10 estatísticas WordPress que vão te surpreender

O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais popular do mundo. Quer números como prova? Separamos 10 estatísticas surpreendentes sobre o WordPress para você.

WordPress

Atualizado em 03/11/2016

Não há dúvida que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo. Por isso que hoje trouxemos 11 estatísticas WordPress que vão te surpreender.

O que começou como um projeto pessoal é agora uma parte integral da arquitetura da internet, distribuindo centenas de milhões de websites.

Provavelmente você conhece um pouco sobre este CMS, porém, podem existir algumas coisas sobre WordPress que você ainda não saiba.

As estatísticas WordPress que você verá a seguir vão mostrar o quanto popular a plataforma é.

Preparado para se surpreender? Então, vamos lá!

Estatísticas de uso WordPress que vão deixar você de queixo caído

Assim como estamos certos que logo mais você vai concordar, as estatísticas abaixo são impressionantes.

Para tentar mostrar da melhor maneira possível como é o uso do WordPress, tentamos incluir as estatísticas mais atuais. Todos os números colocados aqui são de 2016.

1. WordPress distribui 27% da internet inteira

estatísticas wordpress - 27 por cento da internet utiliza WordPress

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Como já falamos no começo, o WordPress é de longe o CMS mais popular que existe. Entretanto, você talvez não perceba o quanto.

Antes de tudo, o market share do WordPress em relação a todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo é de aproximadamente 60%. Além disso, seu competidor mais próximo, o Joomla, é usado por apenas 6.3% (sim, este é o segundo mais popular CMS do mundo).

A surpresa maior, entretanto, é que a estatística WordPress mais impressionante é que 27% de todos os sites da internet usam WordPress (mais de um bilhão de sites online).

2. Sites em WordPress ao redor do mundo publicam 24 posts por segundo

estatísticas wordpress - posts publicados

Sim! Você leu certo! Em 2016, blogs que fazem parte da rede WordPress publicaram, em média, 24 posts por segundo.

Isto é, 1.481 posts por minuto; 88.888 por hora e um pouco mais de 2.13 milhões por dia.

3. Sites WordPress recebem 22.17 bilhões de visualizações por mês

estatísticas wordpress - visualização de página

Parece que toda esta atividade traz resultados – tráfego massivo.

Apenas neste ano, blogs em WordPress combinaram entre si uma média de 22.17 bilhões de visualização de páginas por mês.

Este número é o triplo de habitantes do planeta!

4. Blogs em WordPress recebem 46.6 milhões de comentários por mês

estatísticas wordpress - comentários

E como esses visitantes são falantes!

A cada mês, neste ano, foram feitos em média 46.6 milhões de comentários. Estes são comentários legítimos, sem presença de spam.

Se as estatísticas do Akismet são alguma indicação, o número de comentários de spam que são gerados são aproximadamente 30 vezes maiores.

Isto significa que além dos comentários legítimos que o WordPress recebe por mês, eles também são bombardeados por 1.4 bilhões de spam ao mesmo tempo.

5. Existem 2.7 milhões de buscas globais no WordPress

estatísticas wordpress - buscas no google

Vendo a quantidade de dados que o WordPress consegue lidar, não é surpresa que ele é popular e continua a chamar atenção.

O crescimento da plataforma também é refletido nas buscas do Google.

Globalmente, WordPress como palavra-chave, recebe 2.7 milhões de pedidos de busca por mês. Nesta conta não é contabilizado “WordPress templates”, “WordPress plugins” e outras informações que sejam baseadas no WordPress.

De forma geral, termos relacionados ao WordPress (incluindo a abreviação comumente usada wp) recebe entre 10 a 100 milhões de buscas por mês.

Em relação a forma como o WordPress se compara a seus competidores, o Google Trends vê o WordPress 5 vezes mais popular que Joomla e quase 9 vezes mais do que Drupal.

Pela lógica, o uso do WordPress só tende a crescer.

6. WordPres 4.6 possui 24 milhões de downloads

A última versão do WordPress, WordPress 4.6 – Pepper – já tem mais de 24 milhões de vezes.

estatisticas-wordpress-download

Para monitorar o número crescente, você pode acessar o contador de downloads do WordPress. E não para aí, a próxima atualização do WordPress está marcada para o próximo mês (dezembro de 2016).

7. Apenas 40% dos sites WordPress estão atualizados

No passado, WordPress já fez manchete ao fato de ter sites hackeados e riscos de segurança, algo que os desenvolvedores tentam resolver da maneira mais rápida e melhor possível.

Entretanto, nem todos os usuários deixam seus sites atualizados. Apesar do número de downloads da nova versão ser impressionante, existe um número significativo de sites WordPress que não estão atualizados.

8. Existem 72 traduções de WordPress

estatísticas wordpress - número de traduções

Talvez este seja o menor número da lista, mas seu significado não deve ser subestimado. Graças a vasta comunidade e iniciativas como o Dia Global de Tradução do WordPress, o número de idiomas que o WordPress está disponível está sempre crescendo.

Desde de holandês e japonês até escocês gaélico, você pode configurar seu painel WordPress no idioma que desejar.

Já em 2014, o número de downloads para idiomas diferentes do inglês já havia superado os downloads na língua inglesa. Isto quer dizer, que muitos dos plugins e recursos aparecem primeiramente em outro idioma para depois serem traduzidos para inglês (idioma original do WordPress).

Este foco no suporte multilíngue abre várias oportunidades para usuários WordPress ao redor do mundo. E mais: não se preocupe se seu idioma ainda não está disponível! Contribuidores do WordPress estão constantemente trabalhando para expandir a lista de traduções WordPress.

É claro, contribuições de outros usuários (como você), sempre são bem-vindas também.

9. Há mais de 47.000 plugins WordPress

Uma das principais razões que o WordPress está a frente de outras plataformas é por sua extensibilidade.

Plugins para todos os propósitos estão disponíveis. Qualquer recurso que você gostaria que seu site tivesse, na maioria dos casos, você vai achar um plugin certo para isso!

Atualmente, o número de plugins disponíveis no diretório de plugins WordPress é acima de 47 mil.

estatisticas-wordpress-plugins

10. Foram realizados 89 WordCamps em 34 países com mais de 21 mil participantes no ano de 2015

estatísticas wordpress - wordcamps

Com WordPress sempre crescendo, não é uma surpresa que a comunidade WordPress também cresça. Provavelmente nada exemplifica melhor que o número crescente de WordCamps.

Em 2015, foram 84 WordCamps organizados em 34 países em todos os 6 continentes. Mais de 21 mil ingressos foram vendidos e as pessoas puderam assistir a mais de 1.600 palestras.

Conclusão

WordPress é sucesso. A importância da plataforma vem crescendo a cada ano e mais pessoas estão utilizando como a solução para construção de sites.

Atualmente, não há fim previsto e nenhuma razão para que o desenvolvimento pare. Se você já se perguntou se investir em suas habilidades WordPress seria uma perda de tempo, você pode colocar um fim as suas dúvidas!

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais da força do WordPress!

Texto traduzido e modificado: 13 surprising WordPress Statistics

Estatísticas: Outubro/2016

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta