Checklist: 11 dicas para quem quer ter um site em WordPress de sucesso

Você está pensando em criar um site ou quer manter seu site em WordPress otimizado? Neste post, você vai conferir 11 dicas para ter um site em WordPress de sucesso

Otimização de Performance

Atualizado em 17/06/2021

Checklist para ter um site em WordPress de sucesso

Você está pensando em criar um site em WordPress? Se sim, saiba que você já deu o primeiro passo rumo ao sucesso, isso porque hoje, o WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo para criação de sites. De acordo com a W3 Techs, empresa responsável por medir o uso de tecnologias na web, o WordPress é responsável por 41,9% dos sites disponíveis na web. Incrível, não é mesmo? 

Por isso, neste post, você vai conferir 11 dicas incríveis para quem quer ter um site em WordPress de sucesso. Um dos principais fatores abordados neste post está diretamente ligado a otimização de performance. Além disso, o post também trará dicas de SEO, afinal estes dois itens permitem que seus usuários tenham uma ótima experiência ao navegar pelo seu site em WordPress.

Vamos às dicas?

1. Hospedagem

Hospedagem para site em WordPress

O primeiro item que merece atenção quando o assunto é criação de sites em WordPress é a hospedagem. Além de ser essencial para que seu site se mantenha funcionando, ela também é responsável pela velocidade de carregamento das páginas do seu site. 

Se você tiver um site lento e sem resposta, sua taxa de rejeição aumentará e os usuários provavelmente abandonarão seu site em WordPress, o que significa que seu tráfego tende a diminuir. E quando se trata de uma loja virtual, por exemplo, os prejuízos são ainda maiores, pois se o usuário deixa de navegar, ele também deixará de comprar em sua loja.

De acordo com dados fornecidos pelo Google, o tempo de carregamento ideal para uma página é de 0,5 a 02 segundos. Por isso, uma boa hospedagem pode fazer toda a diferença em seu site. Antes de contratar um serviço de hospedagem, você deve estar atento a algumas questões:

  • Eles oferecem suporte de backup?
  • Qual é a largura de banda oferecida?
  • A hospedagem é compartilhada?
  • Em caso de problemas, terei acesso ao suporte?
  • A hospedagem é otimizada para WordPress?

Estes são alguns fatores que você deve levar em consideração além do preço. E se você quer ter uma hospedagem otimizada para WordPress e WooCommerce e que tenha uma equipe de especialistas para dar todo o suporte necessário em caso de necessidade, conheça os planos Yogh Cloud Host e escolha o melhor serviço de hospedagem para seu site WordPress.

2. CDN

Para quem precisa de um pouco mais de velocidade em seu site deve pensar na possibilidade de utilizar CDN. 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

A CDN muda a maneira como seu site lida com conteúdo estático, como imagens, JavaScript e CSS. Ela armazena em cache seu conteúdo estático, deixando o carregamento das suas páginas ainda mais rápido, o que ajuda você a ter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.

Alguns serviços de hospedagem já oferecem este recurso, então este é outro fator que você pode levar em consideração na hora de contratar o serviço de hospedagem ideal para o seu site.

3. Tema otimizado para SEO

Na hora de buscar um tema para site em WordPress, nem sempre é dada a devida importância ao SEO. No entanto, é ideal que você escolha um tema otimizado para SEO, assim ficará mais para que o Google e outros mecanismos de busca indexem o seu site.

O que levar em consideração na hora de escolher um tema otimizado para SEO?

  • Código limpo: com uma estrutura de código limpa, você pode diminuir o tempo de carregamento das suas páginas e aumentar a capacidade de indexação do seu website.
  • Arquivos CSS e Javascript : com o Google, menos é mais, e ter um número limitado de arquivos CSS e Javascript ajudará. Além disso, você não precisa se preocupar em minimizá-los mais tarde.
  • Layout simples: um design simples tornará mais fácil para os usuários navegar de uma página para outra.
  • Responsivo: como sabemos, o Google prioriza aos sites responsivos em pesquisas de dispositivos móveis, portanto, escolher um tema WordPress que seja responsivo proporcionará a você uma experiência melhor para o usuário.

E se você ainda tem dúvidas relacionadas a como escolher o tema ideal, clique aqui e confira um post cheio de dicas para você acertar na escolha do tema para o seu site ou loja virtual.

4. Categorias

Agora que você já criou um site em WordPress, escolheu um bom serviço de hospedagem e o tema ideal, é hora de pensar também na produção de conteúdo, especialmente se você tem um blog. 

E para organizar os seus posts, nada melhor do que utilizar as categorias, não é mesmo? Elas ajudarão os seus usuários a encontrar o seu conteúdo de forma fácil e rápida. 

Se o seu site não tiver posts, apenas páginas, você não precisará se preocupar com categorias, mas não deixe de ler o post até o final, pois ainda teremos dicas de plugin que podem melhorar o seu site.

Se você precisa das categorias para manter suas publicações organizadas, fique atento a estas dicas:

  • Limite-se a tópicos genéricos. Escolha itens que terão conteúdo atualizado mensalmente.
  • Cada postagem deve estar relacionada a no máximo 1 a 2 categorias.
  • Todas as categorias devem representar uma palavra-chave que um usuário pesquisaria.

5. Tags

As tags são similares às categorias e também são suas aliadas na hora de deixar seu site organizado.

Com elas, você permite que posts que estejam em categorias distintas, mas possuem alguma relação sejam associados. 

