Guia de Sobrevivência: Checklist de performance para WordPress

Muitos usuários de WordPress que estão começando a atuar com design e desenvolvimento se preocupam mais com visual do site, do que com a segurança e performance do WordPress. Em muitos casos, fazer um checklist de performance é uma das menores preocupações para quem está iniciando um site ou blog. Mas o que sabemos é […]

Otimização de Performance

Atualizado em 25/04/2019

Checklist de performance

Muitos usuários de WordPress que estão começando a atuar com design e desenvolvimento se preocupam mais com visual do site, do que com a segurança e performance do WordPress. Em muitos casos, fazer um checklist de performance é uma das menores preocupações para quem está iniciando um site ou blog. Mas o que sabemos é que a performance no WordPress é fundamental para ter sucesso. Um dado fornecido pelo Google prova isso: um site que demora mais de 3 segundos para carregar perde cerca de 29% dos seus usuários devido ao tempo de carregamento. Então, mais importante do que um layout bonitinho, é a performance.

Se você pretende melhorar a performance do seu site WordPress e tornar a experiência do usuário melhor, além de conseguir mais conversões, você está no lugar certo. Neste artigo, vamos compartilhar pontos importantes que fazem parte de um checklist de performance, desenvolvido para você não deixar nada para trás. Preparado?

Checando a velocidade do site WordPress

Muitas vezes, os usuários acham que o site está em ordem, porque não parece lento no computador. Mas, como você acessa seu próprio website com frequência, os navegadores atuais como o Google Chrome, armazenam seu site em cache e fazem a pré busca automática assim que você começa a digitar um endereço. Isso faz com que seu site seja carregado quase instantaneamente.

No entanto, um usuário normal que está visitando seu website pela primeira vez pode não ter essa mesma experiência. De fato, usuários em diferentes localizações geográficas terão uma experiência completamente diferente e é por isso que recomendamos que você teste a velocidade do seu site usando uma ferramenta como o Pingdom, uma ferramenta on-line gratuita que permite testar a velocidade do seu site em diferentes locais. Este é um passo importante para o seu checklist de performance.

Sabemos que um bom tempo de carregamento da página é inferior a 3 segundos (na conexão 3G), no entanto, quanto mais rápido você conseguir, melhor será. Alguns milissegundos de melhorias aqui e ali podem resultar na remoção de metade ou até um segundo do tempo de carregamento. Ótimo, né?

O que deixa o WordPress lento?

Checklist de performance

O relatório de teste de velocidade provavelmente terá várias recomendações para melhoria das suas páginas. No entanto, entender o que deixa a sua plataforma lenta é fundamental para melhorar o desempenho e tomar decisões de longo prazo mais inteligentes.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Confira as principais causas para um site WordPress lento:

  • Web Hosting – Quando o seu servidor de hospedagem não está configurado corretamente, pode prejudicar a velocidade do seu site.
  • Configuração do WordPress – Se o seu site WordPress não está configurado para páginas em cache, isso sobrecarregará seu servidor, fazendo com que seu site fique lento ou falhe completamente.
  • Tamanho da página – dê atenção às imagens que não são otimizadas para a web.
  • Plugins ruins – Se você estiver usando um plug-in mal codificado, isso pode diminuir significativamente a velocidade de carregamento do seu site.
  • Scripts externos – Scripts externos, como anúncios, carregadores de fontes, etc., também podem ter um grande impacto no desempenho do seu site.
  • Imagens pesadas: imagens em alta resolução não combinam com um boa estratégia de performance. Tente trabalhar apenas com imagens de até 100kb ou você corre o risco de perder um usuário devido ao tempo de carregamento do seu site.

Agora que você sabe o que atrasa seu site WordPress, vamos dar uma olhada em como melhorar a performance do seu WordPress?

1 – Hospedagem

Seu serviço de hospedagem WordPress desempenha um papel importante na performance do site. Um bom provedor de hospedagem compartilhada toma as medidas extras para otimizar o desempenho e segurança do WordPress. No entanto, na hospedagem compartilhada, você compartilha os recursos do servidor com muitos outros clientes. Isso significa que, se o site vizinho receber muito tráfego, isso poderá afetar todo o desempenho do servidor, o que, por sua vez, tornará o site mais lento.

Por outro lado, usando um serviço gerenciado de hospedagem WordPress, você terá as configurações de servidor mais otimizadas para executar a plataforma. As empresas de hospedagem de WordPress gerenciadas também oferecem backups automáticos, atualizações automáticas do WordPress e configurações de segurança mais avançadas para proteger seu site.

2 – Plugin de cache

Checklist de performance

As páginas do WordPress são “dinâmicas”. Isso significa que elas são criadas na hora toda vez que alguém visita uma postagem ou uma página no seu site. Para construir suas páginas, o WordPress precisa executar um processo para localizar as informações necessárias, juntar tudo e exibi-las ao usuário.

Esse processo envolve muitas etapas e pode realmente tornar o site mais lento quando você tem várias pessoas visitando de uma só vez. É por isso que, uma das etapas principais do checklist de performance é que, todos os sites do WordPress usem um plugin de cache. O cache pode tornar seu site WordPress em qualquer lugar de 2 a 5 vezes mais rápido, e funciona da seguinte forma: em vez de percorrer todo o processo de geração de páginas todas as vezes, seu plug-in de armazenamento em cache faz uma cópia da página após o primeiro carregamento e, em seguida, veicula a versão em cache para cada usuário subsequente. Então, não se esqueça: um checklist de perfomance completo, inclui otimização do  WordPress com plugins de Cache.

3 – Otimização das Imagens

As imagens trazem vida ao seu conteúdo e ajudam a impulsionar o engajamento, certo? Pesquisadores descobriram que o uso de imagens coloridas torna as pessoas 80% mais propensas a ler seu conteúdo. Mas, se suas imagens não forem otimizadas, elas podem estar atrapalhando mais do que ajudando. Na verdade, imagens não otimizadas são um dos problemas de velocidade mais comuns que vemos em sites WordPress.

Antes de enviar uma foto diretamente do celular ou câmera, recomendamos que use um software de edição de fotos para otimizar suas imagens para a web. Em seus formatos originais, essas fotos podem ter tamanhos de arquivo enormes. Mas, com base no formato do arquivo de imagem e na compactação escolhida no software de edição, você pode diminuir o tamanho da imagem. Neste artigo temos 5 ferramentas para melhorar imagens para seu site WordPress. Ótima dica para quem quer incluir a otimização de imagens em seu checklist de performance.

Checklist de performance

4 – Mantenha seu WordPress Atualizado

Como um projeto de código aberto bem mantido, o WordPress é atualizado com frequência. Cada atualização não apenas oferece novos recursos, mas também corrige problemas de segurança e bugs. É sua responsabilidade manter o site, o tema e os plugins do WordPress atualizados para as versões mais recentes. Não o fazer pode tornar seu site lento e vulnerável a ameaças de segurança.

Depois de instalar um plugin de armazenamento em cache e otimizar suas imagens, você perceberá que seu site começará a ser carregado muito mais rápido. Mas, se você realmente quiser manter seu website no topo, precisará também se preocupar com a segurança dele. Por isso preparamos esse post com o checklist de segurança para WordPress.

Ah, e ainda preparamos uma lista sobre otimizações de WordPress em nosso site, com mais dicas sobre alta performance. Boa leitura!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta