Performance WordPress – Como preparar seu site para picos de tráfego

Muitos acessos em seu site? Então é bom você ficar de olho na performance de seu WordPress. No artigo de hoje nós veremos o que você pode fazer para lidar com os picos de tráfego de seu site:

WordPress

Atualizado em 14/08/2017

Vamos falar sobre performance WordPress? Vamos! E que tal falarmos exatamente da performance quando seu site atinge picos de tráfego?

É bastante legal ver que seu site ganhou popularidade! Mas é também ruim perceber que por causa disso o tempo de carregamento de páginas aumentou ou na pior das hipóteses, seu WordPress saiu do ar.

No artigo de hoje você verá:

  • Como antecipar os picos de tráfego
  • Como preparar seu site com antecedência para estes picos
  • O que fazer quando seu site cai ou fica muito lento por causa da quantidade de acessos

Aprenda a prever picos de acesso em seu site WordPress

grafico-picos-estatisticas

Picos de tráfego são indicativos que seu WordPress está indo muito bem. Porém, se não estiver preparado para os acessos pode ser bem ruim para seu negócio. Seja porque pode resultar em um tempo maior de carregamento de páginas ou porque seu site pode sair do ar totalmente.

O problema de muitos acessos em um site que não está preparado é:

  • Visitantes desistem de permanecer em seu site se notarem que as páginas não estão carregando da maneira como deveriam
  • Provavelmente você vai precisar de mais espaço em seu serviço de hospedagem ou até mesmo mudar de hospedagem
  • Se seu site ficar fora do ar, você precisa verificar ao ativá-lo se tudo está no lugar que deveria. Além de notificar seus clientes sobre os problemas técnicos.

Então, para estar preparado, aqui vão algumas dicas para prever os picos de tráfego:

1. Estabeleça uma base sobre o tráfego de seu site

Analise até onde seu site WordPress consegue ir em termos de tráfego e desempenho. Verifique o programa de análise que você possui. Isto se tornará a base para você verificar picos futuros.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Ao entender a natureza do crescimento de seu site, vai ser bem mais fácil perceber as variações no ritmo de acessos em seu site WordPress.

2. Reveja os mini-picos

Não ache que mini-picos em seu site não sejam importantes. Por meio deles você tem um meio de manter sua análise em dia. Quando verificar um mini-pico, pergunte-se:

  • Existe algum lugar específico originando esse tráfego?
  • Eles acontecem no mesmo dia ou na mesma hora?
  • Sabe de algum evento específico que ocorre antes do pico acontecer?

Enquanto os mini-picos podem não prejudicar seu site, existe muito que se pode aprender com eles como meio de preparação para quando seu site atingir picos de tráfego.

3. Acompanhe a atividade de seu WordPress

Obviamente, você quer saber o que está acontecendo em seu site em termos de número de visitantes. Mas também é importante observar outros sinais de crescimento. Fique por dentro de cada nova assinatura de e-mail, feed, seção de comentários.

Se você perceber bastante engajamento em posts específicos, você já tem um indicativo da possibilidade de um tráfego mais intenso.

Prepare seu site para picos de tráfego

setas-coloridas-teclado-pra-cima

Nem sempre há avisos quando um pico vai acontecer. Mesmo que você se esforce ao máximo para prever. Por exemplo, talvez um post antigo pode atingir a sorte grande e se tornar viral. Talvez um grande site te menciona em suas publicações.

Você precisa estar preparado! Veja aqui algumas ferramentas que você pode utilizar ao seu favor:

1. Serviço de hospedagem

A primeira ferramenta é seu serviço de hospedagem. Se o tráfego de seu site está crescendo de forma consistente e você tem notado pequenos picos de tráfego ou até mesmo se você está prestes a intensificar seu marketing, é melhor você não ter uma hospedagem compartilhada e sim, uma que seja mais fluída e escalonável.

Por que trocar de hospedagem?

2. Serviço de CDN

Contrate um serviço de CDN. Pense nele como um plano de serviço de hospedagem que fica junto ao seu serviço de hospedagem. Parece exagerado? Não é se você tem um grande público global que se beneficiaria de acessar seu site a partir de servidores localizados mais próximos deles. Se a velocidade e a confiabilidade do serviço são uma preocupação para você, então um CDN é uma obrigação.

Saiba mais sobre CDN

3. Plugin de cache

Outra maneira de garantir que seu site permaneça da melhor forma possível em termos de desempenho é usar um plugin de cache. Esses plugins ajudam a diminuir a pressão colocada no seu servidor – especialmente no período de alto tráfego – para garantir que o conteúdo seja entregue o mais rápido possível para novos visitantes.

Otimize seu site com plugins de cache

4. Otimize suas imagens

Faça uma avaliação dos pontos de gargalo em seu site. O que tem afetado sua performance? Você pode ter alguns conteúdos dinâmicos, como animações, e se isto impacta a performance de seu WordPress, então, é melhor se livrar deles.

Uma coisa que você não pode abandonar são suas imagens! Você só precisa saber otimizar suas imagens. Você pode utilizar um plugin, como Smus, por exemplo.

Ou saber mais sobre recursos de imagem no WordPress

5. Monitoramento de desempenho da web

Embora a haja a possibilidade de que um aumento no tráfego seja uma ocorrência única, é sempre melhor presumir que picos são uma indicação de algo a vir. Se o seu site alcançou um ponto que o tráfego não é totalmente previsível é hora de monitorar o desempenho dele! Contrate um especialista.

Dessa maneira é possível ver onde estão os problemas de tempo atividade e testar com experiência real do usuário para perceber o que o visitante experimenta ao acessar seu WordPress.

Conclusão

Não deixe o seu site ter a performance afetada. Verifique esses itens, esteja preparado e aproveite a popularidade do seu  WordPress!

Texto traduzido e modificado: Prepare your WordPress site for a surge in traffic

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta