Vale a pena migrar para o WordPress 3.5?

A nova versão do WordPress veio recheada de boas novidades. Além das tradicionais melhorias de segurança, várias novas características foram adicionadas a plataforma tornando-a muito mais atual e dinâmica. Mas será que essas novidades são suficientes para que você invista tempo, recursos ou até dinheiro atualizando a plataforma? Antes de responder a esta questão vamos […]

WordPress

Atualizado em 21/02/2013

A nova versão do WordPress veio recheada de boas novidades. Além das tradicionais melhorias de segurança, várias novas características foram adicionadas a plataforma tornando-a muito mais atual e dinâmica.

Mas será que essas novidades são suficientes para que você invista tempo, recursos ou até dinheiro atualizando a plataforma? Antes de responder a esta questão vamos dar uma olhada no que há de novo e como isso poderá afetar seu site.

Mudanças do WordPress 3.5 que irão afetar você

Confira abaixo uma pequena lista das mudanças mais marcantes da nova versão e que causaram impacto direto em você:

Área de administração otimizada

A área de administração do site foi melhorada mais uma vez, além de esteticamente mais bonita, esta sendo utilizada uma nova framework de Javascript que otimiza o carregamento das páginas.

Para melhorar ainda mais a performance, os desenvolvedores substituíram muitos elementos que antes eram imagens em elementos customizados com CSS3, menos imagens significa menos arquivos para carregar, o que afeta em muito o carregamento do wp-admin.

Novo sistema de uploads e gerenciamento de mídia

O sistema de uploads foi totalmente reformulado, você já começa a notar a diferença na tela de Inserir Mídia, que agora ocupa 100% do seu monitor e apresenta toda a sua biblioteca de mídia em thumbnails maiores, tornando muito mais fácil e ágil o processo de identificação e gerenciamento de mídia.

Nova tela de Uploads do WordPress 3.5

Conforme você pode ver na tela acima, os thumbnails são selecionáveis o que torna possível editar, apagar, tornar uma imagem destaque ou até selecionar várias imagens para compor uma galeria que pode ser inserida diretamente no post, o que elimina a necessidade de utilizar outros plugins para este feito. A função drag-and-drop contínua sendo muito útil e agora pode ser feita apenas arrastando imagens sobre a lista de thumbnails e não apenas em uma aba específica como na versão anterior.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Além disso, uma nova API está sendo utilizada o que trás uma nova gama de opções para a edição dos arquivos diretamente pelo WordPress. Para os curiosos a API se chama Image Magick, ela já é utilizada em algumas aplicações baseadas em Linux, como o GIMP, rival do Photoshop, ou seja, é uma API poderosa e agora ela esta dentro do WordPress.

Bibliotecas jQuery atualizadas

Essa é uma daquelas atualizações que vem para o bem mas que podem causar muitas dores de cabeça caso você opte por atualizar seu site. Apesar de bibliotecas atualizadas significarem mais performance e recursos, isso pode acabar trazendo grandes incompatibilidades com plugins baseados em jQuery que estão sendo utilizados em seu tema. Portanto, antes de migrar é bom verificar se seus plugins são compatíveis com essas novas bibliotecas ou se possuem novas versões compatíveis para que você possa substituí-las.

Suporte a novos embeds

Se você é uma daquelas pessoas que esta sempre ligado a novidades e gosta de integrá-las em seu site, essa novidade irá agradar você, o WordPress agora oferece suporte a novos serviços, entre eles: SoundCloud, SlideShare, e Instagram.

Basta você colar uma url com conteúdo de um desses sites para que o WordPress renderize o seu conteúdo apropriadamente, como já acontece com urls do Youtube por exemplo.

Exemplo da utilização dos novos embeds no WP 3.5: no lado esquerda uma url do serviço SlideShare sendo utilizada dentro de um conteúdo de um post e no lado direito o resultado na página de seu site.

Os desenvolvedores também podem ficar contentes

As atualizações acima afetam a todos, independente se você é desenvolvedor ou administrador de um site, porém, existem muitas outras mudanças por debaixo dos panos que vão agradar muito os desenvolvedores. Como minha intenção nesse post não é tratar do assunto de uma forma muita técnica, vou deixar alguns links para aqueles que quiserem ir mais afundo nas novidades da nova versão:

Atualizar ou não atualizar? Eis a questão.

É comum não darmos muita atenção a atualizações, afinal elas demandam uma certa energia que nem sempre estamos dispostos a gastar, porém, as novidades que o WordPress 3.5 trouxeram são realmente muito bem vindas e podem valer o esforço.

Se você esta na dúvida, procure consultar um especialista, ele avaliará os impactos que essa atualização poderá causar em seu site e quais mudanças serão necessárias para adaptar seu site para o novo WordPress.

De qualquer forma, você pode esperar um pouco até migrar, a versão 3.5.1 já foi lançada corrigindo alguns bugs e novas releases podem sair em breve corrigindo outros problemas encontrados pelos usuários.

Independente da sua decisão, para acompanhar as novidades é fundamental manter-se atualizado, acima de tudo, migrar significa manter seu site seguro e como sabemos, segurança nunca é demais.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta