5 dicas de um especialista WordPress

Quer um conselho especialista? Que tal 5? Separamos 5 dicas WordPress para você! Confira:

WordPress

Atualizado em 11/09/2017

Conselhos, conselhos, conselhos. Todo mundo gosta de receber, certo? Se você é uma dessas pessoas, queremos te dizer que você está no lugar certo. Hoje nosso artigo tem uma temática: dicas de especialista WordPress.

Vemos muitos palpites e conselhos sendo dados na internet sobre quais são as melhores práticas para seu site WordPress. Mas nem sempre a informação vem de um lugar que você pode confiar, não é mesmo?

De um especialista WordPress – 5 dicas que vão ajudar a manter seu site um sucesso

Por isso, resolvemos separar 5 dicas práticas, úteis e eficientes para que tudo vá bem em seu site WordPress. Escolhemos aquelas que são mais diretas e que vão fazer diferença imediata em seu projeto.

1. Tudo que você instala em seu WordPress vai trazer algum tipo de consequência – boa ou ruim

polegar-pra-baixo-ruim

Seja cuidadoso com os plugins e extensões que você instala em seu site ou loja virtual. Seu WordPress é como se fosse um mecanismo vivo. Se você não tomar conta e colocar algo que não seja confiável ou que não foi devidamente verificado, isto vai prejudicar seu site.

Não pense que não!

Queremos enfatizar esta primeira dica porque muitas vezes você pode estar tendo problemas com seu site por sua própria culpa. Não queremos que você leia isto em tom de acusação. Só queremos que entenda que antes de qualquer instalação você precisa ter plena certeza da confiabilidade e credibilidade do plugin ou qualquer outro tipo de aplicação que você instala em seu WordPress.

Plugins bons vão trazer consequências boas para seu site. Mas plugins ruins vão trazer consequências ruins para seu site.

2. Na dúvida, não atualize. Não atualize mesmo

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

atualizacao-lembrete

Se você não tem plena convicção que tudo estará compatível com a atualização, não atualize. Lute até o fim contra a vontade de apertar o botão de atualizar e entenda que atualização é extremamente séria e que se mal executada, pode desconfigurar todo o seu site.

Não queremos soar dramáticos, mas precisamos mostrar o quanto pode ser prejudicial para seu site (e seu negócio, consequentemente) atualizar, seja a plataforma ou plugins, sem ter total confiança que tudo vai continuar no lugar certo depois que a atualização for finalizada.

Como você pode saber que seu site está pronto para atualização?

Compatibilidade é o caminho.

Para uma atualização ser segura, tudo deve estar compatível para que não haja nenhum tipo de problema ocasionado pelo atrito de versões.

3. Investir em segurança e performance é exatamente isto: um investimento

performance-otimizacao-velocidade

Não reduza recursos em relação a segurança e em relação a performance de seu WordPress. Estes são investimentos que vão fazer muita diferença em seu projeto e que vão gerar resultados positivos para seu negócio.

O que pode acontecer se o seu site estiver com brechas na segurança?

Muitas dores de cabeça. Um site inseguro é:

  • Ruim para o SEO
  • Atinge sua credibilidade
  • Afasta novos usuários
  • Possível perda de dados ou até mesmo perda de seu  site inteiro

O que pode acontecer em seu site se você não der atenção a performance?

Um site com problemas de performance traz complicações e afetam diretamente a experiência do usuário. Veja aqui outros problemas:

  • Perda de clientes
  • Perda de possíveis clientes
  • Mal funcionamento de seu site em geral

Por isso é importante sempre estar de olho na segurança e decidir sempre otimizar quando necessário, para que você fique livre de qualquer erro e tenha o melhor site que possa ter.

4. Não exagere em recursos e funcionalidades

pontos-coloridos-muitos

Menos é mais.

Essa frase se aplica perfeitamente a realidade dos sites. Sabemos que o WordPress disponibiliza muitos plugins com diferentes funções e que são muito atrativos. E não é estranho ter aquela vontade de possuir todas as funcionalidades possíveis em seu site (afinal, vai que uma hora precisa, não é mesmo?). Mas lute contra a vontade de dizer sim a ter milhares de recursos e opte em ter apenas aqueles que você vai usar.

Nossa dica aqui é sempre instalar extensões, que de fato, vão ser utilizadas em seu site. Não entupa seu WordPress com funções que não tem motivo para estarem ali.

5. Escute um profissional especializado

mulher-relogio-computador-livro-caneta

Para finalizar, não deixe de escutar um profissional especializado. É ele que saberá qual será o melhor caminho para seu projeto ou qual é a melhor solução para resolver o problema que seu site pode estar enfrentando.

Além disso, a garantia e confiança de um trabalho bem executado só pode ser sentida com um profissional expert na plataforma. Seja na manutenção ou criação de seu site, o olhar especializado vai fazer toda a diferença em seu projeto.

Conclusão

Tenha sempre estas 5 dicas em mente e busque por um profissional WordPress para impulsionar seu site ou e-commerce.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta