Páginas de Erro 404 – Transforme o beco sem saída em um corredor para seu website.

“Erro 404 – A Página não foi encontrada.” A maioria dos usuários da web, ao menos uma vez, já se depararam com esta mensagem. Não se trata, todavia, de um erro de conexão, tampouco do navegador. O “Erro 404” é a mensagem exibida quando uma página ou conteúdo buscado por um usuário não pôde ser […]

Tutoriais

Atualizado em 01/09/2011

Erro 404 – A Página não foi encontrada.” A maioria dos usuários da web, ao menos uma vez, já se depararam com esta mensagem. Não se trata, todavia, de um erro de conexão, tampouco do navegador. O “Erro 404” é a mensagem exibida quando uma página ou conteúdo buscado por um usuário não pôde ser encontrado. Isto geralmente ocorre quando o usuário digita o endereço errado no navegador ou quando, ao buscar algo em mecanismos de busca, acessa um link  de uma página que foi apagada ou movida.

Embora seja uma situação comum, deixar esses “becos sem saída”  certamente é um prejuízo para qualquer empresa que ofereça seus serviços na web, por um motivo simples: os usuários possuem a expectativa de encontrar o que buscam o mais rápido possível. Frente às inúmeras alternativas que possuem, descartarão qualquer website que não lhes entregam o esperado. Este é um dos motivos pelos quais muitos websites perdem relevância e a confiança dos usuários.

 

Felizmente, há como mudar a situação. O método é simples: transformar o “beco sem saída” em um “corredor”. Customizando as páginas de “Erro 404”, é possível orientar os usuários para outras áreas do website e ajudá-los a encontrar o que procuram.

Customizando Páginas “Erro 404”

  • Modifique o layout da página para que esta possua as mesmas características visuais de seu website. Isto mostrará ao usuário que ele está em seu website, e não em um território estranho.
  • Informe a situação. Se a página ou conteúdo buscado pelo usuário não foi localizado, isto precisa ficar claro para ele. Uma boa prática é substituir a mensagem padronizada “Erro 404: A página não foi encontrada” por outra que comunique a situação claramente e cordialmente, como “Pedimos desculpas. A página que você procura não pôde ser localizada.”
  • Oriente o usuário para as principais páginas do website. Desta forma, evita-se que os usuários deixem o website e também permite a eles acessar as outras áreas de conteúdo e, eventualmente, ajudá-los a encontrar o que procuram.

Uma abordagem lúdica ou cômica dessa informação é tanto válida como positiva, pois transforma a experiência de frustração em não encontrar o que se procura em uma forma de entretenimento e motivação para visitar outras áreas de seu website.

Exemplos de Página “Erro 404” customizadas

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta