Como gerar tráfego em um novo site em WordPress

Dicas imperdíveis para você que tem um novo site em WordPress. Aprenda quais são as táticas para começar a gerar tráfego em seu site WordPress.

WordPress

Atualizado em 08/05/2017

Você é novo no universo do WordPress? Acabou de criar um site em WordPress e não sabe muito bem como começar a gerar tráfego para seu conteúdo? Então, este artigo é para você!

Vamos começar: WordPress é uma plataforma criada para ser intuitiva. Qualquer pessoa pode criar seu site WordPress e cada vez é mais comum ter um site como fonte de renda.

Você sabe como fazer com que pessoas acessem seu site WordPress?

No universo cibernético, tráfego não acontece do nada. Visitantes não vão aparecer se você não se esforçar para que eles apareçam!

Você deve conquistar o seu público!

Para que você seja bem-sucedido com seu negócio veja algumas táticas e métodos para que o tráfego seu site WordPress comece a ser gerado.

Domine a otimização de sua página

speedometer-653246_640

O coração da geração de tráfego é o conteúdo.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Criar conteúdo de alta qualidade e otimizado é uma tática excelente a longo prazo para gerar tráfego orgânico nos mecanismos de busca para seu site.

Mas para ter um bom posicionamento no Google, por exemplo, você precisa seguir algumas regras. Veja abaixo algumas dicas:

1. Escreva títulos atraentes

O título de sua página é a primeira coisa que os usuários vêem em seu site WordPress.

Por esta razão, é crucial que eles cativem a atenção dos leitores logo no começo! Dessa maneira há mais chance de que eles cliquem em sua página.

Não esqueça de utilizar palavras-chaves em seu título. Veja como utilizar palavras-chaves em seu conteúdo e em seu site.

2. Tire o máximo do SEO

Depois do título, seu conteúdo também deve ser otimizado.

Conteúdo bem desenvolvido é:

  • Artigo relevante e compreensível
  • Artigo que responda a pergunta
  • Artigo gramaticalmente correto e livre de erros de digitação.

Entretanto, regras de SEO são mais do que isso. Você deve saber quem é seu público-alvo, que tipo de linguagem e conteúdo eles buscam e se identificam.

Para um bom trabalho de SEO, você pode utilizar um plugin de SEO para ajudar na otimização de seu site. Este tipo de plugin ajuda na criação de títulos e meta-descrição, além de dar dicas para aprimorar a otimização.

Saiba mais sobre SEO aqui.

3. Comece uma lista de e-mail

Newsletter (ou envio de e-mail) continua sendo uma das melhores maneiras para alcançar seu público-alvo. Pense dessa maneira, qualquer pessoa que preenche o campo de e-mail de seu site é um membro importante. Afinal, isto demonstra que ele tem interesse pelo seu site e conteúdo.

Por este motivo, você precisa ter uma boa organização para que seus e-mails sejam eficientes.

Com o bom uso de uma newsletter, você consegue interagir, cativar e manter seus seguidores atualizados sobre tudo que acontece em seu site.

Conte com um plugin para te ajudar a fazer os melhores e-mails para seus leitores.

Quer mais dicas para um e-mail marketing de sucesso? Então, veja neste artigo os erros que você pode evitar e também, como você pode melhorar a experiência do seu usuário com o envio de e-mail.

Gere tráfego utilizando as mídias sociais

social-networking-2187996_640

Você sabia que Google, Yahoo e outros mecanismos de busca não são as únicas fontes disponíveis para que tráfego seja gerado em seu site?

De fato, existem muitos mecanismos de buscas alternativos. Entre eles estão as redes sociais. Veja abaixo 3 exemplos:

1. Facebook

Facebook é a maior rede social do momento. Para que seja vantajoso para seu site WordPress, veja estas dicas:

  • Crie uma página de Facebook: Assim se torna muito mais fácil para seus leitores te acharem na rede. Para facilitar ainda mais, inclua palavras-chaves na descrição e adicione sua localização.
  • Inclua hashtags: O Facebook utiliza hashtags também, use-as em suas publicações para tornar seu conteúdo mais visível nas buscas.
  • Compartilhe as postagens de sua página em seu perfil pessoal: Amigos e familiares sempre são os primeiros curtidores. Quando eles interagem com seu conteúdo, pessoas fora da sua esfera direta são alcançados.
  • Construa uma rede: Entre em contato com outras páginas de Facebook que são da mesma área de atuação que você. Peça para que eles compartilhem seu conteúdo. Se o conteúdo for bom, eles provavelmente compartilharão.

2. Twitter

O sucesso no Twitter depende de vários fatores. Mas uma vez que você consegue um número bom de seguidores, se torna uma ferramenta útil para gerar tráfego para seu novo site em WordPress.

  • Preencha seu perfil: Tire vantagem de tudo que o seu perfil do Twitter permite que você personalize. Coloque uma foto de imagem, um banner de fundo e mais importante, escreva sua descrição e inclua um link para seu site.
  • Faça postagens regularmente: Regularidade é tudo no Twitter. Faça um cronograma de postagens e siga corretamente.
  • Utilize hashtags: Inclua de 1 a 3 hashtags relevantes para cada postagem.
  • Utilize mídias – Twits com imagens ou vídeos têm muito mais interação que  twits apenas de texto

3. Youtube

Esta plataforma de vídeo é o segundo maior mecanismo de busca que existe.

Tem aproximadamente 3 bilhões de entradas para pesquisa por mês e mais de 1 bilhão de usuários com 76 idiomas diferentes.

Para utilizar esta rede social da melhor maneira, você precisa criar vídeos, fazer o upload dele e incluir links para seu site.

Seus vídeos podem ser incorporados em suas publicações no WordPress! Quer saber como? Veja como fazer isto aqui. Saiba mais também sobre como otimizar seu conteúdo de vídeo.

Tire vantagem da produção de conteúdo

Gerar tráfego WordPress - Vantagem de produção de conteúdo

O ditado é “conteúdo é rei”, não “apenas conteúdo escrito é rei”.

Por esta razão, faz muito sentido usar outras formas de conteúdo para seu site WordPress para que tráfego seja gerado.

Por exemplo:

Ao invés de criar postagens, você pode reformular artigos existentes, transformá-los em vídeos, apresentação, podcast ou até mesmo infográfico.

Você pode usar esta tática para gerar engajamento em sites como SlideShare, Youtube. Isto fará maravilhas para o seu SEO e tráfego.

Interaja com outras empresas

digitization-2091861_640

Conhece aquela frase: não é o que você conhece, mas quem você conhece? Esta é uma afirmação válida para o mundo virtual.

Construa relação com influenciadores. Isto será bastante vantajoso. Crie relacionamentos relevantes. Para isto, veja estas 2 dicas:

  • Comente: Escreva comentários no site e no blog de outras pessoas. Vá além de comentários, como “Que post legal!”. Contribua para discussão. Agregue valor. Siga. Isto pode fazer com que outras pessoas cliquem em seu link.
  • Fale diretamente: Fale com pessoas que são da sua área. E-mail ou Twitter são opções válidas também para fazer este contato. Veja como você pode contribuir para vida deles e seu negócio. Dessa forma você estabelece um relacionamento e talvez você consiga enviar seu conteúdo para eles publicarem.

Conclusão

O começo de um site em WordPress é empolgante e também aterrorizante.

A parte do aterrorizante acontece porque para ter um site WordPress bem-sucedido você precisa de muito esforço. Afinal, construir um público e ganhar leitores não é algo que seja feito de um dia para outro.

As dicas para melhorar seu tráfego são apenas o começo. Tente estas estratégias. Siga seu instinto. Comece pequeno. Veja o que funcione e comece por aí.

Com o passar do tempo, você se tornará cada vez melhor em entender o seu público.

Texto traduzido e modificado: How to generate traffic for a brand new WordPress site

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta