Como definir métricas e KPIs para monitorar seu site?

As ferramentas de web analytics fornecem diversas métricas para quem gerencia um site. Essas métricas permitem medir parâmetros do acesso dos usuários que vão desde dados técnicos como sistema operacional, resolução de tela a taxas de conversão. A grande questão é, quais métricas deste conjunto enorme devo usar para meu site? O que é uma […]

definição métricas para monitorar site

As ferramentas de web analytics fornecem diversas métricas para quem gerencia um site. Essas métricas permitem medir parâmetros do acesso dos usuários que vão desde dados técnicos como sistema operacional, resolução de tela a taxas de conversão. A grande questão é, quais métricas deste conjunto enorme devo usar para meu site?

O que é uma ferramenta de web analytics?

Uma ferramenta de web analytics, por exemplo Google Analytics, permite que você conheça melhor seus usuários através de diversas métricas que irão te mostrar dados detalhados sobre:

Como eu posso implantar web analytics a meu favor?

Diferentes de como muitos pensam e utilizam, web analytics não é uma tecnologia, mas sim um ciclo de melhorias. De acordo com o processo proposto por Daniel Waisberg e Avinash Kaushik esse conceito pode ser melhor entendido e aplicado:

 

A partir do ciclo conforme a figura acima, vemos que é essencial seguir alguns passos antes de começar a capturar e analisar os dados. Para começar, antes de pensar em ferramenta, é necessário traçar nossos objetivos e indicadores do seu site e definir como você irá capturar estes dados e analisá-los, a partir das métricas que foram definidas.

Antes de começar, defina qual é seu objetivo principal e quais são os objetivos específicos que você quer atingir e/ou melhorar em seu site. A partir disso que você irá conseguir traçar um planejamento de web analytics e trabalhar usando um ciclo de melhorias.

1 – Definindo as métricas:

Faça uma lista de métricas possíveis para ajudar você a entender seu site e acompanhar a evolução dele. Liste todas as métricas, numa espécie de brainstorming. Faça grupos para entender cada conceito, que pode te ajudar, por exemplo:

Usuários:
  • Dispositivos utilizados
  • Localização (país, estado, cidade)
  • Faixa etária
  • etc.
Conversão:
  • Cadastro de newsletter;
  • Compra de produto;
  • Envio de contato por formulário;
  • etc.

2 – Definindo os KPIs

Com seus objetivos definidos, você irá fazer um paralelo e definir os KPIs, Key Performance Indicators. O processo de definição de KPIs pode ser simplificado fazendo perguntas que irão te dar respostas sobre seus objetivos e com isso você define seus indicadores. Por exemplo:

Objetivo: aumentar a quantidade de visitas do Facebook em meu site;

Perguntas que respondem a este objetivo:

  • Como verificar o tráfego de origem do Facebook?
  • Meus recursos de compartilhamento são utilizados?
  • O público-alvo está no Facebook?
  • etc.

Com a etapa 1 e 2 definida, você pode então buscar por uma ferramenta de web analytics e implantá-la em seu site. Com a ferramenta capturando dados, você poderá então colocar em prática seu planejamento e trabalhar num ciclo de melhorias. Algumas ferramentas sugeridas:

  • Google Analytics – serviço do Google que fornece uma versão grátis com limite de dez milhões de hits por mês
  • Open Web Analytics – open-source, deve ser configurada no seu próprio servidor.
  • Piwik – open-source, deve ser configurada no seu próprio servidor.
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