Conheça mais sobre o Facebook Instant Articles

Quer seu conteúdo otimizado no Facebook? Então, você precisa conhecer o Facebook Instant Articles! Veja o que este recurso do Facebook pode fazer para seu site WordPress:

WordPress

Atualizado em 10/11/2016

Você já ouviu falar do Facebook Instant Articles? Se ainda não, o artigo de hoje foi feito para você!

Você verá por aqui:

  • O que é o Facebook Instant Articles;
  • Vantagens e desvantagens deste novo recurso;
  • Facebook Instant Articles para sites em WordPress.

Boa leitura!

O que é o Facebook Instant Articles?

facebook-instant-articles

Afinal de contas, o que é o Facebook Instant Articles? Para que ele serve? Pois bem, essas são ótimas perguntas! Então, vamos tratar de respondê-las:

O Instant Articles é um recurso do Facebook que permite que seu conteúdo seja carregado mais rapidamente, por meio de um formato customizado para mobile.

Quem usa o recurso terá a velocidade de carregamento de conteúdo otimizada, melhorando significativamente a experiência do usuário em dispositivos móveis. Os artigos não são limitados a apenas texto e imagem, mas também podem ter outros tipos de arquivos de mídia como vídeo e áudio.

Quer saber se um artigo utiliza Instant Article?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Os artigos que utilizam o recurso são marcados com um pequeno raio, no canto superior direito. Estes conteúdos podem ser lidos na plataforma do próprio Facebook sem necessidade de abrir uma nova aba no navegador.

Ou seja: O Facebook Instant Articles melhora a experiência do usuário pois otimiza a velocidade de carregamento do conteúdo na rede social mais popular do mundo.

Quais são as vantagens e desvantagens do Facebook Instant Articles

Como vimos acima, o Instant Articles tem tudo a ver com velocidade e otimização.

A tendência tecnológica é sempre aprimorar o acesso a informação e conteúdo no ambiente online. O que é muito bom! O Instant Articles está aí para provar que novas tecnologias estão sendo criadas para que usuários possam ter a melhor experiência que puderem!

Vamos dar uma olhada nas vantagens que este recurso traz para seu site WordPress:

  • A otimização de carregamento das páginas proporciona ao seu usuário uma experiência aprimorada;
  • Conteúdos que carregam rapidamente são conteúdos lidos. A demora no carregamento de páginas é uma das razões que leitores abandonam a página e desistem de ler o conteúdo. A velocidade otimizada faz com que seja mais provável que o leitor compartilhe seu conteúdo;
  • O número significativo de usuários do Facebook pode trazer uma nova onda de tráfego para seu site WordPress.

Só coisas boas, não é mesmo? O Instant Articles é sim um bom recurso para você adicionar a seu site WordPress (veremos como você pode fazer isto daqui a pouco). Mas vale dizer que ele também possui algumas limitações.

Por exemplo, barra lateral, widgets, formulários, campos customizados e outros recursos WordPress não serão mostrados em seus artigos. Se não faz parte do conteúdo, o Instant Articles não mostra.

Facebook Instant Articles e WordPress

Agora que você já entendeu o que é o Facebook Instant Articles, para que ele serve e quais são suas principais vantagens, você verá como você pode ativar este recurso em seu site WordPress.

Talvez esta seja uma pergunta que você já imagine a resposta: através de um plugin.

Instant Articles for WP é o plugin oficial para o recurso, desenvolvido pela própria Automattic e Facebook.

Com ele instalado e ativo, você terá um novo menu, onde você pode conectar seu site a sua página de Facebook. Lá você pode começar a publicar conteúdos de maneira otimizada!

Conclusão

O Facebook Instant Articles veio para otimizar o carregamento de artigos no Facebook utilizando a plataforma da própria rede social. Dessa forma, não existe a necessidade do usuário abrir o conteúdo em uma nova aba do navegador já que os textos são pré-carregados à medida que ele navega pelo feed de notícias.

A tendência é que cada vez mais sejam criadas soluções que aprimorem a experiência do usuário em dispositivos móveis. O número de acessos a conteúdo por meio de smartophones e tablets é maior se comparado a utilização de desktop.

Conteúdo otimizado e velocidade aprimorada na rede social mais popular do mundo é uma ótima estratégia para ganhar mais leitores.

Suas publicações no Facebook serão muito mais atraentes para seu público-alvo. Afinal, quem não gosta de acessar um artigo instantaneamente?

Facebook Instant Articles é um ótimo recurso (e necessário) para melhorar a experiência de seu usuário.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta