de conteúdo, empresariais, corporativos entre outros. Mas por que o WordPress esta se tornando uma boa escolha […]

WordPress

Atualizado em 26/01/2012

Por que escolher Wordpress para seu site?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (Content Management Systems – CMS) para web, que esta sendo utilizado cada vez mais, não só por blogueiros, mas também por empresas especializadas em desenvolvimento de sites: institucionais, portais de conteúdo, empresariais, corporativos entre outros.

Mas por que o WordPress esta se tornando uma boa escolha na construção de sites?

Sites rápidos de serem desenvolvidos

O WordPress preza pela facilidade de instalação e desenvolvimento. Abaixo algumas características do WordPress quanto a isso:

  • A instalação do WordPress é rápida e fácil, podendo demorar de 5 à 10 minutos;
  • Seu código é aberto, o que estimula muitos programadores a desenvolverem outras funcionalidades com plugins, encontrar problemas, falhas e darem novas ideias para atualizações constantes da ferramenta;
  • A utilização dos diversos plugins desenvolvidos pela comunidade, auxiliam o trabalho dos desenvolvedores, estendendo as funcionalidades do WordPress. Não que os outros CMS não ofereçam plugins, no entanto o desenvolvimento e a configuração no WordPress é muito mais simples.

Simplicidade na hora de administrar o site

Com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. O WordPress torna-se uma ferramenta amigável na hora de Administrar o site.

  • Os sites desenvolvidos em WordPress são totalmente editáveis, com isso o cliente tem total controle sobre o conteúdo do site;
  • Sistema intuitivo e fácil de ser administrado, onde é possível adicionar conteúdo, fazer upload de imagens e vídeos, entre outras funcionalidades de maneira fácil e rápida;
  • Traduzido para vários idiomas incluindo Português.

Fácil de trabalhar SEO

O WordPress hoje é amigável aos buscadores, pois ele foi desenvolvido baseando-se em alguns conceitos de SEO como:

  • Possuir URLs amigáveis;
  • Diversos plugins para otimizar o Título e as meta tags;
  • Utilização do Ping-O-Matic – um serviço gratuito que pinga os motores de busca mais importantes para dizer que seu site foi atualizado.

Por exemplo: Caso você possua um blog ou um site em WordPress, toda vez que você postar um novo conteúdo seu site será automaticamente pingado para os buscadores.

O CMS Joomla também possui esse recurso, mas muitas vezes não recebe a exposição imediata nos motores de busca. Isso ocorre porque o Joomla não tem a capacidade inata de ping como WordPress.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Plugin de SEO disponível para configurar o Título e a Descrição de suas páginas, que irão aparecer nos buscadores.

WordPress para Sites e Blogs

Outro ponto importante de ser lembrado é que hoje, com o WordPress é possível desenvolver sites bem estruturados e com diversas funções, não apenas Blogs. Como no caso dos sites Batman, Fieldrunners, Nívea Soares, entre outros.

Qual o Market Share do WordPress?

De acordo com uma pesquisa feita pela W3Techs 55% dos sites que estão entre os primeiros 1 milhão utilizam o WordPress. Abaixo é apresentado um gráfico que compara o WordPress com outros CMS.

Conclusão

As causas do rápido crescimento do WordPress são, entre outras, seu tipo de licença que por ser de código aberto facilita a contribuição da comunidade, sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. Por isso, se você esta procurando um CMS de fácil aprendizagem, rápido desenvolvimento e que ainda permita que todo o conteúdo do site seja administrável de forma intuitiva, escolha o WordPress.

 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Lucas Carvalho

    Artigo muito bom! É bacana visualizar com o WordPress vem crescendo nos últimos anos como plataforma não só para blogs, mas também como sites de muitas empresas de diversos segmentos. Acredito que a facilidade de desenvolvimento e a quantidade de recursos e que ele oferece aos desenvolvedores e usuários, colabora muito com esses números.

Deixe uma resposta