5 coisas que você não deve fazer (nunca) em seu site WordPress

Evite problemas. Confira nossa lista de 5 coisas que você não deve fazer em seu site WordPress.

WordPress

Atualizado em 22/02/2017

Você já parou para pensar no que não deve fazer em seu site WordPress?

Normalmente, você pode buscar apenas o que deve fazer mas existe relevância em ter consciência do que você não deve, de maneira alguma, em nenhuma circunstância fazer em seu site WordPress.

Normalmente se você faz algo que não deve ser feito, catástrofes são o resultado.

bomba-atômica

Ok. Parece um pouco exagerado, mas você verá que não é.

Existe uma lista bem extensa dos nãos mas hoje separamos apenas 5 deles.

A lista abaixo é baseada em situações que podem ser evitadas (mas que geralmente não são) pelos usuários WordPress:

1. Não faça plágio. Nunca mesmo

Nunca é demais enfatizarmos isto: não faça plágio. De verdade, simplesmente não faça. 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O que é plágio? Plagiar é apresentar como de autoria própria uma ideia de outra pessoa; usar a obra de outro (conteúdo) como fonte sem mencioná-la; fazer imitação sem originalidade.

Ou seja: plágio é tudo que você copia de outro e publica como trabalho seu. O famoso ctrl+C ctrl+V é algo que você nunca deve fazer no conteúdo de seu site.

Primeiro, porque é eticamente errado. Segundo porque é crime. Terceiro porque sites que são descobertos plagiando tem penalidades severas.

Na legislação brasileira, o plágio se encaixa na Lei de Direito Autoral (confira aqui na íntegra). A pena para quem comete plágio pode ser de três meses a um ano de prisão ou multa por apropriação indevida do conteúdo.

Bem sério, não é mesmo?

Conteúdos plagiados não tem bom posicionamento no Google. Sem contar se denunciado e confirmado, os buscadores podem até retirar seu site dos resultados de pesquisa sem aviso prévio.

Sempre que você citar ou utilizar conteúdo que não é seu, você deve colocar a fonte original.

Se você sofreu plágio, você pode solicitar a Remoção de Conteúdo do Google e fazer uma denúncia em delegacia especializada em crimes eletrônicos.

Site WordPress - Não cometa plágio

2. Não aperte o botão de atualizar

Sim! Você leu certo! Não aperte o botão de atualizar se você não tem absoluta certeza que todos os plugins e extensões de seu site são compatíveis com a nova versão.

Por favor, preste muito atenção nisto!

O WordPress é feito sim para ser fácil de utilizar, intuitivo e prático. É verdade também que sempre que uma nova atualização está disponível, o botão de atualizar aparece no painel de controle do seu site.

E como esse botão pode ser tentador! Afinal, tudo atualizado com apenas um clique é apenas sensacional, certo?

Bem, mais ou menos. Seu site é composto de diversas partes. Entre elas plugins e extensões. Estes mesmos tem suas compatibilidades e atualizações próprias.

Você precisa ter a absoluta certeza que tudo aquilo que está instalado em seu site é compatível com a nova versão disponibilizada.

Se não, incompatibilidades podem fazer seu site funcionar de maneira errada e trazer muitas dores de cabeça.

Site WordPress - Não aperte o botão de atualizar

O ideal aqui é consultar um profissional WordPress para verificar se tudo está ok para fazer a atualização.

Melhor prevenir do que remediar, certo?

3. Não use imagens que não sejam suas

Ah, imagens.

Talvez mais tentadoras que um botão de atualizar e mais fáceis de plagiar, utilizar imagens que não são suas também é considerado violação de direitos autoriais.

Publicar imagens que não são livres ou seja, que não estão autorizadas a serem replicadas em outros lugares a não ser o de origem, é algo que recebe punições.

Para evitar complicações, o melhor é sempre utilizar imagens próprias ou buscar imagens que são livres, ou seja, que tem permissão para serem reproduzidas sem mencionar fonte.

Um dos bancos de imagem livre mais conhecido é o Pixabay. Lá você pode encontrar imagem para praticamente tudo que deseja ilustrar. Sabendo buscar, você terá ao seu alcance imagens de alta qualidade e livres!

Site WordPress - Não use imagem que não é sua

Identifique a classificação da imagem logo à direita da imagem no Pixabay

4. Não justificar o texto em seu site WordPress

Agora aqui vai uma dica muito importante: não justifique o texto em seu site. 

Pode parecer mais bonito e mais organizado, mas texto justificado em web simplesmente não funciona.

O melhor é deixar o alinhamento à esquerda. 

Sabe aquela vontade anormal de justificar o texto? Provavelmente é porque em meios impressos – jornais, revistas, livros – os artigos estão sempre justificados.

O que você deve ter em mente aqui é que o processo de leitura em veículos impressos e em dispositivos digitais são essencialmente diferentes.

Uma leitura em tela é diferente de uma leitura em papel, certo? Assim como o tamanho de um livro, jornal ou revista é diferente do tamanho de um dispositivo móvel.

Site WordPress - Não justifique textos

O alinhamento à esquerda é o que se encaixa melhor a necessidade do usuário, possibilitando a leitura de forma mais fluida. 

O conteúdo de seu site não é só visto em telas grandes.

Ele pode ser acessado em tablet e smartphones. Utilizar o alinhamento que ficará melhor para todos os meios de leitura do usuário, é a melhor escolha!

5. Não mexer no código sem ter o conhecimento suficiente

Sem gambiarras, ok?

É bem problemático quando um usuário que não possui o conhecimento técnico suficiente decide mexer no código do site WordPress.

Isto simplesmente não é bom.

As tão famosas “gambiarras” podem funcionar a primeira vista, mas a longo prazo podem trazer muitas complicações para seu projeto.

Um código mal escrito ou que não segue a sequência da estrutura de código do WordPress pode trazer brechas na segurança e também, impedir ou no mínimo, dificultar, a escalonabilidade de seu site.

Consulte um expert em WordPress se você percebe que existe alguma modificação a ser feita no código. Assim você tem a garantia que nada errado vai acontecer com seu site WordPress!

Site WordPress - Não mexa no código

Conclusão

Você pensou, planejou e investiu tempo para que seu site WordPress ficasse o melhor possível, certo?

Então, é necessário ter atenção para não cometer erros que podem colocar todo o seu esforço em risco.

Não cometa plágio para não perder toda sua credibilidade. Invista em conteúdo original. A dedicação por trabalhar com originalidade será recompensada. Assim como ter a atenção redobrada para que tipo de imagem você utiliza em seu site. Sempre confira se a imagem está disponível para ser reproduzida!

Mexer no código do WordPress sem ter conhecimento técnico é um grande não. Evitar fazer isto te poupará dores de cabeça futura.

Assim como não apertar no botão de atualizar!

Trouxemos esta lista para você porque já vimos muitos casos complicados de resolver porque o usuário não verificou com cuidado o que é o mais correto a ser feito. Para evitar futuras complicações, sempre pesquise e se puder, entre em contato com um expert em WordPress.

Com certeza ele poderá te orientar da melhor maneira!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta