5 dicas para melhorar suas campanhas de Email Marketing

Existem muitas recomendações e critérios a serem seguidos durante o desenvolvimento das campanhas de Email Marketing. Confira abaixo algumas dicas rápidas e essenciais para uma campanha efetiva. 1 – Foco em uma mensagem única Seja direto e crie uma campanha focada num único objetivo. Tentar aproveitar e colocar diferentes informações na mesma mensagem pode resultar […]

Marketing Digital

Atualizado em 30/06/2010

Existem muitas recomendações e critérios a serem seguidos durante o desenvolvimento das campanhas de Email Marketing. Confira abaixo algumas dicas rápidas e essenciais para uma campanha efetiva.

1 – Foco em uma mensagem única

Seja direto e crie uma campanha focada num único objetivo. Tentar aproveitar e colocar diferentes informações na mesma mensagem pode resultar num desvio de atenção dos usuários ou fazê-los com que não achem ou não entendem sua mensagem. Procure usar esta oportunidade para divulgar aos seus usuários a mensagem que você deseja.

2 – Deixe claro ao usuário o que ele deve fazer

A mensagem seja ela textual ou gráfica, deve ter uma ação a ser tomada pelo usuário, como um clique em um link ou uma ligação para a central de vendas. Uma campanha de email deve despertar um clique instantâneo em seu público alvo. Repita este elemento para a ação mais de uma vez quando necessário. Uma mensagem de email que não desperte nenhum interesse imediato no leitor para acessar, ligar ou fazer qualquer ação pode ser uma grande falha em sua campanha.

3 – Defina bem o assunto da mensagem

O campo do assunto é um dos pontos mais importantes na criação da campanha de email. Sua mensagem estará competindo com todos os emails da caixa de entrada do usuário, então você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção e não ser descartado. Aproveite! Pense num assunto curto, objetivo e que desperte um interesse em abrir a mensagem.

4 – Faça o envio em dias e horários mais efetivos

Estudos baseados em estatísticas coletadas por diversas campanhas de email de diferentes empresas mostram tendências de melhor efetividade em certos dias e horários. Entre terça e quarta-feira  o resultado geralmente é mais efetivo, tanto em cliques e consequetemente também em vendas geradas pela campanha. As caixas de entrada tendem a estar muito cheias após um fim de semana, descartando dessa forma a segunda-feira, e na quinta e sexta-feira as pessoas em geral já estão preocupadas em planejar o fim de semana e costumam descartar mais as mensagens recebidas na caixa.

5 – Registre e analise o resultado de suas campanhas

Coletar todos os dados que conseguir de cada campanha enviada é muito importante para futuras análises e comparações. Praticamente todas as ferramentas de Email Marketing do mercado já oferecem maneiras simples de registrar e visualizar estes dados. Com esses recursos é possível identificar dados como quantidade de visualizações, cliques em cada link e taxas de rejeição. Com isto você poderá analisar e comparar as diferentes campanhas já enviadas e melhorar a efetividade de seus próximos emails.

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