Confira nosso checklist antes de escolher seu tema em WordPress

Abordamos no post “Como escolher um tema do WordPress para meu site” todos os detalhes estratégicos que devem ser levados em consideração ao escolher um template. Através das dicas você encontrará vários temas adequados para seu conteúdo e necessidades, mas como eleger o melhor tema entre os candidatos que defini? Será que estou fazendo uma boa […]

Temas WordPress

Atualizado em 02/04/2015

Abordamos no post “Como escolher um tema do WordPress para meu site” todos os detalhes estratégicos que devem ser levados em consideração ao escolher um template. Através das dicas você encontrará vários temas adequados para seu conteúdo e necessidades, mas como eleger o melhor tema entre os candidatos que defini? Será que estou fazendo uma boa escolha?

Hoje existe uma quantidade enorme de temas disponíveis e é muito fácil se perder entre tantas opções ou até mesmo fazer uma escolha errada, gerando prejuízo e retrabalho. Por este motivo recomendamos que você faça o checklist abaixo antes de fazer sua escolha final:

1 O tema foi atualizado recentemente?

O primeiro detalhe a verificar é se seu tema foi atualizado recentemente. Dê preferência a temas que foram atualizados pelo menos nos últimos 3 meses.

Os sites mais populares para venda de temas apresentam essa informação facilmente já na apresentação do tema, a imagem a seguir foi retirada do ThemeForest, um dos mais populares sites com essa finalidade.

O tema foi atualizado recentemente?

O tema foi atualizado recentemente?

2 Fornece opções de customização?

Uma boa variedade de customizações é imprescindível para garantir que o tema irá suprir facilmente às suas necessidades.

Além disso, temas são produtos prontos e vendidos em série, centenas ou até milhares de pessoas já compraram o mesmo tema que você. Então é importante que possua um alto grau de customização, assim você poderá se diferenciar dos demais compradores, em certos casos, o grau de customização é tão alto que nem será possível identificar que seu site utiliza um tema.

Para tirar essa dúvida, confira os cases apresentados pelo tema e verifique se eles conseguem se diferenciar da demonstração original.

3 Possui boa documentação?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Os temas oferecem várias configurações que nem sempre são fáceis de encontrar, por isso é sempre bom poder contar com uma boa documentação, onde você pode conferir em detalhes como customizar o seu site. Acesse o conteúdo oferecido na página do tema e verifique se as instruções são fáceis de compreender.

4 Tem compatibilidade com a última versão do WordPress?

O WordPress está em constante atualização, sempre em busca de melhorias de novos recursos, performance, programação, estabilidade e sobretudo segurança, ao comprar um tema é muito importante que ele seja compatível com a versão mais recente do WordPress. Com a última versão do WordPress você poderá aproveitar os últimos recursos oferecidos pela plataforma. Outro ponto importante é que o WordPress desatualizado pode gerar várias vulnerabilidades de segurança no seu site.

Seu tema está atualizado com a última versão do WordPress?

Seu tema está atualizado com a última versão do WordPress?

5 É um dos top de vendas e possui bons comentários?

Se o tema efetuou várias vendas, consequentemente tem vários clientes, estes que demandam updates constantes. Avalie os comentários e avaliações do tema,  se ele possui boas referências se trata de um tema maduro, se tornando uma opção segura e que possivelmente não causará problemas o seu projeto.

6 Utiliza plugins famosos?

O sucesso de um tema depende em muito dos plugins utilizados. Procure por temas que utilizem recursos conhecidos, dessa maneira, você terá um tema mais fácil de usar e encontrará facilmente pessoas que utilizaram os mesmos plugins e poderão compartilhar informações. Os plugins que recomendamos temas são:

  • Visual Composer: utilizado para diagramar páginas e inserir o conteúdo que desejar, um tema com esse plugin terá páginas com edição muito flexível.
  • WooCommerce: utilizado para sites com e-commerce, se trata do plugin mais completo no segmento, conheça mais sobre ele nesse post: 6 Motivos para você conhecer e amar o WooCommerce
  • Revolution Slider: utilizado para criação de banners, nele é possível criar várias configurações e animações.

Se o seu tema atende todos os requisitos do nosso Checklist, certamente será uma ótima opção! A equipe Yogh pode instalar o tema para você, customizá-lo e até mesmo fazer otimizações de segurança e velocidade. Saiba mais conferindo a nossa página Criação de Site WordPress com tema pronto.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta