Loja WooCommerce – 5 dicas para fidelizar clientes

Trouxemos 5 dicas para você fidelizar seus clientes WooCommmerce. Uma loja virtual com clientes fiéis é o caminho para o sucesso:

WooCommerce

Atualizado em 03/02/2017

Sua loja virtual não seria nada sem os seus clientes, não é mesmo?

Afinal, são eles que determinam quais produtos você deve vender e o sucesso de sua empresa.

Se você deseja que sua loja virtual seja bem-sucedida você deve construir bons relacionamentos com seus clientes.

Criar e nutrir uma boa relação com compradores pode te conduzir para:

  • Mais vendas;
  • Melhor satisfação do comprador;
  • Clientes leais.

Vamos dar uma olhada em 5 maneiras que você pode começar a construir um relacionamento sólido com seus consumidores de seu e-commerce.

Por que vale a pena construir um bom relacionamento com seu cliente WooCommerce?

Quando se tem um negócio online, não é incomum focar no crescimento da renda de sua loja acima de tudo.

Afinal, crescer e ser bem-sucedido faz parte do plano, certo?

Mas se todo o esforço for aplicado em apenas fazer aquela primeira venda e depois seguir para outro cliente, você pode estar perdendo ótimas oportunidades.

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Compradores recorrentes são menos propensos a sair de sua loja virtual e mais propensos a comprar produtos adicionados ao carrinho e conforme o tempo, podem ser ótimos contribuidores para o aumento de sua renda.

Um estudo mostra que novos compradores adicionam produtos no carrinho em praticamente 7.6% de todas as visitas. Mas os clientes recorrentes tem esta porcentagem dobrada para comprar, sendo 14.8% das visitas adicionam produtos ao carrinho.

Taxas de conversão quase dobram para visitantes recorrentes, fazendo com que seja mais provável que sejam eles que acabam comprando o produto.

Isto não significa que você deve parar de buscar novos clientes.

Mas mostra que trazer clientes que já compraram em sua loja antes, pode ser extremamente vantajoso.

Se você quer contar com clientes recorrentes é necessário achar maneiras para construir um bom relacionamento com eles. Aqui vão algumas dicas:

1. Estabeleça sua comunicação pós-venda –  seja mandando um ou vários e-mails

fidelizar clientes - utilizar e-mail

E-mails, normalmente, são utilizados como a primeira forma de comunicação com seu cliente logo depois dele ter feito a transição de visitante para comprador.

É importante ter em mente que seus clientes aprendem sobre você por meio da mensagem enviada seja após uma compra feita, um produto enviado ou um e-mail de resposta.

O primeiro contato tem o potencial de marcar seu cliente com uma boa ou má impressão.

Se o e-mail é genérico, não possui informações úteis ou se existe uma demora de resposta para perguntas e processos, a impressão pende para o lado mais negativo.

Dê uma olhada em todos os e-mails que você mandou para seu cliente depois que ele adquiriu um produto e faça as seguintes perguntas:

  • O e-mail é útil?
  • Faz bom trabalho de levar a mensagem central até o cliente?
  • Os clientes conseguem achar no próprio e-mail um caminho para voltar para sua loja ou para fazer mais perguntas?

Crie um e-mail automatizado para ser enviado aos seus clientes depois que um pedido feito.

Ele pode ser um e-mail simples, do estilo: “como estão as coisas?”. Como também pode ser o tipo de e-mail que oferece algumas dicas de como melhor utilizar o produto adquirido.

Estas são boas formas de manter o canal de conversa aberto entre você e seu cliente e também, potencialmente, manter ele interessado em seu negócio a longo prazo.

2. Crie modos de acompanhar seu cliente WooCommerce e trazê-lo de volta

fidelizar clientes - mídias sociais

Utilizar e-mail não é a única maneira de se comunicar com clientes e também não deve ser o único momento de comunicação.

Muitas vezes para fazer com que clientes retornem a loja é preciso fazer com que eles lembrem de sua empresa.

Procure por oportunidades para acompanhar sua clientela estabelecida:

  • Engajamento na mídia social: Avise pelo Twitter que novos produtos chegaram, mostre no Instagram pedidos sendo enviados, publique o dia-a-dia de sua loja no Facebook.
  • Especifique promoção para clientes já existentes por meio do Facebook: Usar a rede social para promover sua loja online sai muito mais em conta se comparado a outros meios de divulgação. Além disso o Facebook permite que você crie campanhas segmentadas que só aparece para clientes que você escolher.
  • Campanhas com e-mail focada em clientes específicos: Clientes que compraram um produto com garantia de 1 ano podem receber um e-mail com uma oferta de extensão da garantia ou para clientes que não compram ou visitam há um bom tempo, você pode enviar um e-mail de “veja o que é novo”.

Ao se fazer presente dessa forma, você vai continuar nas mentes de seus clientes e será o primeiro na cabeça deles quando precisarem comprar alguma coisa.

3. Gratifique clientes por indicarem sua loja WooCommerce

fidelizar clientes - gratificacao

Existem e-commerces que vendem produtos que duram (eletrônico, itens de luxo, jóias). Ou seja, o cliente pode demorar para retornar a loja online.

Mas mesmo assim, é ideal que seu cliente lembre de você!

Para este tipo de situação, configure um programa de indicação. Isto permite que seus compradores atuais sejam gratificados por recomendar sua empresa a outras pessoas.

O tipo de gratificação oferecida depende de você!

Você pode oferecer um cupom de desconto para próxima compra, um produto gratuito ou até mesmo, um vale presente.

Oferecer premiação em troca de referência fará com que seus clientes pensem em você a longo prazo.

Se vier o tempo de comprar novamente é mais provável que eles procurem a empresa que já os presenteou por ser bom comprador.

4. Ofereça utilidade

fidelizar clientes - conteudo util

Uma outra maneira de nutrir um bom relacionamento com seus clientes é dar a eles algo útil.

Você já está dando a eles seu produto, claro. Mas além disso, você está dando a ele o que aquele produto permite que eles façam.

Por exemplo:

Um e-commerce que vende camisetas sabe que seus clientes estão sempre em busca de novas formas de usar a camiseta, seja com novos acessórios ou em combinação com outro artigo de roupa.

Pensando assim, é possível criar um blog cheio de dicas de moda ou até mesmo um lookbook. 

É possível também desenvolver tutoriais e guias práticos que podem destacar seu WooCommerce. Pense em quais maneiras você pode oferecer ao seu cliente para que eles desfrutem seu produto ainda mais.

Algumas dicas:

  • Artigos em blog;
  • Guias detalhados de como fazer ou manual de instrução;
  • Lookbook ou dicas de moda (para empresas de moda e vestuário);
  • Vídeos e áudio;
  • Organização de eventos.

5. E por último: escute (realmente escute) e responda seu cliente

fidelizar clientes - escute seu cliente

Clientes gostam de ser reconhecidos.

Só dizer “obrigado” ou “muito obrigado pela compra” não levará você muito adiante.

Estas dicas vão te ajudar com reclamações complicadas ou produtos devolvidos:

  • Sempre diga obrigado e seja gentil
  • Pense com cuidado sobre o que o cliente necessita antes de responder
  • Seja claro em relação ao que o cliente deve fazer ou esperar de sua loja virtual
  • Treine a sua equipe para sempre atender com clareza, prontidão e eficácia.

Quer mais lucro para suas loja WooCommerce? Construa um bom relacionamento com seus clientes

Fazer com que a renda de seu negócio cresça é importante.

Mas como mostramos aqui, construir uma interação e estabelecer relacionamento a longo prazo com seus clientes é uma das melhores maneiras de consistentemente aumentar suas vendas.

Ao construir bom relacionamento, você está construindo uma boa fundação para uma renda recorrente. Não poupe esforços para estabelecer esta ligação com seu cliente!

Esperamos que estas dicas possam te ajudar a ter mais vendas e consumidores fiéis.

Texto traduzido e modificado: Ways to create ongoing relationships with your customers

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