No entanto, você deve usá-las com responsabilidade, pois além de permitir que seu conteúdo se mantenha organizado, elas devem proporcionar uma melhor experiência aos seus usuários. Por isso, se você pretende utilizar as tags, confira estas dicas:

  • Limite as tags a tópicos relevantes que você abordou na postagem.
  • Nem todas as postagens precisam ter tags.
  • Mantenha as tags curtas e agradáveis; não mais do que duas palavras.

E se você ainda tem dúvidas na hora de utilizar categorias e tags, clique aqui e confira um post recheado de informações sobre posts e páginas do WordPress.

6. Link permanente

Quando o assunto é post ou página, você deve estar atento aos links permanentes utilizados em seu site. Os links permanentes do WordPress são ótimos para muitas coisas – estruturar suas URLs com palavras-chave, criar links curtos, aumentar as classificações de pesquisa e muito mais.

Apesar do WordPress ser muito conhecido pelo recurso de URLs amigáveis, é importante que você confira se está certo com os links permanentes do seu site ou loja virtual.

Para garantir que está tudo certo com os links permanentes, basta que você em configurações e depois clique em link permanente. Por lá, você poderá conhecer as opções disponíveis e escolher a ideal. 

Se você tem um blog, opte pela opção: meusite.com.br/blog/post-example

Assim, todos os seus posts terão uma URL amigável, como por exemplo:

meusite.com.br/blog/10-plugins-essenciais-para-wordpress

Ainda em configurações, você poderá permitir que sua URL também liste a categoria do post, data e muito mais.

Plugins

Assim que você decide entrar para o mundo do WordPress, você vai se deparar com os plugins. No repositório oficial, você vai encontrar mais de 56 mil plugins. Cada um deles com funcionalidades totalmente diferentes. 

Neste momento, você pode ficar em dúvida na hora de escolher qual plugin utilizar em seu site, por isso, a partir de agora, você vai conhecer alguns plugins que vale a pena utilizar em um site WordPress.

7. Plugin de cache

Com um plugin de cache, você poderá melhorar a velocidade e o desempenho do seu site em WordPress ou loja virtual. 

No mercado há uma série de plugins de cache disponíveis, mas a Yogh recomenda os seguintes plugins: W3 Total Cache, WP Fastest Cache e WP Rocket.

Se você quer aprender mais sobre cache e ainda conhecer melhor as funcionalidades de cada um destes plugins, leia este artigo: Plugins de cache: 03 opções para o seu WordPress.

8. Plugin de Spam

Saiba tudo sobre o plugin Akismet Anti-Spam

Quem tem um site em WordPress, já deve ter se deparado com comentários cheios de spam em postagens, que além de não oferecer nada relevante, pode danificar o seu site e ainda prejudicar seus usuários, caso eles cliquem em um link citado em um comentario, por exemplo.

Para evitar este tipo de situação, você pode proibir postagens anônimas e ainda permitir que apenas comentários aprovados sejam exibidos em seu site.

Além disso, você pode contar com o auxílio de um plugin antispam. O plugin será responsável por monitorar comentários.

Um plugin que pode te ajudar a resolver este problema é o Akismet. Ele possui mais de 5 milhões de instalações ativas e está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Mas se antes de baixá-lo, você deseja conhecer melhor este plugin, leia este artigo: Akismet: saiba tudo sobre este plugin anti-spam.

9. Plugin de SEO

A nossa dica de número 9 para ter um site de sucesso é: tenha um plugin de SEO instalado em seu site. Com ele, ficará mais fácil para você adequar a sua produção de conteúdo às técnicas de SEO.

Ao produzir conteúdos seguindo as boas práticas de SEO, aumenta suas chances de indexação, ou seja, mais chances de ver suas páginas na primeira página do Google e outros mecanismos de busca.

Assim, como acontece com os demais plugins, no mercado também há uma série de plugins de SEO disponíveis. Os mais populares são: Yoast SEO, All in One SEO e Rank Math.

10. Plugin de otimização de imagem

Otimização de imagem para site em WordPress

E por último e não menos importante, é importante que você tenha um plugin para otimizar imagens, especialmente se você tem um blog, onde em cada publicação há imagens para ilustrar suas publicações.

Um dos plugins que pode ajudar neste processo é o Smush, um plugin de otimização de imagens gratuito. Em nosso blog, temos um artigo repleto de informações sobre as funcionalidades deste plugin, não perca mais tempo, clique aqui e confira.

11. Faça backup

A última dica para ter um site de sucesso em WordPress, é: faça backups. Os backups serão a sua salvação, caso o seu site fique fora do ar ou você tenha problemas ao instalar um plugin ou realizar atualizações, por exemplo.

Quando o assunto é backups, você também pode contar com o auxílio dos plugins. O UpdraftPlus é um dos plugins de backup mais populares. Para conhecer mais plugin e entender melhor quais as vantagens de deixar o backup do seu WordPress em dia, leia este post: Backup: fundamental para o seu WordPress.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 11 dicas para quem quer ter um site em WordPress de sucesso. É claro que ainda há uma série de coisas que podem ser feitas para melhorar o seu site ou loja virtual, mas nós esperamos que estas dicas possam te ajudar a ter um site bem otimizado, que proporcione uma boa experiência aos seus usuários. 

Com este post, você também pode conferir algumas dicas relacionadas a SEO. Assim, seu site poderá aparecer na primeira página do Google e outros mecanismos de busca.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima.

Artigo traduzido e adaptado: WordPress Checklist: 17 steps to lauching your site.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta