5 dicas infalíveis para melhorar a experiência do usuário

Queremos que seu site sempre ofereça o melhor. Por isso você deve dar atenção a experiência do seu usuário. Separamos 5 dicas infalíveis e fáceis para seu site WordPress:

WordPress

Atualizado em 30/08/2017

Vamos falar da experiência do usuário? Esta é parte essencial para que seu site seja bem-sucedido. Você precisa estruturar seu projeto para que ele proporcione ao visitante uma ótima e intuitiva navegação.

Mas não pense que dar atenção a experiência do usuário é apenas uma vantagem ou diferencial que você pode oferecer em seu site. Levar em consideração a experiência de seus visitantes e leitores é um dos pontos avaliados para a indexação de seu site! Você sabia?

Então, o que você precisa fazer para que a experiência seja otimizada para seus clientes?

Experiência do usuário – O que você pode fazer!

Para que você melhore a experiência do usuário, você pode seguir algumas dicas. Separamos para você 5 dicas úteis e práticas de aplicar em seu site. Veja abaixo:

1. Site responsivo

responsivo-computador-notebook-celular-tablet

O primeiro item essencial é tornar seu site responsivo!

Se o seu site não é adaptado para diferentes tipos de tela, você precisa fazer algo a respeito disso, urgente! De acordo com estatísticas, as pessoas cada vez mais tem incorporado o mobile em sua rotina diária.

O acesso de conteúdo por meio de smartphones, por exemplo, tem crescido e com tendência de permanecer crescendo nos próximos anos.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Imagina então, se o seu usuário acessa seu site em um tablet ou celular e encontra um site quebrado e totalmente desajustado? Se fosse você, continuaria navegando?

Com certeza não, né?

Um site responsivo é essencial para que seu usuário tenha uma ótima navegação e consiga consumir seu conteúdo em qualquer tipo de dispositivo, seja desktop, smartphone ou tablet.

2. Melhores práticas para otimização

A segunda dica é: otimize, otimize, otimize. Quanto mais você se esforça para que seu site esteja otimizado, melhor. Aplicar as melhores práticas para otimização vai melhorar e muito a experiência do usuário.

Dê atenção a algumas áreas de seu site para otimizar, como estas:

  • Tempo de carregamento das páginas
  • Itens gráficos e posição deles em seu site
  • Conteúdo

Com um site otimizado, a experiência do usuário consequentemente será aprimorada!

3. Layout atraente

Ninguém gosta de acessar um site todo bagunçado, não é mesmo?

Cores que geram atrito e elementos que não permitem uma leitura clara pelo seu usuário são prejudiciais para a experiência dele. Por isso é necessário que o design de seu site seja atrativo, coerente e prático!

4. Intuitivo

Outra dica é fazer de tudo para que seu site seja intuitivo para seu usuário.

Um site que prioriza a experiência do usuário, é um site que faz de tudo para que o visitante entenda e consiga todas as informações que procura, de forma prática e intuitiva.

A leitura e navegação de seu site precisa ser simples e dinâmica. Sem caminhos complexos para que o usuário encontre o que precisa.

5. Conteúdo relevante

conteudo-relevante-domino

Nossa última dica para proporcionar a melhor experiência do usuário é dar atenção ao conteúdo que você está disponibilizando para ele!

Você deve criar conteúdo que seja relevante. Basicamente, seu usuário deve encontrar as informações que busca em seu site. Não é nada bom o visitante acessar seu conteúdo para perceber que não tem nada daquilo que ele esperava achar.

Você precisa estruturar seu conteúdo para que ele seja pontual e relevante.

Como melhorar seu conteúdo

Conclusão

Estas são 5 dicas infalíveis para que você melhore de forma efetiva, a experiência dos usuários de seu site. Estas são sugestões básicas para que seu projeto possa se destacar entre seu público-alvo.

Se você gostou desse artigo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. 

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta