Melhore seu WordPress: 7 dicas para limpar seu site

No artigo de hoje você verá 7 dicas para deixar seu site WordPress ainda mais organizado e com os elementos úteis e necessários para dar a melhor experiência de usuário para seus visitantes. Confira:

WordPress

Atualizado em 23/11/2016

Todo mundo quer ser organizado em sua vida, não é mesmo? Ter tudo sob controle e de forma consistente. Você sempre remove itens de sua casa para deixá-la limpa, certo?

A mesma coisa se aplica ao seu ambiente de trabalho. É sobre isto que o artigo de hoje vai abordar: como deixar seu site WordPress limpo e funcionando da melhor maneira possível.

Para deixar seu site ágil, você deve se esforçar para remover tudo o que não está sendo mais utilizado. Seu site WordPress deve ter propósito. Ter conteúdo irrelevante e dados que não tem nenhuma referência ou relação com a área que você atua, não faz sentido.

É um esforço inútil que não trará nenhum resultado para sua marca.

Etapas para limpar seu site WordPress

Existem diversas táticas que você pode utilizar para deixar seu site WordPress mais amigável para seus usuários e maximizar o engajamento com seus visitantes.

Vamos conferir 7 dicas que você pode usar para limpar seu site e tornar ele ainda melhor:

1. Remova plugins desnecessários

limpar-seu-site-remova-plugins-desnecessarios

Apesar dos plugins serem um dos elementos mais importantes em qualquer site WordPress, continuar com plugins que não estão ativos ou não são bem codificados, pode custar a você a velocidade de seu site. Isto não é algo muito legal.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Desinstale ou desative os plugins que você não está utilizando.

Além disso, considere substituir alguns dos seus plugins atuais por aqueles que são multifuncionais (JetPack é um bom exemplo de um plugin que oferece diversas funções).

Se atenha ao que é necessário, corte todo o resto.

2. Limpe a navegação

limpar-seu-site-limpe-a-navegacao

Torne sua navegação limpa.

Remova categorias excessivas e garanta a utilização apropriada de categorias mãe e filha para uma busca mais simples. Veja também se os destaques de sua navegação são as suas páginas mais importantes. Você também pode usar tags e widgets de categorias para oferecer aos leitores acesso a mais conteúdo.

Se o seu site WordPress tem bastante requisições para links é interessante considerar um mega menu. Com ele é possível oferecer aos visitantes uma lista maior de informações enquanto permite que você deixe sua navegação simplificada.

3. Organize o conteúdo de seu site

limpar-seu-site-organize-o-conteudo-de-seu-site

Se você desenvolve muito conteúdo em seus posts, organize de uma forma estruturada, agrupando em parágrafos.

Também lembre de utilizar cabeçalhos apropriados. Os posts e páginas devem ter títulos em H1 e depois H2, H3 e assim por diante, dentro de seu post (O H1 deste artigo é: Melhore seu WordPress – 7 dicas para limpar seu site; o H2 é Etapas para limpar seu site WordPress e H3 são os pontos como este aqui).

Isto melhora a leitura e a experiência do usuário ao deixar o leitor longe de textos não legíveis.

Dar atenção a formatação básica produz resultados notáveis. Isto inclui cabeçalhos, listas, citações, botões, links e até mesmo diferentes fontes de estilos para ajudar a deixar o seu conteúdo mais fluído e intuitivo.

4. Cheque relevância

limpar-seu-site-cheque-relevancia

Ao utilizar imagens, vídeos ou outras mídias no post de seu WordPress, lembre-se que deve ser relacionado ao conteúdo.

Nunca utilize mídias que não tenham a ver com aquilo que você quer dizer.

Atualizar periodicamente conteúdos antigos e as mídias inseridas neles é um bom modo de garantir que você não tenha links ou imagens quebradas.

5. Atualize frequentemente

Garanta que seu WordPress, tema e plugins estejam atualizados.

Se faz algum tempo que você não atualiza, não perca mais tempo, não.

Utilizar a atual versão do WordPress é o que vai garantir que você está recebendo todas as modificações de segurança do WordPress assim como a compatibilidade para tema e plugins de seu site.

É claro que antes de atualizar é sempre recomendado fazer um backup e verificar se tudo está ok para realizar a atualização.

Tomar estas precauções é essencial!

6. Monitore a velocidade de seu site

limpar-seu-site-monitore-a-velocidade-de-seu-site-wordpress

Se o seu site demora muito para carregar, você precisa descobrir o que está causando a lentidão. Para fazer isto, você possui algumas ferramentas de análise para verificar a velocidade e performance de seu site.

Utilizar um serviço de hospedagem rápido é uma boa opção para melhorar a velocidade de seu site, mas algumas pessoas utilizam hospedagem compartilhada já que tem um ótimo custo/benefício.

Independente do que for, sempre utilize um plano de hospedagem que é adequado para o tráfego de seu site – com hospedagem compartilhada você está ativamente dividindo os recursos com um número de outros sites.

Certifique-se de escolher o plano certo para você!

Você também deve dar uma olhada no seu tema e plugins ativos. Alguns add-ons do WordPress são cheios de recursos porém mal codificados. Com isto podem tornar seu site WordPress lento.

Faça um teste antes de instalar temas e faça uma pesquisa sobre os plugins antes de instalação.

Confira aqui o nosso e-book sobre otimização de performance de seu WordPress

7. Atualize seu painel

limpar-seu-site-atualize-frequentemente

O painel do seu WordPress é importantíssimo. Lá há bastante coisa que pode ser otimizada. Confira aqui:

  • Remova temas que são estão em uso: Como padrão, o site do WordPress vem com diversos temas, mas todos eles não são necessários. De forma prática: você não vai mudar de tema com tanta frequência. Então, se livre de temas antigos e prossiga sem tanta bagagem.
  • Delete comentários pendente ou spam: Isto dá uma impressão negativa do ponto de vista de SEO. Limpe os comentários com frequência e isto te dará melhores resultados.
  • Limpe a lixeira: Post e páginas que você coloca na lixeira vão ocupar espaço até que você os delete permanentemente. Não esqueça de esvaziar sua lixeira!
  • Reveja links quebrados: Links que não funcionam dão uma má impressão para o visitante e para os mecanismos de busca. Ache estes links e conserte-os.
  • Desabilite elementos que não sejam necessários: Este também é um modo fácil de retirar elementos que não são úteis. No item “opções de tela“, no topo direito do seu painel WordPress, você pode habilitar ou desabilitar vários recursos ao clicar nas caixas de relevância.
  • Todas as mídias não usadas devem ir embora: No WordPress, existe uma pasta separada chamada uploads que inclui todos os arquivos de mídia que você fez o upload de seu website. Com o passar do tempo, isto pode gerar um armazenamento gigantesco e assim, é necessário que seja feito uma limpeza.

Conclusão

O seu site pode ser transformado em algumas horas se você fizer uma limpeza precisa.

Limpar seu WordPress pode dar uma visualização mais interativa ao remover todos os elementos irrelevantes e reposicionar os demais itens de uma maneira melhorada.

De forma simples, você precisa remover tudo que não é necessário de seu site. Simplesmente fique com que é útil e preciso, todo o resto pode mandar embora.

Artigo traduzido e modificado: Declutter your WordPress

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta