Utilizando WordPress para lojas virtuais

As muitas vantagens da plataforma WordPress para sites institucionais e blogs já são conhecidas pelos usuários, e para as lojas virtuais quais os benefícios? Com a possibilidade de personalização completa do projeto, é possível elaborar o e-commerce da forma que melhor atenda as necessidades de cada empresa. Mesmo que uma loja tenha características em comum, […]

WordPress

Atualizado em 20/03/2013

E-commer em WordPress

As muitas vantagens da plataforma WordPress para sites institucionais e blogs já são conhecidas pelos usuários, e para as lojas virtuais quais os benefícios?

Com a possibilidade de personalização completa do projeto, é possível elaborar o e-commerce da forma que melhor atenda as necessidades de cada empresa. Mesmo que uma loja tenha características em comum, o fato dos produtos serem diferentes pode interferir muito na navegação do site e a escolha de uma forma apropriada ajudará a melhorar a conversão em vendas da loja.

Algumas das possibilidades para um e-commerce em WordPress são:

  • Disparo de e-mail marketing periódico de novas atualizações postadas na loja virtual – novos produtos e promoções;
  • Integração com meios de pagamento variados, como por exemplo: Pagseguro, Paypal, gateways de pagamento, boletos e outros;
  • Recurso de cupom de desconto e função frete grátis também podem ser implementadas na loja;
  • Desconto progressivo por compra de maior quantidade de produtos;
  • Integração com outros sistemas de estoque já utilizados pela empresa;
  • Páginas institucionais sobre a empresa, contato, blog e outras dentro da mesma plataforma seguindo a mesma identidade visual e sendo atualizadas no mesmo sistema de administração do site;
  • Diferentes níveis de usuários: possibilidade de criar perfis diferentes segundo o tipo de administração que cada usuário executará no site. Ex: vendedor poderá atualizar apenas os pedidos da loja, a área de marketing só terá acesso ao conteúdo institucional. Esse recurso é configurado conforme a necessidade da empresa;
  • Permite a inclusão de plugins necessários ao trabalho de SEO;
  • Sistema de afiliados;

Muitas outras funções poderão também ser atendidas com a solução de Loja Virtual personalizada da Yogh. Sugerimos identificar as dificuldades atuais e as necessidades e analisar com uma agência digital as alternativas existentes ou possibilidade de criar recursos personalizados.

Confira abaixo exemplos de produtos que podem ser vendidos online e que requerem um modelo diferenciado de e-commerce:

Exemplo 01: loja virtual para pedidos online de negócios locais.

Considerando a venda de um produto como gás, que não requer apresentação visual aprimorada, e sim foco nos tamanhos e formatos (industrial ou residencial), no processo de compra é possível enfatizar na diferença entre as aplicações e utilizações que o produto pode ter. A escolha para o cliente também é muito mais simples, definindo apenas o tamanho adequado para a sua necessidade. Para este projeto então é recomendado uma loja com venda de forma mais objetiva possível, sem existir tantas etapas para finalização do pedido, até mesmo por que não há tantas opções de compra.

Alguns recursos personalizados para um disk gás que podem ser executados, por exemplo, são:

  • Compra do produto com opção de pagamento em cartão no ato da entrega do produto;
  • Possibilidade de agendar data e horário da entrega.

Estas personalizações podem ser aplicadas também para outros ramos de atividade, como disk pizza.

Exemplo 02: loja virtual de roupas.

Este tipo de produto, diferente do botijão de gás, precisa conquistar o cliente também pelas características visuais e variedades existentes. Uma boa organização dos produtos por categorias como: calças, bermudas, blusas, jaquetas e um recurso de busca eficiente ajudarão na navegação do usuário pelo site. Para um projeto como este é imprescindível o apelo visual do produto. Além disso recomenda-se que para atrair mais clientes e aos atuais estimular mais vendas, passar dicas de moda e artigos da área através de uma área de blog, por exemplo.

Case de sucesso Yogh: Loja Virtual em WordPress da empresa Cursos Guru:

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Neste projeto além da estrutura básica de loja virtual, com produtos organizados em categorias, recurso de busca, área de cliente e processo de compra, foram implementados ainda os seguintes itens:

  • Integração direta com o cálculo de frete dos Correios, garantindo que o valor informado ao usuários esteja atualizado e que apareçam as formas disponíveis de envio para sua região;
  • Recurso para montar o pacote de produtos e obter descontos;
  • Sistema de atendimento por chat online;
  • Integração com Pagseguro como meio de pagamento;
  • Páginas institucionais tais como: fale conosco, FAQ (perguntas frequentes), sobre;
  • Produtos a venda por download;

Abaixo você confere a Home do site:

E-commer em WordPress

De modo geral, todos os exemplos apresentados acima têm a necessidade final de vender, mas a conversão final em vendas só existirá com um bom projeto de planejamento e usabilidade do site. Isto é possível com a total personalização do projeto, que a Yogh oferece para as empresas.

A Yogh trabalha com plugins próprios e facilmente adaptáveis, que assim oferecem flexibilidade maior de customizações para cada de acordo com as necessidades de cada cliente. Também permite que futuramente sejam acrescentados novos recursos e funcionalidades.

Quer ter uma loja em WordPress personalizada? Liste suas necessidades de aprimoramento ou ainda para criação de um novo projeto e nos contate.

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