Blog WordPress – 5 dicas infalíveis para atrair seu público-alvo

Quer engajar o público de seu blog WordPress? Nós temos 5 dicas infalíveis para que seu blog seja um sucesso também de público! Confira:

WordPress

Atualizado em 02/08/2017

Quer que seu blog WordPress seja bem-sucedido mas não sabe como fazer isto exatamente? Não se preocupe! Você está no artigo certo.

A garantia de um blog de sucesso tem a ver com algumas práticas! Principalmente aquelas que você aplica para atrair seu público-alvo. Afinal, todo o conteúdo que você produz tem a ver com eles, não é mesmo? Hoje nós vamos dar dicas específicas para que seu blog WordPress seja um sucesso entre seus clientes.

Vamos lá?

1. Escolha as melhores práticas para seu blog WordPress

leitor-ereader-mobilidade

Para atrair e engajar seu público-alvo você pode aplicar algumas práticas! Abaixo separamos 4 meios para atingir seus leitores de maneira eficiente:

1. Trabalhe o SEO de seu blog

As boas práticas de SEO são essenciais para atrair seu público. O conteúdo do blog (post, título, resumo, meta-descrição, slug) deve estar alinhado com as recomendações de otimização para mecanismos de buscas.

Saiba mais sobre SEO

2. Ofereça assinatura de e-mail

Motive seus leitores a assinarem conteúdo do blog WordPress. Com isso você tem uma forma de manter contato com seu público, estreitando relacionamento; mantêm seu leitor informado de novidades e promoções, e também, durante todo este processo, fideliza seus clientes.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Além disso você pode oferecer gratificações aos seus leitores em troca do endereço do e-mail. Vale enfatizar que você não deve exagerar nos envios de e-mail! Ninguém gosta de uma caixa de entrada cheia de mensagens de um único remetente.

Veja mais informações sobre e-mail marketing

3. Habilite comentários

Leitores gostam de opinar. Um blog WordPress sem seção para comentários perde a oportunidade de gerar engajamento e crescimento em sua própria comunidade. Permita os comentários e não esqueça de responder! Assim você mostra que tem interesse pelo o que o seu leitor pensa. Além disso, através dos comentários, você pode analisar o que seu público tem interesse, o que você precisa melhorar em seu conteúdo e muito mais. A seção de comentários é uma ótima área para feedback.

4. Use as mídias sociais

As plataformas de redes sociais fazem parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. Além de aproximar você de seus leitores, seu conteúdo pode ser compartilhado e alcançar mais pessoas! Veja qual rede social melhor se encaixa com seus leitores. No Brasil, entre as mais populares estão: Facebook e Instagram.

2. Entenda o que seu público deseja do conteúdo de seu blog WordPress

livro-pergunta

O sucesso de seu blog WordPress também tem a ver com a compreensão da necessidade do seu público-alvo. Ao produzir seu conteúdo, pense:

O que meus leitores precisam saber? Quais são as dúvidas que precisam ser respondidas?

Avalie o que seu público-alvo busca e seu conteúdo será mais eficaz. Lembre que o desenvolvimento do blog tem como alvo os seus leitores. Então, faz sentido levar em consideração as necessidades e dúvidas deles, não é mesmo?

3. Atraia mais visitantes

visitantes-pessoas-publico

Para atrair mais visitantes para seu site WordPress, você pode:

1. Utilizar um plugin de SEO

Que tal um plugin de SEO para ajudar você a otimizar seu trabalho? Você não precisa aplicar táticas de SEO e esperar para ver. Existem diversas soluções no mercado que podem ter o encaixe perfeito para seu blog WordPress. Por meio do plugin, você consegue ter uma visão mais clara sobre como está a otimização de seu conteúdo para mecanismos de busca.

2. Torne os títulos mais atraentes

Você já ouviu falar de clickbait? Basicamente é uma prática mal vista de armadilha para clique. A pior coisa é você ler um título que gerou seu interesse e ao clicar no conteúdo, não tinha nada a ver com aquilo que você esperava. Não faça clickbait, mas esforce-se em pensar em títulos que vão chamar atenção do seu leitor e impulsioná-los a abrir seu conteúdo.

3. Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são um universo povoado de visitantes em potencial para seu blog. Tudo que você publicar em seu site, compartilhe nas redes sociais. Você tem mais chances de atrair visitantes desta maneira.

4. Produza conteúdo em vídeo

Já existem estatísticas que revelam que a maioria dos conteúdos daqui alguns anos serão produzidos em vídeo. Um dos motivos de mais destaque é porque o vídeo é mais atrativo e mais fácil para o espectador visualizar e captar a mensagem! Por isso é uma ótima maneira de atrair mais visitantes ao seu blog WordPress.

Motivos para a criação de vídeos explicativos no WordPress

4. Fidelize seu leitor

oculos-teclado-leitura

Para fidelizar seu cliente, você pode seguir algumas dicas pontuais, como as citadas abaixo:

  • Comprimento da postagem: Não tão longo, não tão curto. Crie conteúdo que traga informação, relevância e não seja maçante para o leitor;
  • Incentivos: Oferecer gratificações e outras formas de incentivo para seus leitores é uma ótima maneira de fidelizar seus fãs. Seja com desconto em produto ou conteúdo gratuito, pense em maneiras que façam seu leitor se sentir importante para você;
  • Enquetes e opinião: Pergunte aos seus leitores o que eles pensam. A opinião deles é valiosa para você medir a relevância de seu conteúdo e também, mostrar que você se importa com o que eles acham.

5. Cultive seu público-alvo

equipe-trabalho

Nossa última dica é cultivar seus leitores para que eles aumentem. Como você pode fazer isto? Nós temos 2 sugestões:

  • Saia da sua zona de conforto: Inove! Produza conteúdo utilizando uma mídia diferente. Seja um vídeo ou um e-book. Ser consistente em seu conteúdo é importante, mas isso não quer dizer que você não deva arriscar. Isto mostra aos seus clientes que você produz conteúdo que vale a pena ser acompanhado porque sempre tem algo diferente e novo;
  • Encoraje seus leitores a compartilhar seu conteúdo: Envolva seus leitores. Peça para eles compartilhem seu conteúdo se eles gostaram do que leram ou viram. Não há nada de errado pedir aquela curtida ou compartilhamento se o conteúdo for bom.

Conclusão

Faça seu blog WordPress um sucesso com estas dicas! Seu público-alvo será cativado e mais visitantes vão acessar seu conteúdo!

Se você gostou deste artigo, não esqueça de curtir e compartilhar em suas rede sociais

Lista retirada: Engaging with your audience

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta