Domínio gratuito – Por que você deve evitar

Nosso artigo do dia vai abordar sobre um assunto muito importante para qualidade de seu site. Talvez uma das principais decisões necessárias a se tomar no começo da estruturação de seu negócio online. Seja ele um site ou e-commerce.

O assunto é: domínio gratuito. Abaixo, nós veremos:

  • O que é nome de domínio?
  • Domínio gratuito e domínio pago
  • Por que você deve evitar o domínio gratuito?
  • Dicas para escolher o melhor domínio para seu negócio online

Vamos lá?

O que é um domínio?

mapa-pino-mao-territorio

De forma bem simples o domínio é a identificação de onde seu site está hospedado. Ele é composto em sua totalidade pelo nome de seu negócio + o domínio de sua preferência. Com o nome e domínio escolhido, você tem a url para seu site, que é o caminho digital para seus usuários encontrarem seu negócio online.

Por que é importante para seu site?

Sem a escolha correta de um domínio, você pode comprometer o posicionamento de seu site e dependendo do caso, dificultar o acesso do seu cliente.

Domínio gratuito e domínio pago

Domínio gratuito

O domínio gratuito é o que permite você colocar o endereço do seu site com um prefixo de sua preferência, porém, sempre ligado ao domínio da empresa.

Vamos pensar em um exemplo prático?

Imagine que nosso site tivesse um domínio gratuito no wordpress.com. Nosso endereço não seria www.yogh.com.br e sim, www.yogh.wordpress.com.

Domínio pago

Já com o domínio pago você tem seu próprio endereço, sem a obrigação de colocar o nome da empresa que está disponibilizando o domínio pra seu site.

Vamos a um exemplo prático? Veja o nosso próprio site: www.yogh.com.br.

Por que você deve evitar o domínio gratuito?

sinal-vermelho-mao-pare

Um dos motivos principais é o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca. Os domínios gratuitos não são bem vistos pelos buscadores. Outro ponto é a impressão de confiança que você deseja transmitir. Seus clientes e futuros clientes não terão a sensação de credibilidade ao ver um domínio gratuito quando buscam por produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Vamos dar uma olhada mais a fundo nestes 2 pontos?

1. Posicionamento

O Google é muito rígido em relação a segurança e a experiência do usuário. Por isso,  domínios gratuitos, dependendo da empresa que você escolha, pode trazer riscos à segurança de seu site e de quem visita seu site. O maior buscador do mundo sempre dá preferências a sites com domínios pagos.

2. Credibilidade

Transmitir confiança para seu visitante é o começo de todo bom relacionamento entre cliente e empresa. Para que seu site tenha sucesso, você precisa tomar todas as medidas possíveis para garantir que seja esta a impressão que seu site esteja passando.

Uma das maneiras para começar é evitar o domínio gratuito. Um domínio mais polido, totalmente seu, transmite:

  • Seriedade
  • Confiabilidade
  • Segurança

Como escolher o melhor nome de domínio?

Nós temos algumas dicas para você criar seu domínio da melhor maneira para seu negócio. Abaixo nós separamos 3 dicas mais importantes mas se você quiser mais dicas, você pode conferir este nosso artigo aqui: 8 dicas para criar nome de domínio

1. Dê preferência  ao .com ou .com.br e não se estenda no nome

A primeira dica é dar preferência aos domínios .com ou .com.br (já que estamos em território brasileiro). O motivo é simples: domínios assim são os mais memoráveis e praticamente automáticos quando alguém está buscando por um endereço na internet. Este tipo de domínio já é mais estabelecido e tem maior credibilidade.

Dependendo da área que você atua, você tem algumas opções: .org, .ind, .net. Mas mesmo assim, se possível, opte pelo .com ou .com.br. Sem contar que alguns smartphones já vem com teclas .com (o que facilita e muito para o acesso).

E ao escolher o prefixo, sempre tenha em mente que deve ser curto, não mais de 15 caracteres. A razão disso é que o nomes mais curtos são mais fáceis de memorizar e diminuem as chances do usuário cometer algum erro de digitação.

2. Use palavras-chaves

Você já sabe o quanto é importante o uso das palavras-chaves em todo o seu site, certo? Isso não se limita apenas ao conteúdo e páginas institucionais, mas também, ao endereço do seu site. O uso delas melhoram:

  • A experiência do usuário
  • Posicionamento no Google

Se você utilizar as palavras-chaves em seu endereço as chances de seu site ser indexado com mais facilidade só aumentam.

3. Evite letras dobradas

Uma dica prática é na hora de escolher seu endereço evitar letras dobradas (se possível). O principal motivo é para evitar a perda de tráfego por erro de digitação do seu cliente ou futuro cliente.

Conclusão

Como você pode ver, o domínio e o endereço de seu site são importantíssimos para que seu WordPress esteja no caminho certo para o sucesso! Então, tenha atenção aos detalhes que pontuamos e aplique as dicas que citamos acima! Temos certeza que você terá bons resultados.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais!

COMENTE ESTE ARTIGO!