Recomendações para criar um melhor conteúdo para seu site

A construção estratégica do conteúdo de seu website é fundamental para divulgar sua marca, empresa ou produtos e serviços na Internet. As informações devem estar estruturadas de forma que sejam bem indexadas pelas ferramentas de busca e consequentemente encontradas facilmente pelos potenciais clientes. Apesar da grande importância do conteúdo das páginas, na maioria dos projetos […]

Marketing Digital

Atualizado em 09/06/2010

A construção estratégica do conteúdo de seu website é fundamental para divulgar sua marca, empresa ou produtos e serviços na Internet. As informações devem estar estruturadas de forma que sejam bem indexadas pelas ferramentas de busca e consequentemente encontradas facilmente pelos potenciais clientes.
Apesar da grande importância do conteúdo das páginas, na maioria dos projetos de desenvolvimento de um site ou blog, a criação do conteúdo é deixada em segundo plano. Todos os recursos ficam focados em design e implementação, mas a criação dos textos e imagens acaba ficando por último. Como resultado temos sites bem construídos, mas com a qualidade das informações comprometida.

Veja algumas recomendações para construir um melhor conteúdo:

Seja simples e claro, faça coisas objetivas:

A criação de conteúdo, seja ele textual ou gráfico, deve tornar as informações mais fáceis de serem encontradas  na página e eliminar conteúdo duplicado. Sem dúvida é mais fácil de gerenciar e revisar um conteúdo mais enxuto e ainda tem um menor custo das etapas dessa criação e organização. Colete, agrupe e organize as informações e escreva de forma objetiva.

Defina o que você quer mostrar e onde de onde vêm essas informações

Verificar todo o conteúdo que existe atualmente e tentar organizá-lo em alguns casos pode ser traumático. Porém tentar definir tópicos e descobrir de onde vem essas informações para começar a recriá-las é um bom caminho. Descobrir internamente na organização ou no conteúdo existente de onde vem cada conteúdo muitas vezes agiliza o trabalho e dá mais qualidade final do conteúdo. Busque o conteúdo nas fontes corretas.

Defina pessoas responsáveis pelo conteúdo

A primeira questão é definir na organização que são os responsáveis pelo conteúdo. Parte essencial do trabalho é ter pessoas responsáveis por cada área (se existir) que possam fornecer e ainda redigir conteúdo. Ninguém melhor do que as pessoas envolvidas no assunto para fornecer as melhores informações sobre ele.

Com isso, você pode começar a construir seu conteúdo de forma eficaz. Organização e pensamento estruturado são fundamentais. Com as etapas iniciais detalhadas e com as pessoas certas envolvidas neste processo você tem tudo para criar um bom conteúdo.

Leitura recomendada:
Content Strategy for the Web, Kristina Halvorson.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta