Pontos essenciais para criar um conteúdo para seu site ou blog

Criar conteúdo na Internet é importante e deve fazer parte da estratégia de seu blog ou site. É fundamental também prestar atenção em vários detalhes que vão além de apenas um bom assunto para tratar. Confira algumas dicas de redação para web que vão fazer seus textos cada vez mais efetivos.

Marketing Digital

Atualizado em 02/02/2012

Dicas para redigir um melhor conteúdo

Um grande desafio para diversas empresas e até mesmo blogueiros é quando chega a hora de produzir mais conteúdo para o site. Seja conteúdo informativo sobre a empresa, produtos ou mesmo notícias e artigos de blog. Antes de sair escrevendo sem pensar, precisamos de planejamento. As seções de blog e notícias dos sites devem manter uma frequência de atualização, por exemplo novos artigos toda terça e quinta, e assim por diante. Dessa forma você não só conquista os usuários pelo bom conteúdo que está produzindo, mas também faz eles voltarem e cria expectativas no público.

Além da frequência a qualidade e a clareza das informações é fundamental. Veja algumas dicas importantes:

Seja claro e objetivo nas idéias

Com a grande nuvem de informação da web, temos como resultado milhões de usuários impacientes por natureza. Esses leitores digitais que consomem conteúdo de diversos portais e blogs, geralmente não gostam de perder tempo com textos muito longos ou que demoram para chegar no ponto principal do assunto. Por isso recomenda-se criar conteúdos de fácil leitura, com uma boa organização na estrutura como introdução, tópicos por assunto e conclusão, de forma que fique fácil um usuário scanear rapidamente o conteúdo que deseja digerir.

Deixe a redação por conta de um profissional  ou pessoa experiente

Quanta informação textual existe em seu site? Você tem certeza de que todo o conteúdo publicado está correto? Erros de português e redação ruim, podem queimar a imagem da sua empresa, seja em seu site ou no material offline como placas, anúncios e folders. Você pode ter um assunto interessante e atrativo, porém é essencial também que este texto seja bem redigido e siga as regras da língua. A redação e revisão final devem ser feitas por pessoas experientes para garantir a qualidade final de sua comunicação.

Erros cometidos na hora de digitar texto

Não cometa erros de português em seu texto

Tenha originalidade mesmo que o assunto seja já conhecido

Ter um conteúdo único e exclusivo hoje na web é praticamente impossível, a não ser que você vá falar de você mesmo ou da sua empresa e seus negócios. Grande parte do conteúdo da Internet é copiado ou reescrito de diferentes formas. Por exemplo você pode ler sobre uma notícia de política em diferentes portais ao mesmo tempo. É fundamental explorar no conteúdo o ponto de vista da pessoa ou empresa que está abordando o assunto. Ser original e expor suas próprias ideias vai fazer você conquistar mais leitores e mostrar realmente que você é expert no assunto.

Use estilos de formatação e mantenha um padrão de organização

Tente ser conciso nas ideias, escrever parágrafos curtos e usar os estilos de formatação comuns, como Headings (H1, H2, H3), negrito e itálico, bullets e hiperlinks quando necessário. Crie em seu texto uma boa introdução e conclusão e procure manter  um estilo único de organização, ou seja, use os mesmos estilos de formatação ao longo do texto. Defina bem seus parágrafos, crie tópicos e subtópicos para organizar melhor as ideias. Um texto estruturado e organizado facilita o entendimento da ideia geral e torna a leitura prática e rápida.

Texto estruturado com headings h1, h2 e estilos

Uso correto de estilos em um texto na web

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Criar conteúdo na Internet é importante e deve fazer parte da estratégia de seu blog ou site. É fundamental também prestar atenção em vários detalhes que vão além de apenas um bom assunto para tratar, aproveite estas dicas da Yogh e continue estudando para fazer um conteúdo cada vez melhor.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta