5 maneiras para humanizar a experiência do usuário em sua loja virtual WooCommerce

Veja aqui 5 maneiras de como humanizar a experiência do cliente em sua loja virtual WooCommerce:

WordPress

Atualizado em 24/02/2017

Quer melhorar a experiência do usuário em sua loja virtual?

O WordPress é uma plataforma fantástica para construir site institucional e também e-commerce. 

A maioria dos donos de comércio eletrônico, no WordPress, utilizam o WooCommerce para habilitar seu site para venda e lidar com todos os itens relacionados a negócio eletrônico.

O WooCommerce é bastante popular por causa de sua praticidade e flexibilidade. 

O WooCommerce é sensacional como plataforma (com destaques e recursos que podem incrementar sua loja online) mas que tal pensar em como deixar seu negócio mais próximo do consumidor?

Aqui estão 5 maneiras de criar uma experiência mais humana em seu site WordPress para e-commerce:

1. Design moderno

Da mesma forma que uma loja de decoração cria uma ótima experiência com apresentação e composição de elementos, sua loja virtual também pode fazer o mesmo.

O cliente online gosta de um site com design moderno. Deseja um ambiente claro, organizado e intuitivo onde pode facilmente encontrar e visualizar produtos.

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Imagens grandes e de alta qualidade são essenciais para seu WooCommerce. Sites de e-commerce que investem em imagens de boa resolução aumentam as vendas em até 9% de acordo com estudos.

Uma ótima imagem de cabeçalho, na página Home, é o caminho para o sucesso.

Ela deve ter aspecto profissional e se conectar com a marca e produtos que você vende.

Existem diversos temas WordPress que permitem a construção de uma loja virtual onde seu cliente pode aproveitar o design enquanto procura produtos.

Faça a sua pesquisa e encontre aquele tema que vai suprir esta necessidade!

Melhorar a experiência do usuário WooCommerce - design moderno de sua loja virtual

2. Acessibilidade aos produtos

Seus produtos devem ser acessíveis aos seus clientes.

O que queremos dizer com isso?

Tornar fácil para que seu usuário encontre o que procura é um fator extremamente importante.

A intenção de todo e-commerce deve ser facilitar o processo de compra para o cliente e tornar a experiência agradável ao usuário. 

Um estudo conduzido pela Baymard Institute sobre usabilidade investiu 8 meses explorando como os consumidores navegam, encontram e selecionam produtos em lojas virtuais.

Aqui estão algumas das melhores práticas:

A. Use categoria Pai e sub-categorias

Tenha uma categoria pai clicável e um grupo clicável de sub-categorias embaixo dele em seu menu.

Isto torna mais fácil para seus clientes visualizarem e perceberem os produtos. Também dá suporte para navegação exploratória de produtos.

B. Utilize o filtro “Novidades”

Assim como lojas físicas colocam a mercadoria nova em destaque para que seja a primeira coisa que o cliente veja na loja, ter filtros como “Novidades” encoraja os visitantes.

A maioria dos usuários gosta de ter esta facilidade ao entrar em uma loja virtual. Visível, acessível, rápido – com um clique tem conhecimento dos novos produtos que entraram na loja.

Isto faz toda a diferença na experiência de seu cliente. 

C. Ofereça sugestões de produtos

Simule a experiência pessoal de compra que muitas lojas físicas oferecem! Faça isso com o recurso de sugestões.

Você pode mostrar produtos complementares aquele que o cliente está visualizando.

Este recurso é bastante atrativo, melhora a experiência do usuário e é um ótimo meio de você aumentar a venda de sua mercadoria.

3. Serviço de atendimento ao cliente

Na era digital, há bastante foco na automatização e configuração de serviços na plataforma WordPress.

Pode ser um tanto desafiador adicionar um toque humano na experiência como um todo.

Por isso que serviço de atendimento ao cliente é a chave para que sua loja online se destaque em meio a concorrência.

Crie um serviço de atendimento parecido com que você teria em uma loja física. Fale com seu cliente, se disponha, mostra que sua loja virtual se importa com o bem-estar dele. Enfatize que seu e-commerce se preocupa com o que ele pensa e sobre o que tem para dizer.

Melhorar a experiência do usuário WooCommerce - atendimento ao cliente

4. Engajamento com sua marca

Engajar seu cliente com sua marca está se tornando um ingrediente importante para gerar confiabilidade.

A criação de uma ótima marca tem a ver com criar uma conexão emocional entre sua empresa, seu produto e seu cliente.

Uma maneira de fazer isto é através de um blog.

Você pode se tornar o jornalista de sua marca e possibilitar a criação de uma ligação entre seus produtos e os leitores. Compartilhar conteúdo que seja relevante para seu negócio e público é um caminho que consolida sua loja e diz bastante sobre quem você é.

Pense nas maneiras que você pode mostrar seus clientes sobre seus produtos!

Um exemplo para engajar é criar uma campanha nas redes sociais. Com a proximidade que cada rede social tem, seu e-commerce pode conquistar novos clientes.

Certifique-se de destacar o feed de sua rede social na página Home de sua loja. Assim seus visitantes saberão o que as pessoas estão falando e o que está acontecendo em suas redes sociais.

Melhorar a experiência do usuário WooCommerce - conexão com sua loja

5. Crie uma experiência social

Garanta que a experiência social de seus clientes com sua loja seja eficaz ao colocar os botões de mídias sociais em seu WordPress.

Um estudo feito pela Epsilon Data Management mostra o impacto das redes sociais e do dispositivo móvel na jornada do comprador. Publicações em mídias sociais têm uma influência maior no consumidor do que qualquer outro canal.

Os botões de rede – Pin do Pinterest, Twit do Twitter, compartilhe do Facebook – permitem e facilitam o compartilhamento dos produtos em diversas mídias.

Engaje seu público com as redes!

Melhorar a experiência do usuário WooCommerce - redes sociais

Conclusão

Há muitas maneiras de criar uma experiência humana em sua loja virtual.

Tudo começa com um bom design e as formas como você pode engajar seu público. Mostrar que a loja online é criada por pessoas. Não é porque não existe uma presença física que seu consumidor deva se sentir desvalorizado ou tratado com frieza.

Mostre o calor humano com estas maneiras citadas acima.

Texto traduzido e modificado: 5 tips to create a human experience on your WordPress e-commerce site

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