Global Translation Day: Evento WordPress para tradutores

Já parou para pensar como o WordPress é acessível? Isto se dá por causa da equipe de tradutores WordPress. No dia 24 de abril, acontecerá o Global Translation Day - Dia Global de Tradução - evento que contará com 24 horas de live stream com tutoriais sobre tradução WordPress. Confira mais informações sobre o evento e como você pode se envolver:

Marketing Digital

Atualizado em 04/04/2016

O time de poliglotas do WordPress (Polyglots) está planejando a primeira edição do Dia Global de Tradução (Global Translation Day). Marcado para dia 24 de Abril de 2016, acontecerá simultaneamente para cada fuso horário do planeta. A arrancada de 24 horas começará ao amanhecer do Leste e anoitecer do Oeste. Além da tradução, os organizadores também estão focados no crescimento da equipe de tradução e instrução de novos tradutores. Com isto, o evento tem três objetivos:

  • Mostrar aos interessados em traduzir o WordPress no próprio idioma, quais são as formas para se envolver;
  • Traduzir e validar as informações que estão em espera para projetos recentes sob a supervisão dos editores gerais de tradução;
  • Incluir mais editores gerais à diferentes equipes de tradução

O  Dia Global de Tradução é um projeto ambicioso que envolve coordenar 24 horas de live stream com tutorais sobre tradução WordPress em idiomas diferentes, como também com equipes locais de contribuidores. “Poucas pessoas sabem o tamanho do esforço que existe para traduzir WordPress e o quanto nossos editores voluntários de tradução são dedicados em garantir que tenhamos o software traduzido com consistência e qualidade”, integrante da equipe de tradução, Petya Raykovska, falou. “Nós queremos que o Dia Global de Tradução mostre um pouco destes esforços e especialmente, mostre as equipes locais”.

Fazer com o WordPress cresça ao torná-lo internacionalmente acessível

A equipe de Poliglotas está lentamente conseguindo agregar os idiomas mais falados ao redor do mundo para disponibilizar aos usuários, em sua língua nativa, traduções de core, tema e plugins do WordPress. “Nós precisamos de auxílio em vários idiomas”, disse Raykovska. “Nossas equipes de japonês, alemão, francês, holandês e português são incríveis, estes são 100% tradutores locais”, falou. “Mas a demanda é grande quando as traduções são para plugins e temas”. “Por outro lado, nós precisamos de ajuda no WordPress Core para alguns idiomas. Todas os dialetos indianos precisam de um empurrãozinho, como também os idiomas africanos e asiáticos”.

O progresso de cada tradutor local é monitorado pela página Translation Team que mostra a quantidade do conteúdo traduzido em cada país.

Porcentagem de tradução para WordPress por país

“Alguns dos idiomas mais importantes do mundo estão representados na tabela de controle e se conseguirmos chegar a 100% isto pode ter um impacto gigantesco no próprio WordPress”, falou Raykovska. “Se nós lembrarmos do enorme salto do WordPress em 2011 e depois, em 2014, quando os downloads internacionais superaram os downloads em inglês, metade dessa porcentagem vinha do Japão”, lembrou.

“Agora imagine o impacto de idiomas como chinês e hindi (e outros dialetos indianos) e outros países onde o inglês não é a língua oficial. O Dia Global de Tradução WordPress é para ajudar no crescimento da plataforma e também fazer com que o WordPress seja acessível para mais pessoas“, Raykovska disse.

A equipe de tradução está convidando os contribuidores multilíngues para participar do evento. Raykovska reporta que existem mais de 60 equipes comprometidas com o Dia Global de Tradução WordPress. Há também planos para promover eventos remotos onde times locais usam seus próprios canais Slack para trabalhar em traduções. Os contribuidores podem escolher entre diversas formas para se envolver:

  • Você pode gravar um vídeo no seu próprio idioma para o clipe promocional;
  • Se voluntariar para o live stream sobre traduzir WordPress para sua própria língua;
  • Organizar um dia de contribuidor local;
  • Se envolver na organização principal.
Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Se você tem as habilidades linguísticas para participar desta arrancada de tradução, este é um dos modos mais fáceis para começar a contribuir com WordPress e ajudar a preparar a plataforma para mais um dos seus saltos internacionais.

Junte-se aos #Polyglots no Slack e se conecte a equipe.

Texto traduzido: WordPress Global Translation Day Set for April, 24, 2016

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta