O que você pode aprender com a popularidade do WordPress

Hoje, o WordPress é o CMS mais popular do mundo e é usado por milhões de sites. Utilizado por empresas como MTV, UPS e Blackberry, o WordPress é sim um fenômeno global e sua popularidade na internet é incomparável. Entretanto, apesar do WordPress ser hoje o melhor em sua liga, em termos de popularidade, ele […]

WordPress

Atualizado em 15/08/2016

Hoje, o WordPress é o CMS mais popular do mundo e é usado por milhões de sites. Utilizado por empresas como MTV, UPS e Blackberry, o WordPress é sim um fenômeno global e sua popularidade na internet é incomparável.

Entretanto, apesar do WordPress ser hoje o melhor em sua liga, em termos de popularidade, ele teve seu início humilde e uma vez foi apenas uma ferramenta modesta de blog.

De fato, a história de sucesso do WordPress é como nenhuma outra.

Hoje o WordPress tem mais da metade do market share do CMS e seus competidores diretos, na esfera de gerenciadores de conteúdo, são Drupal e Joomla (com o seu market share combinado em 13%).

Claramente, o WordPress está muito a frente da sua competição e isto já é um aspecto impressionante.

Vamos voltar ao ano de 2004, quando o WordPress começou como uma simples ferramenta de blog chamada Cafelog or b2. Como tal, o WordPress foi um substituto a um serviço já existente. Com o passar dos anos, WordPress cresceu em popularidade e o resto é história.

Vamos conhecer alguns aspectos que você pode levar para sua empresa em relação ao sucesso do WordPress:

Comunidade é importante

WordPress tem uma comunidade muito ativa e dedicada e esta é a maior razão por trás da popularidade do CMS.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O sucesso de qualquer software depende do modo como a comunidade é dedicada e sem isto, até os melhores softwares podem cair.

Porém, a comunidade não é somente o pessoal que contribui para arrumar o core do WordPress. A comunidade inclui milhares de outras pessoas ao redor mundo.

Publicações referentes a WordPress, tradutores, mercado de temas, desenvolvedores de plugins e muitos outros – todos tiveram um papel no sucesso do WordPress.

Seu software é apenas bom em relação a comunidade por trás dele.

O que você pode aprender com a popularidade do WordPress - Comunidade é tudo

A Economia

WordPress cresceu a um ótimo ritmo nos últimos anos e uma boa razão por trás disto são as sub-economias que dependem do WordPress.

Por exemplo: muitas empresas agora tem seu modelo de negócio dependendo inteiramente do WordPress.

Empresas de hospedagem, agências de desenvolvimento especializadas em WordPress, plugins pagos, mercado de temas e assim por diante – todos eles dependem do WordPress e da sua popularidade.

Com isto, se seu sofware é capaz de sustentar uma sistema econômico por si só, ele terá mais chance de ser bem-sucedido.

O que você pode aprender com a popularidade do WordPress - Economia

Escalonabilidade e Adaptabilidade

Uma das lições mais importantes que alguém pode aprender com a ascensão do WordPress é que ele é escalonável e se adapta bem a mudanças.

WordPress evoluiu para um sistema de gerenciamento e conteúdo com REST API e provavelmente está a caminho de se tornar mais como um framework.

O que isto mostra sobre o WordPress?

  • É escalonável. WordPress era algo que você poderia facilmente usar para criar seu primeiro blog. Agora WordPress é algo que empresas podem facilmente usar para potencializar seus projetos.
  • Ele pode se adaptar a mudança. Por exemplo: olhe para o customizador de temas. A primeira vez que apareceu ele recebeu uma mistura de críticas. Mas após um período de tempo, com mudanças e interações, ele se adaptou e respondeu ao criticismo. Hoje é um dos recursos mais utilizados dentro do WordPress.

Assim sendo, para qualquer software, escalonabilidade e adaptabilidade é muito importante. Ser capaz de responder à criticas de sua comunidade e ser capaz de resolver as necessidades de seu público-alvo sem quebrar nada – esta é a maior lição que alguém pode aprender com o modelo de crescimento do WordPress.

O que você pode aprender com a popularidade do WordPress - Adaptável e escalonável

Conclusão

WordPress não existe sozinho. Sua popularidade cresceu porque preencheu o vazio de uma plataforma apropriada para blog e serviu as necessidades de muitos usuários.

Como resultado, se um software é útil e tem uma comunidade leal e está disposto a se adaptar e a responder as críticas de forma positiva e por último, tem algo que pode se tornar um modelo de negócio sustentável – tem toda a chance de ser bem-sucedido.

Texto traduzido e modificado: Lessons from the rise of WordPress

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta