Páginas do Facebook x perfil: qual utilizar para a minha empresa?

É inegável que as redes sociais possuem um caráter indispensável para a comunicação de uma empresa nos dias de hoje. O imediatismo e as interações tornam a relação consumidor-marca muito mais próximas e eficientes, com serviços de atendimento ao cliente mais ágeis, promoções-relâmpago, concursos culturais diversos, entre outros. O Facebook é uma das principais ferramentas […]

Marketing Digital

Atualizado em 16/07/2012

Página do Facebook ou perfil de usuário para empresas

É inegável que as redes sociais possuem um caráter indispensável para a comunicação de uma empresa nos dias de hoje. O imediatismo e as interações tornam a relação consumidor-marca muito mais próximas e eficientes, com serviços de atendimento ao cliente mais ágeis, promoções-relâmpago, concursos culturais diversos, entre outros. O Facebook é uma das principais ferramentas hoje em dia, mas nem sempre ela é utilizada da maneira correta.

Diferente do Orkut, onde não havia distinção entre perfis pessoais e de empresas, o Facebook é otimizado para que uma marca seja administrada com facilidade através de opções específicas e relatórios estatísticos. Utilizando um perfil comum para a empresa o usuário abre mão de uma série de recursos criados especificamente para a divulgação da mesma, além de ir contra os termos de serviço do Facebook, que diz que nenhuma marca pode ter um perfil, e sim uma Página do Facebook (anteriormente chamada de Fan Page).

Mas quais as diferenças entre perfis e Páginas do Facebook?

O perfil, dentro do Facebook, é específico para o usuário comum, que deseja ter o seu espaço pessoal na rede. Seus recursos são voltados para as necessidades no âmbito das relações interpessoais, como atualizações, álbuns de fotos e chat. Utilizar um perfil para uma marca traz algumas inconveniências, como por exemplo:

  • Limite de amigos;
  • É necessário um pedido e confirmação de amizade ao invés de apenas “curtir”;
  • Caso gerenciado por mais de uma pessoa a senha deverá ser compartilhada ao invés de apenas adicionar terceiros como administradores.

Já as Páginas do Facebook agregam mais funcionalidades, além de serem indexadas e reconhecidas pelo Facebook como negócio local, empresa, organização, instituição, marca, produto, artista, banda, figura pública, entre outros.

Uma vez criada a Página do Facebook, não é necessário se preocupar com limite de usuários: uma marca pode possuir milhões de “curtir”, tendo suas atualizações visualizadas imediatamente por todos que optarem por recebê-las. É possível também a criação de abas customizadas, com conteúdos específicos para um objetivo desejado. Por exemplo: além da página principal e do álbum de fotos, a Coca-Cola possui também subpáginas como a “Liga dos Bons” e “Viva Positivamente”, divulgando a sua campanha em prol da sustentabilidade.

Aba Liga dos Bons Coca-Cola

Aba "Liga dos Bons" da Página do Facebook da Coca-Cola

Muitas vezes estas páginas funcionam baseadas em aplicativos do Facebook, sempre trabalhando para otimizar a interação com o público, através de recomendações de amigos, compartilhamento, eventos e etc. As opções são variadas, e é possível inclusive montar lojas online dentro da Página do Facebook, como a loja online da editora Subtítulo:

Loja Online da editora Subtítulo

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Um dos principais diferenciais entre optar por criar uma Página do Facebook ao invés de um perfil comum é o painel administrativo, onde é possível ter estatísticas diversas sobre o desempenho da sua empresa na rede. Com poucos cliques você tem acesso ao perfil demográfico dos fãs, alcance, localização, quem curte e quem fala sobre.

Gráfico de Estatísticas de uma Página do Facebook

Gráfico de uma Página do Facebook

Qual utilizar então?

Em resumo, o próprio Facebook dá as ferramentas ideais para que as Páginas do Facebook interajam de forma orgânica com os usuários, sem atrapalhar o funcionamento da rede de maneira intrusiva, tornand0-se a opção recomendada para marcas, empresas e outros que não perfis pessoais.

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