Domínio gratuito – Por que você deve evitar

Para você entender melhor porque deve evitar o domínio gratuito, nós trouxemos para você um artigo que não só responde essa pergunta mas traz dicas de como ter o melhor domínio para seu site WordPress.

WordPress

Atualizado em 31/10/2017

Nosso artigo do dia vai abordar sobre um assunto muito importante para qualidade de seu site. Talvez uma das principais decisões necessárias a se tomar no começo da estruturação de seu negócio online. Seja ele um site ou e-commerce.

O assunto é: domínio gratuito. Abaixo, nós veremos:

  • O que é nome de domínio?
  • Domínio gratuito e domínio pago
  • Por que você deve evitar o domínio gratuito?
  • Dicas para escolher o melhor domínio para seu negócio online

Vamos lá?

O que é um domínio?

mapa-pino-mao-territorio

De forma bem simples o domínio é a identificação de onde seu site está hospedado. Ele é composto em sua totalidade pelo nome de seu negócio + o domínio de sua preferência. Com o nome e domínio escolhido, você tem a url para seu site, que é o caminho digital para seus usuários encontrarem seu negócio online.

Por que é importante para seu site?

Sem a escolha correta de um domínio, você pode comprometer o posicionamento de seu site e dependendo do caso, dificultar o acesso do seu cliente.

Domínio gratuito e domínio pago

Domínio gratuito

O domínio gratuito é o que permite você colocar o endereço do seu site com um prefixo de sua preferência, porém, sempre ligado ao domínio da empresa.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Vamos pensar em um exemplo prático?

Imagine que nosso site tivesse um domínio gratuito no wordpress.com. Nosso endereço não seria www.yogh.com.br e sim, www.yogh.wordpress.com.

Domínio pago

Já com o domínio pago você tem seu próprio endereço, sem a obrigação de colocar o nome da empresa que está disponibilizando o domínio pra seu site.

Vamos a um exemplo prático? Veja o nosso próprio site: www.yogh.com.br.

Por que você deve evitar o domínio gratuito?

sinal-vermelho-mao-pare

Um dos motivos principais é o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca. Os domínios gratuitos não são bem vistos pelos buscadores. Outro ponto é a impressão de confiança que você deseja transmitir. Seus clientes e futuros clientes não terão a sensação de credibilidade ao ver um domínio gratuito quando buscam por produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Vamos dar uma olhada mais a fundo nestes 2 pontos?

1. Posicionamento

O Google é muito rígido em relação a segurança e a experiência do usuário. Por isso,  domínios gratuitos, dependendo da empresa que você escolha, pode trazer riscos à segurança de seu site e de quem visita seu site. O maior buscador do mundo sempre dá preferências a sites com domínios pagos.

2. Credibilidade

Transmitir confiança para seu visitante é o começo de todo bom relacionamento entre cliente e empresa. Para que seu site tenha sucesso, você precisa tomar todas as medidas possíveis para garantir que seja esta a impressão que seu site esteja passando.

Uma das maneiras para começar é evitar o domínio gratuito. Um domínio mais polido, totalmente seu, transmite:

  • Seriedade
  • Confiabilidade
  • Segurança

Como escolher o melhor nome de domínio?

Nós temos algumas dicas para você criar seu domínio da melhor maneira para seu negócio. Abaixo nós separamos 3 dicas mais importantes mas se você quiser mais dicas, você pode conferir este nosso artigo aqui: 8 dicas para criar nome de domínio

1. Dê preferência  ao .com ou .com.br e não se estenda no nome

A primeira dica é dar preferência aos domínios .com ou .com.br (já que estamos em território brasileiro). O motivo é simples: domínios assim são os mais memoráveis e praticamente automáticos quando alguém está buscando por um endereço na internet. Este tipo de domínio já é mais estabelecido e tem maior credibilidade.

Dependendo da área que você atua, você tem algumas opções: .org, .ind, .net. Mas mesmo assim, se possível, opte pelo .com ou .com.br. Sem contar que alguns smartphones já vem com teclas .com (o que facilita e muito para o acesso).

E ao escolher o prefixo, sempre tenha em mente que deve ser curto, não mais de 15 caracteres. A razão disso é que o nomes mais curtos são mais fáceis de memorizar e diminuem as chances do usuário cometer algum erro de digitação.

2. Use palavras-chaves

Você já sabe o quanto é importante o uso das palavras-chaves em todo o seu site, certo? Isso não se limita apenas ao conteúdo e páginas institucionais, mas também, ao endereço do seu site. O uso delas melhoram:

  • A experiência do usuário
  • Posicionamento no Google

Se você utilizar as palavras-chaves em seu endereço as chances de seu site ser indexado com mais facilidade só aumentam.

3. Evite letras dobradas

Uma dica prática é na hora de escolher seu endereço evitar letras dobradas (se possível). O principal motivo é para evitar a perda de tráfego por erro de digitação do seu cliente ou futuro cliente.

Conclusão

Como você pode ver, o domínio e o endereço de seu site são importantíssimos para que seu WordPress esteja no caminho certo para o sucesso! Então, tenha atenção aos detalhes que pontuamos e aplique as dicas que citamos acima! Temos certeza que você terá bons resultados.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta