Marketplace ou criar e-commerce? Descubra qual é a melhor solução para seu negócio online

Você precisa de um direcionamento sobre qual a melhor opção para vender seus produtos online? Então você precisa conferir nosso artigo do dia.

WordPress

Atualizado em 03/10/2017

Você quer começar um negócio online? Talvez seja um designer com ótimos temas prontos para serem comprados?

Provavelmente você deve estar se perguntando: será que disponibilizo meus produtos em um marketplace ou tomo a iniciativa de criar meu próprio e-commerce?

Ter estas dúvidas é normal e faz parte do processo. Hoje queremos te mostrar que apesar do marketplace ter suas vantagens, a criação de sua própria loja virtual pode ser a melhor opção a longo prazo.

Marketplace ou e-commerce?

Para te ajudar, nós vamos listar alguns pontos para você considerar e ter certeza que está tomando a melhor decisão para o futuro de seu negócio.

Vamos lá?

Controle

controle-mulher-pasta-caneta

Um dos principais aspectos a serem analisados é em relação ao nível de controle que você tem sobre seu negócio.

Estar listado em um marketplace significa que você estará totalmente dependente da plataforma para diversos assuntos: tráfego e vendas sendo dois deles. Isto pode ser tentador a princípio. Afinal, ter 50% das vendas é melhor que não ter nenhuma, certo?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Porém isto é um pensamento a curto prazo. Pense assim:

Considere três anos de agora em diante quando você tiver construído sua marca em um marketplace e as vendas estão entrando com regularidade. Você contratou um time para ajudar a te dar o suporte em diferentes áreas necessárias em seu negócio.

Agora não só você mas sim outras pessoas dependem da renda de suas vendas para sobrevivência. Em um marketplace isto pode ser tirado de você a qualquer momento. O marketplace pode mudar de regras e tudo pode ser bastante instável para um negócio que está se consolidando.

Ter sua própria loja virtual permite que você tenha pleno controle sobre todo o seu negócio.

Lucro

dados-lucro-risco-perda

Cada marketplace tem suas regras em relação a porcentagem, a vendas e tudo aquilo que seja relacionado a parte administrativa do dinheiro que entra.

Muito parecido com o controle, estar em um marketplace afeta também o seu lucro. Ter uma loja própria permite que você tenha 100% dos lucros de suas vendas.

Vantagens a longo prazo

moeda-relogio-dinheiro

Vender seus produtos em seu próprio site WordPress é vantajoso, sim, se pensarmos a longo prazo e compararmos com marketplace. É verdade que leva tempo e investimento para configurar seu site.

Porém vale o esforço extra para você consolidar sua marca e ter total controle sobre sua marca. Vale lembrar que tráfego é algo que você alcança a médio-longo prazo. Isso quer dizer que no começo, você pode não ver o resultado instantaneamente mas faz parte do processo.

Você não está preso a um marketplace que pode mudar de regras a qualquer momento e que te limita em relação a layout e tantas outas coisas.

Separamos 3 dicas para ter um e-commerce de sucesso!

1. Configure seu site para vender

Para um e-commerce de sucesso você precisa ter a melhor plataforma a sua disposição. É fácil configurar seu site para vender produtos. Você pode utilizar o plugin WooCommerce, por exemplo. O plugin mais usado do mundo para e-commerce.

Ao criar sua loja, você precisa garantir que:

  • Ofereça formas de pagamento populares e acessíveis
  • Tenha intermediadores e gateways de pagamento
  • Disponibilize métodos de entrega práticos
  • Utilize, conforme necessidade, recursos do WooCommerce que vão atrair seu cliente. (Exemplo: uso de cupons de desconto).

Para saber mais sobre vantagens de loja em WooCommerce, leia aqui.

2. Gere tráfego para seu site com conteúdo de qualidade

Mais pessoas vão acessar seu negócio online se você criar conteúdo relevante. A melhor maneira de construir um tráfego é com ótimo conteúdo que vai atrair compartilhamento e links.

Para fazer isto você pode criar um blog e começar a escrever conteúdo de qualidade focado em palavras-chaves referentes ao seu produto. Como já falamos aqui, gerar tráfego é um processo. Então, não se preocupe se a princípio não parece que você está atraindo público para seu site.

Tente fazer com que as pessoas compartilhem seus artigos nas mídias sociais e comece a construir uma lista de e-mail. Pense em qualidade e não quantidade. São aproximadamente 2 milhões de posts publicados por dia, você sabia? Destaque-se com conteúdo de qualidade.

Conseguir disponibilizar um artigo de qualidade por semana, é melhor do que três artigos feitos e publicados sem atenção e cuidado.

3. Escreva, venda e melhore seu produto

Continue escrevendo mesmo se você não veja os resultados imediatamente. Lembre que vai levar um tempo até que o tráfego orgânico seja gerado. Enquanto isto, fale com clientes, pergunte a opinião deles, ache formas para que exista engajamento entre sua marca e seu cliente.

E acima de tudo, melhore seus produtos. Mostrar que você dá atenção e leva em consideração o que seu público diz é atrativo aos seus compradores.

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor as vantagens de criação de um e-commerce ao invés de utilizar um marketplace.

Podemos perceber que em termos de controle, lucro e vantagens de modo geral, uma loja virtual própria é a melhor opção a médio-longo prazo para seu negócio online.

Texto traduzido e modificado: Sell on your own site, not a marketplace

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta