7 razões para você mudar a hospedagem de seu site WordPress

Está enfrentando problemas com seu serviço de hospedagem mas não sabe se é necessário mudar ou não? Este artigo é para você. Trouxemos 7 razões para mudar de serviço de hospedagem. Confira:

WordPress

Atualizado em 23/09/2016

Você está frustrado com a hospedagem de seu site WordPress? Não está certo se você deve trocar ou não?

Neste artigo nós vamos compartilhar 7 indicadores que vão te ajudar a saber quando é hora de mudar a hospedagem de seu site.

O medo de trocar de hospedagem

A maioria dos iniciantes em WordPress podem sentir medo em trocar de hospedagem. Por que? Porque esta ação exige conhecimento técnico para que o site seja movido sem queda.

A notícia boa é que grande parte das empresas de hospedagem migram seu site para você. Quanto que eles podem cobrar? Isto depende do tamanho de seu site. Na maioria dos casos, é gratuito ou é cobrada uma pequena taxa.

Porém, vale ressaltar que este serviço é disponível mesmo que não divulgado pelas empresas de hospedagem. Para ter absoluta certeza, sempre é bom perguntar.

Ou seja, não há necessidade de ter tanto medo de trocar de hospedagem. Principalmente se existe razão.

Vamos dar uma olhada em 7 razões para você mudar sua hospedagem:

1. Quedas frequentes e inesperadas

7 razões para você mudar hospedagem de seu site WordPress - queda

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Em geral, quedas fazem mal para sua reputação (SEO, tráfego, etc). Ninguém quer visitar um site que não abre, não é mesmo?

Se seu site sofre múltiplas quedas durante a semana já é um indicador claro que você precisa fazer uma troca de hospedagem.

“Como saber se meu site caiu?”

Já que você, provavelmente, não visita seu site 24 horas por dia, 7 dias por semana, é difícil saber esta informação sem utilizar um serviço de monitoramento.

Ainda bem que há serviços como Pingdom disponíveis para ajudar a monitorar o tempo de atividade do seu site gratuitamente.

A atividade de seu site se refere ao seu servidor estar online. A queda (o tempo de inatividade) acontece quando o servidor não pode ser alcançado.

Então se você vê que seu site está com 99% de atividade significa que ele passou por poucas interrupções naquele mês.

Você também sempre pode perguntar a empresa de hospedagem quantas quedas ocorreram no mês. Se eles não parecerem muito convincentes, então, é hora de seguir em frente com outra hospedagem.

2. Erro ao estabelecer conexão com banco de dados

erro-banco-de-dados-my-sql

Se você vê que, regularmente, ocorre erro ao estabelecer conexão com o banco de dados de seu site, então, significa que ou você está superando seus servidores de hospedagem ou algum plugin está causando o problema.

De qualquer maneira, o suporte de sua hospedagem será capaz de ajudar você.

Se eles não conseguirem é outro indicador que você provavelmente deve encontrar um serviço que consiga.

3. Erro no servidor interno

7 razões para você mudar hospedagem de seu site WordPress - erro de servidor interno

Erro no servidor interno é uma das situações que mais acontecem no WordPress e talvez, uma das mais frustrantes também. A própria mensagem de erro é incapaz de mostrar ao usuário o que fazer para corrigir o erro.

Se estes erros no servidor interno se tornarem frequentes em seu site WordPress, é um mal sinal.

A solução? Encontrar um serviço de hospedagem especialista que saiba como configurar de maneira correta os servidores para WordPress.

4. Suspensão do site

7 razões para você mudar hospedagem de seu site WordPress - site suspenso

A maioria dos serviços de hospedagem se reservam ao direito de tirar seu site do ar (especialmente se estiver acontecendo alguma atividade ilegal).

Entretanto, existem algumas empresas de hospedagem que suspendem contas sem alguma notificação.

A sua hospedagem deve se importar e cuidar de seu site já que você está confiando a eles sua propriedade digital. Se a empresa de hospedagem suspende seu site sem qualquer alerta, então, é aconselhável entrar em contato com eles para acertar estes detalhes.

Se a conversa não modificar o comportamento da empresa, então, provavelmente é hora de mudar para um serviço que se importe e dê valor ao seu site.

Importante: Mantenha backups de seu site porque algumas hospedagens podem reter seus dados hospedados.

5. Serviço de suporte técnico ruim

7 razões para você mudar hospedagem de seu site WordPress - serviço de suporte técnico ruim

A probabilidade é que você não ache uma hospedagem com atendimento perfeito ao cliente. Afinal, é impossível manter todo mundo feliz, não é mesmo?

Tendo dito isto, um bom serviço ao cliente e suporte técnico é crucial quando falamos de serviço de hospedagem.

Você precisa perguntar a si mesmo: O suporte desta empresa é rápido em responder? Eles possuem conhecimento e são prestativos?

Existem serviços de hospedagem que se negam a auxiliar com sites em WordPress porque dizem que em sua política de atendimento não há cobertura para software.

Se você não recebe um bom suporte, então, está na hora de achar outro serviço de hospedagem.

6. Velocidade de página lenta

7 razões para você mudar hospedagem de seu site WordPress - velocidade lenta

Velocidade é um fator importante na otimização de seu site para melhorar a experiência do usuário e aumentar o posicionamento nos mecanismos de busca.

Normalmente sites que estão lentos são resultado de muitos pedidos ou porque existem muitos usuários utilizando o mesmo servidor. Em qualquer caso, a hospedagem deve ser capaz de ajudar você a entender porquê seu site está tão lento.

Se a lentidão estiver ocorrendo por causa de muitos pedidos então pode ser consertado com a remoção de um plugin ou com o melhoramento da otimização do servidor.

Entretanto, se a razão for muitos usuários utilizando o mesmo servidor, sua hospedagem deverá pedir a você que faça um upgrade em seu plano.

7. Seu site superou sua hospedagem

7 razões para você mudar hospedagem de seu site WordPress - superou a hospedagem

Se você já possui seu site há algum tempo é possível que ele tenha superado sua hospedagem, crescido.

Numa plataforma de servidor compartilhado, por exemplo, seu site compartilha os recursos do servidor com muitos outros sites que estejam hospedados no mesmo servidor. Mesmo que você possa controlar e limitar os recursos que você utiliza, você não tem nenhum controle em relação ao que os outros sites estão utilizando.

Se seu site em comparação aos outros hospedados possui muito mais visitas, você, na verdade, estará tornando lento estes outros sites. Por isso sua hospedagem pode muito bem começar a encerrar seus recursos sem nenhum aviso prévio para tentar melhorar a lentidão que possa acontecer.

Se você começar a ter esse tipo de problema é provável que você tenha crescido e superado seu plano de hospedagem. Dessa forma, você precisará encontrar outro serviço que comporte o tamanho do seu projeto.

Preparado para mudar?

Listamos 7 razões para você mudar de serviço de hospedagem. Se você se identificou com algumas destas razões listadas, então, provavelmente, a melhor escolha é procurar um novo serviço que comporte seu site e atenda bem as suas necessidades.

Está com dúvida em qual serviço de hospedagem optar? Confira a Hostgator e DigitalOcean.
Esperamos que este artigo te ajude a tomar a decisão certa!

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!

Texto traduzido, modificado e imagens retiradas: When should you change your WordPress web hosting (Top 7 key indicators)

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta